quinta-feira, 2 de maio de 2019

JOHN E YOKO: SÓ O CÉU COMO TESTEMUNHA


"John & Yoko: Above Us Only Sky" é o nome de um novo documentário que utiliza arquivos inéditos do casal, para transmitir a história não contada por trás de sua música clássica "Imagine" e o álbum de mesmo nome. O filme foi encomendado pela emissora britânica Channel 4 e foi ao ar no final de 2018. Os produtores da Eagle Rock garantiram áudio inédito, incluindo uma primeira demo de “Imagine”, bem como entrevistas com Lennon e imagens mostrarão ele e Yoko trabalhando juntos na música.
“John e Yoko: Só o céu como testemunha” oferece um vislumbre de Lennon em seu trabalho / studio / home, interagindo não só com sua esposa, mas em sessões de gravação com o colega George Harrison, o guitarrista Eric Clapton e o produtor Phil Spector. Grande parte do documentário se concentra no romance entre Lennon e Ono, embora reconhecendo a resposta viciosa e muitas vezes intolerante provocada pela percepção de que ela "quebrou" o Fab Four. Há também um forte senso do idealismo que informou o trabalho solo de Lennon e suas incursões na política, que como detalhado, inclui a decisão de devolver sua MBE para a Rainha como uma forma de protesto. Separadamente, o especial contém uma ilustração inquietante dos fardos da fama, como Lennon pacientemente e calmamente lida com um fã obsessivo que apareceu sem aviso prévio em sua casa. A certa altura, Lennon fala sobre gravar a música "So This is Christmas" como algo que "durará para sempre", mas os amigos notam que ao gravar "Imagine" ele não reconheceu plenamente seu significado duradouro, que o ativista Tariq Ali descreveu como "um manifesto utópico para um movimento progressista". Embora "John e Yoko" se concentrem um pouco em um momento muito específico no tempo, o doc fornece um retrato vívido de Lennon, Ono e o que os uniu, criando um lembrete pungente do que eles realizaram, bem como o que foi perdido.
O vencedor do Emmy e indicado ao Oscar, Michael Epstein dirigiu o filme. "A mensagem de 'Imagine' é tão poderosa hoje quanto foi quando John e Yoko a escreveram há quase cinquenta anos. Eu vejo o mundo superado pelo ódio e engajado em guerras aparentemente sem fim, e sinto muita falta da voz de John. Nós precisamos dele agora mais do que nunca. E é isso que esperamos fazer com "Above Us Only Sky", mostrar como a mensagem de paz e amor de John e Yoko ainda é importante",disse Epstein. Como o filho Julian Lennon coloca, o fascínio de "Imagine" era "Todos nós realmente queremos o que ele está cantando". É um pensamento que assume uma dimensão mais preocupante, contemplando como este defensor da paz morreu em um ato de violência aos 40 anos, extinguindo todo aquele brilhantismo e paixão com tanto céu acima dele, e tanta vida à sua frente. “John e Yoko: Só o céu como testemunha” estreou ontem (1/05) na NETFLIX.

6 comentários:

Edu disse...

Sempre muito bom ver imagens inéditas de Lennon. Importante não confundir com outro documentário também sobre o mesmo álbum: "GIMME SOME TRUTH - The Making Of Imagine Album".

MARCIO ANDRADE PEREIRA disse...

Muito bom esse documentário.
Ajudou a rever a imagem que tinha da Yoko.

ssalvess disse...

Postagem excelente, Parabéns, Edu!

Edu disse...

Valeu! Apareça mais vezes.

Leonardo Polaro disse...

Não tenho Netflix e estou doido pra ver....

Edu disse...

Neste link, vc pode assistir: https://megafilmesshd.com/john-e-yoko-so-o-ceu-como-testemunha-legendado-online/