quarta-feira, 20 de novembro de 2019

THE BEATLES - NOWHERE MAN - SENSACIONAL!!!**********


No final de 1965, os Beatles estavam sob pressão para finalizarem o novo álbum a tempo de ser lançado para o natal e ainda fariam mais uma excursão (a última) pelo Reino Unido. John Lennon estava preocupado. Além de não ter nenhuma ideia para uma nova música, Paul McCartney – a outra metade da “dupla do século” estava impossível. Até George Harrison estava conseguindo.
Depois de se esforçar sem êxito para criar algo novo, Lennon foi embora cansado e se sentindo mal. Procurou relaxar, olhar para dentro de si mesmo e tentar enxergar as coisas como realmente estavam, e aos poucos, a música começou a surgir para ele quase completa. Ele criou uma canção que falava dele mesmo, durante uma crise (não rara) de autoconfiança. Assim como fez em “Help!”, "Nowhere Man" era sobre a falta de amor-próprio e provavelmente sobre a sua sensação de aprisionamento em um casamento infeliz e viver em um subúrbio (Kenwood, em Weybridge, no Surrey – região nobre e afastada de Londres). Ele não é um pouco como eu e você?
"Nowhere Man" é a quarta música do sensacional Rubber Soul, lançado pelos Beatles em 3 de dezembro de 1965. Aparece no álbum em seguida de “You Won’t See Me” e antes de “Think For Youself”. Também foi lançada como single nos Estados Unidos em 21 de fevereiro de 1966, tendo “What Goes on” como lado B.

"Nowhere Man" pode ser considerada a primeira canção dos Beatles que não é sobre o amor. Ela marca o começo das reflexões mais abertamente filosóficas de John Lennon.
Quando "Nowhere Man" foi lançada, alguns acharam que a canção seria sobre alguém específico (Julia Phillips, em seu livro-denúncia sobre Hollywood Youll Never Eat Lunch in This Town Again, especula que o alvo seja um empreendedor chamado Michael Brown) ou um arquetípico membro da sociedade “careta” cuja vida parece desprovida de um rumo.
Lennon disse ser ele próprio o “homem de lugar nenhum”, e que havia sido levado até ali pelo desespero depois de passar mais de cinco horas tentando compor com afinco, mas sentindo que não iria conseguir terminar mais uma música para o álbum. “Eu já havia parado de tentar pensar em alguma coisa. Não saía nada. Eu estava frustrado, tinha ido deitar. Tinha desistido. Aí pensei em mim como “o homem de lugar nenhum, sentado em sua terra de lugar nenhum, fazendo seus planos por ninguém”. John Lennon.
“O Homem de Lugar Nenhum tem potencial — diz-se que é ele quem comanda o mundo —, mas a sua percepção é limitada. Ele só enxerga o que quer enxergar. Só pode ser salvo se a sua mente se expandir. Este é um tema explorado também em outras canções do período, como “The Word” e “Rain”, e se tornaria central à perspectiva dos Beatles”. Steve Turner.
A primeira ideia era uma gravação só com os vocais, sem nenhum instrumento. Em estéreo, as vozes ficaram num canal e os instrumentos no outro. "Nowhere Man" foi gravada nos dias 21 e 22 de outubro de 1965. Rubber Soul foi lançado no dia 3 de dezembro daquele ano. Foi produzida por George Martin, com Norman Smith como assistente. Os Beatles estão em seus instrumentos habituais: John Lennon faz o espetacular vocal com a voz dobrada, toca violão e guitarra; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; George Harrison também faz backing vocals e toca guitarra e Ringo Starr toca sua bateria.
"Nowhere Man" aparece somente no álbum Rubber Soul e em Yellow Submarine Songtrack, lançado em 13 de setembro de 1999. No filme Yellow Submarine, "Nowhere Man" aparece na estranha e simpática figura de Jeremy.

Nenhum comentário: