quinta-feira, 21 de novembro de 2019

KENWOOD – CASA DE JOHN LENNON – 1964/1968*****


Kenwood é uma casa na propriedade St. George's Hill, Weybridge, Surrey, Inglaterra. Originalmente chamada de Brown House, foi projetada pelo arquiteto T. A. Allen e construída em 1913 pela Love & Sons, empresa de construção local. A propriedade foi construída em torno do Weybridge Golf Club, projetado em 1912 por Harry Colt.
John Lennon comprou Kenwood por £ 20.000 (equivalente a £ 398.100 em 2019) em 15 de julho de 1964, a conselho dos contadores dos Beatles, Dr. Walter Strach e James Isherwood. Lennon foi residente do verão de 1964 até o final da primavera de 1968. Exceto Paul McCartney, que vivia em Londres (na casa dos Asher), os outros três Beatles eram praticamente vizinhos. Kenwood fica perto de Sunny Heights, a antiga casa de Ringo Starr, e a uma curta distância de Kinfauns, a antiga casa de George Harrison em Esher.
Quando John Lennon comprou a casa em julho de 1964, Cliff Richard e Tom Jones também já haviam comprado casas na propriedade St. George's Hill. Embora supostamente não gostasse de Kenwood (descrevendo-a como uma "parada" a caminho de algo melhor), Lennon gastou 40.000 libras (em dinheiro para despesas ordinárias equivalentes a 796.000 libras em 2018) em reformas, reduzindo seus 22 quartos para 17, ajardinando a propriedade e construindo uma piscina externa.
Grande parte da decoração inicial foi deixada para o designer de interiores Kenneth Partridge, a quem Lennon empregou depois de ficar impressionado com seu trabalho de design em uma festa luxuosa realizada pelo gerente dos Beatles, Brian Epstein, para comemorar a partida dos Beatles em sua primeira turnê pelos Estados Unidos. No entanto, quando Partridge concluiu seu trabalho, Lennon e sua esposa Cynthia imediatamente fizeram uma série de alterações adicionais que refletiram melhor seu gosto. A mãe de Cynthia recebeu permissão para encher as prateleiras da casa com antiguidades e livros de antiquários, e uma pesada porta deslizante de madeira foi instalada na entrada do portão para impedir a entrada de fãs.

Kenwood tem três andares: no térreo, durante o período de Lennon, a porta da frente se abria para um hall de entrada, onde Lennon colocou uma armadura e uma roupa de gorila. Do outro lado do corredor, havia uma grande sala de estar, com tapetes pretos, dois sofás de seis metros e uma lareira de mármore. À esquerda do corredor havia um banheiro e, pela sala, havia uma sala de jantar, onde papel de parede de veludo roxo foi colocado. Ao lado da sala de jantar, nos fundos da casa, havia uma pequena marquise. Esta foi decorada com várias fotos, caricaturas e adesivos, como o do álbum de estreia Safe as Milk (1967), do capitão Beefheart & His Magic Band, e outro anunciando o Monterey Pop Festival. Fotos publicadas pelo The Beatles Book Monthly mostram as prateleiras da marquise cheia de artigos como uma grande cruz ornamentada, uma boneca do Mickey Mouse e um almofariz e pilão, supostamente usados ​​por Lennon para misturar várias combinações de cocaína, anfetamina, barbitúricos e LSD. Havia também um sofá sobre o qual Lennon passava grande parte do tempo. Este foi um presente de sua tia Elizabeth Smith (née Stanley), também conhecida como Tia Mimi. Atrás da marquise, havia a cozinha de dois andares, onde estavam instalados aparelhos de última geração, tão complexos que um tutor teve que ir e dar lições aos Lennon sobre seu uso.

