sábado, 23 de novembro de 2019

NORMAN "NORMAL" HURRICANE SMITH - BEATLES ENGINEER


Norman "Hurricane" Smith foi um músico inglês, produtor musical e engenheiro de som. Nasceu em 22 de fevereiro de 1923 em Edmonton, Middlesex, Inglaterra e serviu como piloto de planador da RAF (Royal Air Force) durante a Segunda Guerra Mundial. Após uma carreira malsucedida como músico de jazz, ingressou na EMI como aprendiz de engenheiro de som em 1959.
Smith foi o engenheiro em todas as gravações de estúdio dos Beatles até o outono de 1965, quando a EMI o promoveu de engenheiro para produtor. O último álbum dos Beatles que ele gravou foi Rubber Soul, e Smith projetou o som para quase 100 músicas dos Beatles no total. John Lennon apelidou Norman Smith de "Normal", que foi rapidamente adotado pelos outros Beatles. Lennon fez uma referência humorística à natureza muito apressada, imperturbável e amável de Smith. Enquanto trabalhava com os Beatles em junho de 1965, ele recebeu uma oferta de £ 15.000 pela editora de música da banda, Dick James Music, para comprar imediatamente uma música que ele havia escrito.

No início de 1967, Smith começou a trabalhar com um novo grupo, o Pink Floyd, produzindo seu primeiro, segundo e quarto álbum de estúdio: ‘The Piper at the Gates of Dawn’, ‘A Saucerful of Secrets’ e ‘Ummagumma’. Durante as sessões da música "Remember a Day", o baterista Nick Mason ficou nervoso por não conseguir encontrar a parte de bateria certa para a música. Smith, no entanto, sabia o que queria com a bateria, então ele mesmo fez o papel.
Em 1968, Smith produziu um dos primeiros álbuns conceituais de rock - S.F. Sorrow, quarto álbum da banda The Pretty Things. Também produziu as gravações iniciais da banda de rock progressivo Barclay James Harvest, incluindo seu álbum Once Again.
Em 1971, Norman Smith, adotou o pseudônimo de “Hurricane Smith”, e teve um sucesso que chegou ao posto número 2 no Reino Unido com "Don't Let It Die". Esta gravação era uma demo de uma música que ele havia escrito com a esperança de que John Lennon a gravasse. Quando ele tocou para o produtor musical Mickie Most, Most ficou impressionado o suficiente para dizer a ele para lançá-la como estava. Em 1972, ele desfrutou de um sucesso transatlântico com "Oh, Babe, What Would You Say?", que chegou ao número 1 da Cash Box e número 3 da Billboard. No Reino Unido, chegou ao 4º lugar no UK Singles Chart. Algumas gravações se seguiram, como "My Mother Was Her Name" (1972), "Beautiful Day, Beautiful Night" (1973) and "To Make You My Baby" (1974). No entanto, suas tentativas subsequentes de produzir gravações bem-sucedidas se mostraram ilusórias. Capitalizando seus esforços de gravação solo, Smith realizou duas turnês pelo então próspero circuito de cabaré no norte da Inglaterra, com banda e dançarinos. O último álbum que Smith fez para a EMI Records, foi Razzmahtazz Shall Inherit The Earth, lançado em 1973.
Norman Smith escreveu um livro de memórias intitulado “John Lennon Called Me Normal” que foi lançado em 16 de março de 2007 como uma edição limitada no The Fest For Beatles Fans em Secaucus, Nova Jersey. Lá, Smith apareceu e cantou "Oh, Babe". O livro contém fotos nunca antes publicadas, fatos históricos recém-revelados sobre os Beatles e o Pink Floyd no Abbey Road Studios, além de detalhes da vida de Smith como piloto de planador da RAF. Norman “Normal” Hurricane Smith morreu aos 85 anos em 3 de março de 2008 em East Sussex, Inglaterra.

Nenhum comentário: