quarta-feira, 6 de novembro de 2019

ELETRIC LIGHT ORCHESTRA - MA-MA-MA BELLE**********


O rockenrollzão sinfônico "Ma-Ma-Ma Belle" é uma música composta por Jeff Lynne e gravada pela sua Electric Light Orchestra (ELO) em 1973 no álbum On the Third Day. A faixa básica foi originalmente gravada no AIR Studios, no Reino Unido, em abril de 1973, durante as sessões que também produziram "Showdown" e "Dreaming Of 4000". A música foi gravada com apenas duas tomadas e é incerto quando os vocais e as cordas foram gravados, embora seja muito possível que tenha sido no mesmo dia, em abril de 1973.
"Ma-Ma-Ma Belle" começou a ser trabalhada em março daquele ano em um formato muito rústico, usando apenas guitarra e vocais de Jeff Lynne e Richard Tandy que também estava no teclado. Um mês depois, a banda elaborou o arranjo e ensaiou o suficiente para fazê-la em duas tomadas no estúdio. Os primeiros títulos de trabalho eram “Auntie” (Auntie Bollocks - uma piada interna) e “My Woman”. Marc Bolan, do T. Rex, esteve presente e tocou em várias faixas da Eletric, incluindo Ma-Ma-Ma Belle. Ele e Jeff Lynne fazem as guitarras juntos.
A letra e o significado do nome "Ma-Ma-Ma Belle" nunca ficaram totalmente claros. O nome parece ser o de uma garota quando Lynne está cantando para ela (Você não pode me ouvir, Ma-Ma-Ma Belle ...). É um nome incomum, que pode ser provavelmente inspirado na música dos Beatles de 1965, “Michelle” (Michelle, ma belle), com Lynne apenas estendendo o nome. Em várias entrevistas, quando se refere à música, ele às vezes se refere com o nome abreviado de "Ma Belle". Aparentemente, a letra parece ser sobre seu amor pelo personagem-título da música, dizendo o quanto ele quer pegá-la e fazê-la dele. Embora não seja totalmente aberto, ao se aprofundar na música, parece ser um cafetão a uma prostituta, com o cantor sendo o cafetão e Ma Belle a prostituta que se voltou contra ele. Ele diz que "tem um bom amor esperando por você", ele se refere a ter "três ou quatro bebês" disponíveis e ele está na "esquina da avenida", o que implicaria que ele é o cafetão tentando vender as prostitutas na esquina. Na segunda parte, ele está na prisão quando agora deve "cumprir sua pena" e "continuar com sua carga pesada". Durante a maior parte da música, ele canta sobre pegá-la. Apesar de tudo, ele também a ama, como mostrado na estrofe seguinte, embora "colocar você no canto para que eu possa mantê-la" possa implicar algo mais sinistro como a possibilidade dela já estar morta. Tudo isso, deve-se lembrar, está sujeito à interpretações das mais diversas.
O riff principal de Ma-Ma-Ma Belle tem uma notável semelhança em partes com a música do Mott the Hoople, “Jerkin 'Crocus”, de seu álbum de 1972, All The Young Dudes (confira aqui). As introduções das duas músicas, bem como parte do refrão de Jerkin 'Crocus e um verso de Ma-Ma-Ma Belle são semelhantes. Nenhuma outra parte das duas músicas é comparável, mas são notavelmente próximas. Isso em nada diminui o brilho de Ma Belle, essa fantástica gravação da Orquestra da Luz Elétrica!

5 comentários:

Edu disse...

Acho que se tivesse que fazer uma lista com os 10 rockões que mais ouvi na vida, "Ma Belle" com certeza estaria entre eles!

Eliana Valette disse...

Podia ter colocado a letra, não acha?

Edu disse...

Acho.

Tadeu Cavalcanti disse...

Edu: Jeff Lynne é meu artista preferido. Adoro a ELO original e Ma Belle é uma das que mais gosto! Não faz ideia do quanto melhorou meu dia. Obrigadaço!!!

Edu disse...

Ôpa, valeu! Muito bom encontrar alguém que goste como eu! Volte mais vezes, Jeff Lynne anda sempre por aqui.