Completando o térreo, havia um salão menor e uma grande garagem. A escada principal para os andares superiores ficava no hall de entrada. O quarto principal gigante apresentava uma enorme cama de casal, tapetes brancos e um banheiro completo com banheira de imersão, chuveiro, jacuzzi e lavatórios. Lennon queria que os quartos de hóspedes tivessem obras de arte de estudantes da Liverpool Art College. Em particular, dois quadros do falecido baixista dos Beatles Stuart Sutcliffe, pelo que Lennon descreveu como "razões sentimentais". No andar de cima, ficava o sótão, que Lennon dizia ser seu, pintando o teto de uma cor brilhante, depois mudando para outro quando a tinta acabou e instalando a maioria de seus equipamentos musicais lá. Em 1967, Lennon sugeriu um fundo espelhado para a piscina; sendo avisado de que isso não seria apenas impraticável e caro, mas potencialmente perigoso para os nadadores, ele se contentou com um grande mosaico de olhos colocado na lateral. O mosaico foi baseado no Olho do Conhecimento, que fazia parte dos ensinamentos do Maharishi Mahesh Yogi.
Lennon criou boa parte de suas composições no sótão, onde ele possuía vários gravadores Studer. Pouco foi feito com eles até que Paul McCartney os visitou e ajudou a reinstalá-los em sequência, para que pudessem ser feitos overdubs. Lennon pôde, assim, gravar suas próprias demos. No sótão também havia um mellotron, um órgão eletrônico, um piano, um amplificador Vox AC30 e dezenas de guitarras. Lennon também compunha em um piano vertical na marquise.
Em 1968, Cynthia saiu de férias para a Grécia, deixando Lennon em Kenwood com Pete Shotton. Depois de vários dias tomando LSD e fumando maconha, Lennon convocou uma reunião no escritório central dos Beatles para informar aos outros que ele sentia que era a reencarnação de Jesus Cristo. Mais tarde naquele dia, telefonou para Ono, cujo marido, Tony (Anthony Cox), estava em Paris a negócios, e a convidou para Kenwood. Shotton deixou os dois em paz, e Lennon e Ono (que também havia tomado LSD) foram para o sótão para ouvir suas gravações experimentais não-Beatles. Pelo resto da noite, os dois colaboraram no que se tornou o álbum Two Virgins e depois "fizeram amor ao amanhecer", segundo Lennon.

Resultado de imagem para two virgins - o baú do edu
Cynthia voltou cedo das férias e encontrou Lennon e Yoko Ono sentados de pernas cruzadas no chão e olhando fixamente nos olhos um do outro (Ono estava usando um dos roupões de banho de Cynthia). Em estado de choque, Cynthia então saiu para ficar com os amigos por alguns dias, embora Lennon e Cynthia tenham se reconciliado por um tempo após seu retorno a Kenwood. Foi durante o próximo feriado de Cynthia na Itália que Lennon e Ono finalmente entraram em um relacionamento permanente, e Lennon pediu o divórcio. Cynthia, junto com Julian e sua mãe, ainda voltou para Kenwood (já sem Lennon) no verão, onde Paul McCartney a visitou para oferecer seu apoio. A caminho de Kenwood, ele compôs "Hey Jude", que acabou se tornando o single mais vendido dos Beatles. Enquanto isso, Lennon e Ono ficaram sem endereço permanente por um tempo. Eles ficaram com McCartney em sua casa na Cavendish Avenue até Lennon descobrir uma nota depreciativa escrita por McCartney com Peter Brown e Neil Aspinall. Então John e Yoko Ono se mudarem para um apartamento alugado por Ringo Starr na 34 Montagu Square, Marylebone em Londres. Eles foram despejados deste apartamento pelo proprietário após uma invasão do esquadrão antidrogas em 18 de outubro de 1968, e então voltaram para Kenwood por um curto período de tempo, que havia sido desocupada por Cynthia. No ano novo, Ono e Lennon se mudaram para o Dorchester Hotel em Londres, deixando Kenwood pela última vez.
Como Lennon e Cynthia estavam se divorciando, ficou claro que Lennon não desejava ficar com Kenwood, e Cynthia não podia se dar ao luxo de mantê-la sozinha, por isso foi vendida em dezembro de 1968, por 40.000 libras (equivalente a 681.400 libras em 2019) para Bill Martin, escritor de canções como "Puppet on a String" e "Congratulations". Subsequentemente, Kenwood mudou de mãos várias vezes e foi submetida a importantes obras de reforma, de modo que o interior agora pouco se assemelha à casa em que Lennon morava. O exterior e o terreno ainda são reconhecíveis, embora a marquise tenha sido completamente reconstruída. Depois de ser exibido no Liverpool International Garden Festival em 1984, o mosaico psicodélico do olho foi mantido, redescoberto e restaurado por Tom Lorimer, técnico de laboratório da Universidade John Moores de Liverpool. O mosaico foi exibido no Museum of Liverpool Life. Itens do período Kenwood de Lennon também apareceram em leilão, incluindo toalhas e talheres, uma jarra de caviar e a mesa que ficava na marquise. Lennon guardou a placa da casa de Kenwood depois que ele partiu, mas a deu para Andy Eccles, jardineiro de Tittenhurst Park, em 1972. Em outubro de 2006, Kenwood voltou ao mercado, com um preço de £ 5,95 milhões, e foi vendida em janeiro de 2007 por £ 5,8 milhões. Em janeiro de 2013, Kenwood voltou novamente ao mercado por 15 milhões de libras.

Um comentário:

Edu disse...

AH, SE ESSA CASA FALASSE...