quarta-feira, 15 de maio de 2019

BYE BYE, DORIS DAY - 1922 / 2019


Doris Day, atriz e cantora americana, morreu aos 97 anos. Ela morreu na manhã de segunda-feira (13) em sua casa em Carmel Valley, no estado da Califórnia. Estava cercada por amigos e família. Doris Mary Ann Kappelhoff nasceu em 1922 na cidade americana de Cincinnati, filha de um professor de música e uma dona de casa. Ela atuou em filmes famosos nos anos 50 e 60, como "Ama-me ou esquece-me" (1955), "Volta meu amor" (1961) e "Confidências à Meia-noite" (1959), pelo qual foi indicada ao Oscar. Em 1989, ganhou o prêmio especial do Globo de Ouro, chamado Cecil B. DeMille, pela sua carreira. Também venceu três vezes o Globo de Ouro, na categoria atriz favorita do cinema mundial. Em 2004, foi condecorada pelo então presidente americano George W. Bush com a Medalha Presidencial da Liberdade, a honraria civil mais importante dos EUACom sorriso, simpatia e cabelos loiros, a atriz foi estrela de sucessos de bilheteria. Começou em uma rádio de sua cidade, ganhou espaço em uma boate local e se mudou para Nova York. Em 1945, lançou seu primeiro hit, "Sentimental Journey". Depois, vieram sucessos como "Everybody Loves a Lover" e "Secret Love". Gravou também para trilhas como a de "O Homem que Sabia Demais" (1956), filme dirigido por Alfred Hitchcock. A música era "Whatever Will Be, Will Be (Que Será, Será)"Doris Day era considera pelos críticos de cinema da época como uma versão alternativa (e um pouco mais "inocente") de Marilyn Monroe. Em 1976, lançou uma biografia chamada "Doris Day: Sua própria história". No livro, contou com detalhes os problemas de dinheiro que teve, após três fins de casamento. Ela contou ter perdido cerca de US$ 20 milhões de sua fortuna. Em 1974, ganhou US$ 22,8 milhões em um processo contra seu ex-empresário e advogado.“Eu tenho a infeliz reputação de ser a Virgem da América e tudo mais, então eu acho que vou chocar alguns ao dizer que acredito mesmo que duas pessoas não deveriam se casar antes de viverem juntas”, escreveu. Ela se casou pela quarta vez em 1976, com um empresário chamado Barry Comden. Após os 24 episódios do programa de TV "The Doris Day Show", entre 1966 e 1973, ela diminuiu o ritmo da carreira como atriz e cantora. Passou a se dedicar à proteção dos animais, com a criação de uma fundação.

Paul McCartney lembrou-se de sua amiga de longa data e amante de animais, Doris Day. A lendária cantora e atriz morreu segunda-feira aos 97 anos após contrair pneumonia. "Ela era uma verdadeira estrela em mais de uma maneira. Uma dessas formas foi como ativista de bem-estar animal ao longo da vida".  escreveu ele em seu site. A atriz-cantora foi considerada uma das primeiras defensoras dos serviços de proteção animal e seu amor por cachorros lhe rendeu o apelido de “A Apanhadora de Beverly Hills”. Ela fundou a Doris Day Pet Foundation em 1978. “Visitá-la em sua casa californiana era como ir a um santuário de animais onde seus muitos cães eram cuidados em estilo esplêndido. Ela tinha um coração de ouro e era uma mulher muito engraçada com quem eu compartilhava muitas risadas. Seus filmes como Calamity Jane, Move Over, Darling e muitos outros foram incríveis e sua atuação e canto sempre atingiram o alvo. Eu sentirei falta dela, mas sempre me lembrarei de seu sorriso cintilante e sua risada contagiante, bem como das muitas ótimas músicas e filmes que ela nos deu”Disse McCartney.

Na entrevista à Rolling Stone em 2016, o ex-Beatle citou Doris Day ao discutir o envelhecimento com David Fricke. “Doris Day, que eu conheço um pouquinho, uma vez me disse: 'A idade é uma ilusão'… Eu a lembrei disso recentemente - eu estava desejando a ela um feliz aniversário. As pessoas dizem que a idade é um número. É um número grande quanto mais você envelhece. Mas se isso não interferir, não vou me incomodar. Você pode ignorá-lo. Isto é o que eu faço".

DORIS DAY é citada na música "DIG IT" dos Beatles, do álbum "Let It Be", de 1970, como a gente confere logo aqui.

Nenhum comentário: