quarta-feira, 27 de novembro de 2019

THE BEATLES - GIRL - SENSACIONAL!**********


Será que alguém vai ouvir minha história, sobre a garota que veio para ficar? Quando perguntaram para John Lennon na época em que Rubber Soul foi lançado - “quem era a garota em "Girl?” - ele respondeu que era uma figura de sonho, uma mulher ideal que ainda não tinha aparecido em sua vida. "Eu sempre tinha esse sonho de que uma mulher específica entrava na minha vida. Eu sabia que não seria alguém que compra os discos dos Beatles. Eu esperava uma mulher que pudesse me dar o que obtenho intelectualmente de um homem. Queria alguém com quem pudesse ser eu mesmo", ele declarou. Revendo esta frase tempos depois de modo isolado, não há como não pensar em Yoko Ono, que ele ainda nem conhecia nessa época. Só isso, já parece meio mágico. Mas ainda é somente o primeiro verso.

No entanto, apesar de todo esse floreio, a garota da canção parece longe do seu ideal. Ela não tem coração, é convencida e o humilha. Talvez existam duas garotas em “Girl”: a garota dos sonhos, na primeira metade, em quem ele parece ser quase viciado, e a garota do pesadelo, na segunda, que o ridiculariza.
O máximo que Lennon falou sobre a música, entretanto, não tinha a ver com imagens femininas, e sim com sua imagem da igreja cristã. Em 1970, ele disse à Rolling Stone que o verso em que pergunta se ela aprendeu que a dor leva ao prazer e que um homem deve se esforçar para ganhar seu lazer era uma referência ao "conceito cristão/católico". Ele prossegue: "Eu estava... tentando dizer alguma coisa sobre o cristianismo, ao qual eu me opunha na época".
É possível que John Lennon estivesse pensando no relato bíblico do Gênesis sobre os efeitos da desobediência de Adão e Eva, em que é dito a Eva que "com dor terás filhos" e a Adão que "maldita é a terra por causa de ti; com dor come­rás dela todos os dias da tua vida". O cristianismo, em especial Jesus Cristo, parecia incomodar Lennon (ele ainda não tinha dito a famosa frase sobre Jesus). Na época da composição de "Girl", Lennon estava devorando livros sobre religião, um tema que o preocuparia até sua morte.
“Girl” é a 2ª faixa do lado 2 do fantástico Rubber Soul, depois de “What Goes On” e antes de “I’m Looking Through You”. Foi composta principalmente por John Lennon, é creditada a Lennon e McCartney (claro!) e tem duração de 2:33 minutos. Foi a última música gravada para Rubber Soul no dia 11 de novembro de 1965. Começaram de tarde e finalizaram de noite.
Uma das características marcantes são as respirações profundas durante o refrão. Para alguns sabichões, isso poderia simbolizar respirações durante o consumo da maconha ou inalações no uso de cocaína. Ai, ai. Assim como todas as faixas do álbum, foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro de som. John Lennon canta e toca violão; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; George Harrison faz backing vocals, toca a guitarra acústica principal e bouzouki*; e Ringo toca sua bateria.
*O bouzouki é um instrumento de cordas da família do alaúde. Muito popular na música tradicional grega, seu nome é derivado da palavra turca buzuk.


Além de Rubber Soul, “Girl” aparece também no álbum “Love” (iTunes bonus track). Em 8 de fevereiro de 2011, o álbum “Love” foi colocado à venda na iTunes Store da Apple e foram disponibilizadas duas faixas bônus: "Girl" e "The Fool On The Hill". O remix de “Girl” foi o menos aventureiro dos dois, mas contou com violão de “And I Love Her” e bateria de “Being For The Benefit Of Mr Kite”.

Como em todo o álbum, os Beatles buscavam incansavelmente por novas cores e novos sons. O uso do bouzouki pode ter sido influenciado pelo single "Zorba's Dance", de Marcello Minerbi, da trilha sonora de “Zorba, o Grego”. Os vocais ao fundo imitavam o refrão "Ia Ia Ia Ia" dos Beach Boys em "You're So Good To Me" (julho de 1965), mas meio que de brincadeira eles cantaram "tit tit tit tit" no estúdio em vez de "dit dit dit dit". Esses empréstimos mostram que os Beatles eram tão influen­ciados pela música das paradas quanto por lados B raros e pelo rhythm and blues dos anos 1950.
A próxima faixa do fantástico Rubber Soul (não canso de dizer isso!) é "I’m Looking Through You" que apareceu aqui há pouco tempo, no dia 30 de julho de 2019 e agora volta reeditada e atualizada. Só para terminar: no Brasil, "Girl" virou "Meu Bem" - versão de Ronnie Von em 1966 e que chegou ao topo das paradas. A gente confere aí logo abaixo. Valeu!

4 comentários:

Ivan Silva disse...

Eu imaginava que a garota dessa linda canção seria aquela que nos deixa bobos, e que nos leva aos céus para logo depois nos jogar no chão...

Edu disse...

Mas é, não é? Valeu Ivan. Volte mais vezes!

easepol disse...

Sensacional Edu. Nem conhecia esse "bouzouki". Essa música é linda.

Edu disse...

Hey... fazia tempos que você não aparecia aqui... volte mais vezes. Quase todo dia só tem coisa legal!