sexta-feira, 22 de novembro de 2019

THE BEATLES - THE WORD - SENSACIONAL!*****


Gravada dois anos depois de “She Loves You” (julho de 1963) e dois anos antes de “All You Need is Love” (junho de 1967), The Word (Lennon) - sexta música do fantástico Rubber Soul, onde aparece depois de “Think For Yourself” (Harrison) e antes de “Michelle” (McCartney), marca a transição entre o amor menino-menina da Beatlemania e o amor de paz e harmonia da era hippie que estava começando.
Muito mais do que uma canção de amor dos Beatles, "The Word" na verdade estava cheia de pistas que indicavam uma direção em outro rumo. O amor que John cantava oferecia “liberdade” e “luz”. Chegava mesmo a oferecer “o caminho”. Talvez ele pensasse em “The Word” no sentido evangélico de “pregar a palavra”.
O que poderia ter levado os Beatles a se voltarem para essas metáforas religiosas? Pode ter sido a maconha, todos aqueles baseados, ou o LSD, que pode levar a visões religiosas ou espirituais. Em seu estudo “The Varieties Of Psychedelic Experience”, Robert Masters e Jean Houston afirmavam que o LSD não apenas produzia experiências de natureza religiosa, mas também dava às pessoas a ideia de que "um amor universal ou fraternal é possível e constitui a melhor chance do homem, se não a única". 
Foi por essa razão que “amor” se tornou uma palavra tão usada dentro da cultura das drogas nos anos 1960 e Lennon tinha sido um dos primeiros compositores a captar essa tendência. Mais tarde, ele se lembraria da canção como uma das primeiras dos Beatles “com mensagem”, quando o grupo começava a explorar o papel de líderes culturais, de quem se esperava respostas para perguntas de caráter social e espiritual.

A palavra “amor” aparece 613 vezes nas músicas dos Beatles. Agora com músicas que traziam mensagens, os Beatles começavam a exercer a função do grupo como líderes culturais de quem se esperava respostas para perguntas de caráter social e espiritual. Paul McCartney disse: “Essa podia ser uma canção do Exército da Salvação. ‘A palavra é o amor.’ Mas podia ser Jesus (não era, veja bem, mas podia ser)... é tão mais original do que as nossas músicas antigas, tão menos óbvia... ‘Dê ao mundo a chance de dizer/ que a palavra é o caminho.’ E aí entra o órgão, igualzinho ao Exército da Salvação”.
A geração hippie ainda não tinha se definido, a palavra “hippie” ainda não tinha se difundido e o Verão do Amor ainda não tinha começado, mas nesta música de 1965, os Beatles prenunciavam o que viria, aquilo com que toda uma geração seria associada - Amor e Paz, mais drogas. Foi a primeira música realmente com mensagem dos Beatles, embora na época, isso parecesse mais escapar ou vazar que ser algo deliberado. 
Lennon diria mais tarde: 
“É a fase da maconha. Paz e amor, cara, é disso que se trata. Amor e paz. A palavra é ‘amor’, certo?”

Steve Turner diz no seu mais recente livro 'Beatles 1966': “John era naturalmente introspectivo, embora não fizesse muito tem­po que tivesse começado a usar a autocrítica como estímulo para com­por suas músicas. “Nowhere Man” questionava o propósito da vida; “In My Life” explorava a perda, a decadência e a mudança; e “The Word”, a que ele mais tarde se referiria como sua primeira música “com uma mensagem”, era um sermão veemente em defesa do poder libertador do amor, cheio de referências bíblicas como “no início” (in the begining), “a luz” (the light), “o caminho” (the way) e “a palavra” (the word) (todas po­dem ser encontradas, aliás, no Evangelho de João).
“The Word” é principalmente de John, mas ele e Paul terminaram juntos em Kenwood. Como convinha, quando terminaram de compor "a palavra", enrolaram baseados, acenderam e escreveram uma partitura com desenhos psicodélicos feitos com aquarela e canetas hidrográficas, produzindo pela primeira vez um manuscrito ilustrado. A caligrafia é de Paul e a página foi adornada com árvores e formas abstratas. As letras estão bem nítidas, considerando- se que eles estavam alterados. A página com a letra e os desenhos, John deu depois ao compositor John Cage quando este fez 50 anos. Ela foi publicada no livro de Cage "Notations"
“The Word” foi gravada em 10 de novembro de 1965. Rubber Soul foi lançado no dia 3 de dezembro. John Lennon como sempre, arrasa nos vocais e toca guitarra; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo e piano; George Harrison faz backing vocals e toca a guitarra solo; Ringo Starr toca sua bateria e também maracas e George Martin faz o solo de harmônio. “The Word”, claro, foi produzida por George Martin tendo Norman Smith como engenheiro de som. Além de Rubber Soul, aparece também no álbum “Love”, lançado em 20 novembro de 2006, num amálgama com “Drive My Car” e “What You’re Doing”.

Para terminar a gente confere agora um remix divertido de "The Word", postado no You Tube por alguém chamado bongodogdesigns usando imagens dos filmes Yellow Submarine e Help!
Gostou? Diga nos comentários. Não gostou? Diga também. A próxima faixa a aparecer aqui do fantástico Rubber Soul é "Michelle", de Paul, que encerra o lado 1. Valeu, até lá!

Nenhum comentário: