sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

THE BEATLES - LONG TALL SALLY

Se existe uma música que os Beatles podiam tocá-la até com as mãos amarradas para trás, era "Long Tall Sally", a famosa cover de Little Richard que abalou meio mundo para os padrões caretas de 1957. "Long Tall Sally" é , literalmente uma paulada nas orelhas! Aula de Rock And Roll.O poderoso Hit foi criado por Robert Blackwell, Enotris Johnson e Richard Penniman (o próprio Little Richard – o capeta em forma de gente). A música foi originalmente gravada por ele em seu álbum de estreia “Here's Little Richard”, de 1957.
DOWNLOAD NOW!
Do outro lado do mundo, em Liverpool, o rock louco, acelerado e gritado de Little Richard chegava aos ouvidos de um jovem Paul McCartney. Ali, naquele momento, o mundo começou a mudar, de fato. Paul conheceu John e entrou para sua banda. Logo depois, praticamente já seriam Beatles. Em todas as apresentações, a performance que Paul McCartney fazia com "Long Tall Sally", impressionava todos, principalmente pelos berros do jovem Paul que pareciam ainda mais possantes que o original americano. A fama de McCartney como “o melhor Little Richard de Liverpool, cresceu rápido. "Long Tall Sally" era obrigatória em todos os shows. E se tornou “marca registrada de Paul”. Isso não agradava John Lennon, que também queria ter sua marca. Conseguiria depois, com “Twist And Shoult”, mas geralmente era “Long Tall Sally” que encerrava as apresentações deixando o público eufórico. E isso durou por anos, até 1965 quando acharam que a música já estava velha e fora de moda. Para substituir “Long Tall Sally” nos shows, viria outra bomba, outro rockão poderozíssimo, mas dessa vez, já de autoria do próprio intérprete: “o melhor Little Richard de Liverpool!”. Não é absurdo afirmar que os Beatles possivelmente, devem ter tocado “Long Tall Sally” talvez mais de 500 vezes em suas apresentações.
Uma curiosidade: no Brasil, o cantor Wilson Miranda gravou uma versão da canção com o título de "Bata Baby", possívelmente em 1960. Não conheço. Mas gostaria. Se alguém tiver, ou souber, a casa agradece. Abração!

5 comentários:

andrezbeatle disse...

Edu, "Bata Baby" cantada por Wilson Miranda está na trilha sonora nacional da novela "Estúpido Cupido" (Som Livre, 1976 e relançado em CD em 2001). É até legalzinha, mas claro, não tem o "poder de fogo" da original. O que já não dá pra falar na versão dos Fab 4. Pra variar né...
Abração!

Leonardo Polaro disse...

será que o velho macca se garante cantá-la hj em dia....?
Tenho a versão do Miranda,vou t passar Edu.

João Carlos disse...

BATA BABY ? Quase confundia com BABA BABY! Sei não Jesus,sei não! Vamos ficar com nossa querida e poderosa SALLY GRANDONA!

PS: Mesmo assim vou cavucar e se achar mando pro EDU!.

Valdir Junior disse...

Acho que não preciso falar nada, esse video já diz tudo !!!!
yeah now baby !!!
Woo baby, some fun tonight

Cássio disse...

eu adoro Long Tall Sally... e acho q o Paul consegue cantar até hoje sim... tem um vídeo dele cantando com o Wings, e depois ele cantando no Prince's Trust de 1986... igualzinho!! a voz não mudou nada!!