quinta-feira, 14 de novembro de 2019

THE BEATLES - "1" - SENSACIONAL!


O álbum “1” foi lançado nos dias 13 e 14 de novembro de 2000 no Reino Unido e nos Estados Unidos respectivamente. Embora possa parecer surpreendente, “1” foi a primeira coletânea dos Beatles a ser lançada desde 20 Greatest Hits, 18 anos antes, e a primeira a ser lançada em CD. A ideia era simples: reunir todos os sucessos número 1 da banda na Inglaterra e nos EUA. Apesar de a maioria dos compactos haver chegado ao topo de ambas as paradas de sucessos, a primeira e a última músicas do álbum reforçam que isso nem sempre aconteceu. “Love Me Do” chegou apenas à 17ª posição quando lançada no Reino Unido em 1962, mas quando foi lançada nos EUA em 1964, a banda era tão popular que garantia que a música emplacasse no topo, o que de fato aconteceu. Por outro lado, a última número 1 dos Beatles nas paradas americanas – “The Long And Widing Road” – nem ao menos foi lançada no Reino Unido como singleOs críticos e os fãs adoraram. Alguns lamentaram a falta do clássico single Strawberry Fields Forever, considerado um dos picos criativos do grupo. O mesmo com o segundo single dos Beatles, Please Please Me, que é popularmente reconhecida como "seu primeiro número um", mas, na verdade, só chegou ao topo em três listas britânicas de sucesso, mas nunca na lista da Record Retailer, que é considerada "oficial".

Na versão em vinil, o álbum incluía os quatro famosos retratos do grupo feitos pelo fotógrafo Richard Avedon e um poster de 61 x 91,5 cm com as fotos das capas de 126 compactos, enquanto o CD vinha acompanhado de um encarte de 32 páginas com prefácio de George Martin e uma página contendo imagens das capas de cada um dos compactos.
A coletânea acabou se tornando o álbum de maiores sucessos mais vendido de todos os tempos. Até então, nenhuma coletânea dos Beatles chegara à primeira posição, nem mesmo os álbuns Vermelho e Azul, mas “1” chegou ao topo das paradas tão logo foi lançado. Na primeira semana, o álbum vendeu mais de 300 mil cópias no Reino Unido (60 mil no dia do lançamento), e ao final da segunda, mais de 500 mil cópias já haviam sido vendidas. A coletânea ficou mais de um ano na lista dos álbuns mais vendidos e ocupou a primeira posição por nove semanas seguidas.

O desempenho nos EUA foi ainda mais impressionante. O álbum vendeu mais de meio milhão na semana do lançamento, 5 milhões até o final do primeiro mês no mercado e 8 milhões em menos de um ano. A Billboard o elegeu Álbum do Ano e ofereceu aos Beatles o prêmio de Banda do Ano em 2001, apesar de eles haverem se separado mais de 30 anos antes! Mundialmente, o álbum emplacou nas paradas de 34 países e vendeu fabulosos 23 milhões de cópias nos dois meses seguintes ao lançamento. 1 foi um sucesso comercial e liderou as paradas em todo o mundo. 1 é o quarto álbum mais vendido nos EUA desde que a Nielsen SoundScan começou a rastrear as vendas de álbuns nos EUA em janeiro de 1991 e o álbum mais vendido da década (2000 a 2009) nos EUA  e o álbum mais vendido da década em todo o mundo. 1 foi remasterizado e reeditado em setembro de 2011 novamente em várias edições de luxo diferentes e em novembro de 2015, o mais completo dos quais é um conjunto de três discos intitulado 1+ , que inclui DVDs com os vídeos de todas as músicas com uma qualidade que nunca se viu antes. A partir de junho de 2015, 1 é o sexto álbum mais vendido do século XXI, tendo vendido mais de 3,1 milhões de cópias.

Nenhum comentário: