terça-feira, 19 de novembro de 2019

THE BEATLES - YOU WON'T SEE ME - SENSACIONAL!*****


Em 1965, a jovem Jane Asher era atriz, linda, estava na flor da idade e chovia trabalho para ela. Era totalmente independente e auto-suficiente. Quem não gostava nada disso era seu namorado, um certo Paul McCartney - o Beatle - um dos maiores popstars do planeta que, por comodidade, ainda morava de favor na casa dos pais dela."You Won't See Me" é a terceira música do lado 1 do fantástico Rubber Soul, lançado pelos Beatles em 3 de dezembro de 1965. Aparece entre duas pauladas de Lennon: "Norwegian Wood" e "Nowhere Man". Foi composta por por Paul McCartney e creditada a Lennon e McCartney. Assim como em "We Can Work It Out" e "I'm Looking Through You" do mesmo período, a letra trata do relacionamento conturbado de McCartney com Jane Asher e seu desejo de seguir sua carreira como atriz de teatro e cinema. Os Beatles gravaram a música durante o que o autor Mark Lewisohn descreve como uma sessão de gravação final da "maratona" de Rubber Soul, para garantir o lançamento do álbum antes do Natal.
“You Wont See Me” foi outra música que McCartney compôs sobre a crise no namoro com Jane Asher. A essa altura, ele sofria com a falta de telefonemas e outras formas de rejeição. A decepção no amor o projetou a um novo patamar como compositor, pois agora ele se via numa posição vulnerável. McCartney nunca enxergara a vida por essa perspectiva. Passara por ‘Beatles for Sale’ e ‘Help!’ inventando situações para suas canções românticas; agora, talvez pela primeira vez, escrevia com o coração.Jane Asher era quatro anos mais nova que ele. Ela se aproximava dos vinte anos e não estava mais disposta a seguir os desejos do namorado machista e ciumento que queria que ela ficasse em casa e colocasse os interesses dele em primeiro lugar. Em novembro de 1965, enquanto os Beatles estavam gravando Rubber Soul em Londres, ela aceitou um convite para atuar em uma peça no teatro Bristol Old Vic. Após uma discussão acalorada, o casal terminou brevemente o relacionamento. Quando ele tentou telefonar para ela em Bristol, Asher não deu a mínima.
Paul McCartney vivia na casa da família Asher, na Wimpole Street, no centro de Londres desde 1963. Ele se lembra de ter escrito a música na sala de música da família. Disse que a composição se originou de uma progressão de duas notas que tinha nas duas primeiras cordas do violão, que ele desenvolveu tocando semitons descendentes enquanto deixava a corda superior. Sua inspiração para a composição foi "It's the Same Old Song" dos Four Tops, que foi sucesso no Reino Unido no final de 1965.
Durante esse período, McCartney também compôs "We Can Work It Out" e "I'm Looking Through You" também sobre o relacionamento com Jane Asher. O tom mais cortante de suas letras marcou uma mudança em relação às suas canções de amor típicas. Na interpretação do autor Howard Sounes, "You Won't See Me" apresenta McCartney como "amargo" e "o namorado ciumento". McCartney disse mais tarde sobre a abordagem da banda para escrever músicas no Rubber Soul: "Tivemos nosso período fofo e agora era hora de expandir".
Os Beatles gravaram "You Won't See Me" durante o último dia de gravação de Rubber Soul - uma sessão que durou a noite inteira, que começou às 18h do dia 11 de novembro de 1965. O prazo para a conclusão do álbum estava encerrado, e a banda precisava gravar três músicas naquela noite, além de terminar o trabalho em "I'm Looking Through You". Como resultado, eles cortaram a música em apenas duas tomadas. Com 3:22 minutos, "You Won't See Me" era a faixa mais longa que os Beatles haviam gravado até então.
Embora o álbum tenha sido um sucesso comercial imediato, alguns críticos do Reino Unido não estavam preparados para a progressão artística que os Beatles haviam feito em seus arranjos musicais e como letristas. Em sua crítica para o Record Mirror, Richard Green escreveu: "É possível dizer que Lennon e McCartney são a grande dupla de compositores da época e que as performances dos Beatles são perfeitas, mas este LP não pode apoiar essa afirmação". Ele incluiu "You Won't See Me" entre as faixas que eram mais "chatas e comuns", com "nenhuma das antigas excitações e compulsões dos Beatles sobre elas". O Melody Maker disse que o som da banda se tornou "um pouco moderado" e que músicas como "You Won't See Me" e "Nowhere Man" eram "quase eram monótonas - um estilo que não é ‘Beatle’, se é que houve algum". Por outro lado, o KRLA Beat, considerou o álbum "inacreditavelmente sensacional" e descreveu "You Won't See Me" como "Um dos maiores arranjos e combinações de melodias dos Beatles ... e uma dos melhores faixas no disco".
"You Won't See Me" foi gravada na noite do dia 11 de novembro de 1965, foi produzida por George Martin que teve como engenheiro de som Norman Smith. Paul McCartney faz o vocal principal com a voz duplicada, toca baixo e piano; John Lennon faz backing vocals e toca pandeiro; George Harrison - faz backing vocals e toca guitarra; Ringo Starr toca bateria e faz o chimbal; Mal Evans toca apenas uma nota no órgão Hammond (mas é creditado na capa). "You Won't See Me" só aparece em Rubber Soul. A próxima faixa desse disco fantástico é mais um clássico de John Lennon: a cultuada “Nowhere Man”. Aguardem, prometo que não demoro. Valeu!

Um comentário:

Dani disse...

Hahahahahah!! Jane Asher me representa...