sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

THE BEATS – A MELHOR BANDA COVER DOS BEATLES DO MUNDO?

Um dia desses, alguém sugeriu que fizesse uma postagem sobre a banda argentina cover dos Beatles – The Beats. Acho que estou bem longe de ser a melhor pessoa para fazer esse trabalho. Até porque, detesto essa coisa de “covers”, desde que sejam despretenciosas e sem afetação. Sempre evito falar sobre bandas covers por aqui para não magoar ninguém e porque, na minha opinião nenhuma vale à pena. Acho que por mais produção que haja nesses tipos de espetáculos fica sempre, uma sensação de piegas ou ridículo. Nos anos 70, havia o espetáculo “Beatlemania”, na Broadway, que de tanta semelhança e perfeição, acabou sendo processado pelos próprios Beatles. Passaram-se os anos e essa coisa de “banda cover” cresceu muito em todo o mundo. Covers “quase-oficiais”, não só dos Beatles como de todo grande artista que tenha se tornado um ícone, aparecem todos os dias, em Brasília, Fortaleza, Manaus ou no escambau. Ora, existem mais de 1 milhão de covers de Elvis credenciados como “oficiais”. Um mercado que se desenvolveu muito partindo do princípio de que a grande maioria de fãs desses artistas, nunca puderam vê-los ao vivo e nunca poderiam, já que muitos são apenas lembranças. Tudo muito compreensível e bacana, feitos sempre da melhor forma possível, mas que acaba sempre virando circo. Sinceramente, acho que depois de tudo, nem os Beatles, nem os fãs deveriam passar por isso. Por mais produção que possa haver, qualquer um que se fantasia de John Lennon, pode ficar ridículo.
Essa banda “The Beats” dizem, está num nível bem superior a todas as outras. Talvez pelas semelhanças físicas (???), ou figurinos e caracterizações com produção “impecável”. Se não me engano, eles pertencem ao mesmo cast da produtora que também realiza o espetáculo “Abba Cover”. “The Beats” foram criados em 1987, por Patrício e Diego Pérez, em Buenos Aires, Argentina (que embora não aparente, destila muito mais beatlemania que essa terrinha brazuca) em 1996. O grupo foi consagrado pela crítica inglesa, como a “Melhor Banda Beatle do Mundo”, pela “Beatles Annual Convention”, em Liverpool. Foram elogiados por Allan Williams, primeiro manager dos Beatles: “Soam melhor que os Beatles quando os levei a Hamburgo” (putz) , e por Allistair Taylor, assistente pessoal do primeiro empresário dos Beatles, Brian Epstein, e ainda, além disso, George Martin, o produtor dos Beatles, ao receber e escutar o material gravado pelo The Beats, enviou uma carta parabenizando pelo trabalho de alta qualidade realizado em estúdio. Em agosto de 1997, empreenderam sua segunda turnê pelo Reino Unido, sendo convidados de honra por causa do título de melhor banda beatle do mundo, obtido no ano anterior. Ali apresentaram o Beatles Revival Show, um incrível espetáculo sobre a evolução dos Beatles, posto em cena no Empire Theatre de Liverpool.
Ao longo dos anos, “The Beats” percorrem o mundo todo, encantando todo mundo, onde quer que vão que vão. Já passaram por Liverpool, Londres e Japão. E, por onde passam deixam a marca “a melhor banda cover dos Beates esteve aqui”. São respeitados e amados e tem seus próprios fãs clubes.
Nessa longa estrada da vida, já vi dezenas de bandas covers dos Beatles. Algumas de doer! Quando eu era mais jovem, até que ainda me divertia. Depois, perdi meu interesse por imitações, preferindo sempre investir meu dinheirinho para conhecer ainda mais sobre os originais. Não conheço “The Beats”, nunca vieram à minha cidade. Sobre os discos deles, baixei alguns e muitas faixas me chamaram atenção de verdade pelo cuidado na produção. Minha banda cover preferida dos Beatles é “Let It Beatles”, garotos aqui de Brasília mesmo que quebram o maior cacete sem precisar se “fantasiar” de Beatles. Desculpem, apenas minha opinião.

12 comentários:

Edu disse...

Definitivamente, "tô fora"!

Leonardo Polaro disse...

Essa coisa de ´´personificar´´ a imagem do imitado também não me agrada,acho desnecessário. Apenas com uma excessão:Elvis Presley.
Um cover do Elvis sem as costeletas e a indumentária clássica do Rei não teria aceitação.
Aqui em minha cidade (Belém) existe uma banda que toca beatles à 20 anos,e tira um som legalzinho. Acho assim,se o cara curte tocar,ama e faz com dedicação aquilo como uma forma de homenagear seu ídolo,e tem público pra isso..não vejo problema.

João Carlos disse...

Quando eu chego num bar (ou coisa parecida) que tem uma banda tocando covers variados e de repente os caras começam uma sessão Beatles bem feita,sem afetações,é claro que eu gosto e até peço canções.Já essa coisa de se "fantasiar",destro virar canhoto,bigodes falsos,caras e bocas... eu abomino.Parece fantasias do carnaval de Olinda.Bons músicos,vestidos normalmente,sem poses,até ~tem mais credibilidade por demonstrarem admiração e bom gosto e modestia.TÔ COM TU,EDU!

Luana Almeida disse...

Fui num show deles que teve aqui em Curitiba. Sempre fica aquela impressão de que não tá legal. Tocar Beatles é uma coisa, mas quando tentam imitar coisas que são únicas na banda, dai fica estranho. Mas o som é bom!

Eduardo disse...

Boa tarde Edu.
Olha, os Beats são "arroz de festa" aqui no Rio Grande do Sul. Talvez por serem argentinos tão sempre dando as caras por aqui.
Eu também não sou muito de covers mas tenho que dar o braço a torcer: eles sã bons no palco.
O cara que faz o John, acho que é Diego o nome, tem postura e voz muito fiéis ao original. O irmão dele, que faz o George também capricha na performance.
O único ponto negativo são as perucas e os bigodes falsos que eles põe para representar a fase final do grupo. Aí realmente é dose...
Mas no geral é uma banda bem boa. Se aparecerem aí por Brasília te recomendo assisti-los.
Ah, e dá uma escutada na composição deles chamada "You Can". É criação própria mas é muito Beatle.
Abraço.

Anderson disse...

Obrigado Edu, por ter feito este post.Gostei da sua sinceridade, e mais uma vez obrigado por ter me ouvido, abraços.

Valdir Junior disse...

Eu tô com você Edu e também com o JC e não abro !!!
Esses negocio de ficar copiando roupas , trejeitos, instrumentos ,cabelos e etc... me dá um tédio enorme !!!
Fora a competição que fica entre eles que é ridícula e dá até nojo , arghhhhh !!!

John disse...

sabe eu amo em primeiro lugar os Beatles ; e se eu vo faze um fan club Eu faria dos Beatles Não de uma banda cover .

LSelem disse...

Já assisti os The Beats e digo que se assistir de longe até passa... mas de perto, é estranho...

Gabriel Fávero disse...

Eu já assisti vários covers dos Beatles, e percebi que os melhores são aqueles que não tentam imitar os membros, e sim somente a música.

Uma banda cover MUITO boa que eu tive a chance de ouvir era a Sgt. Peppers. Eles foram a primeira banda latina a ir no Mersey Beatle Festival e foram considerados pela imprensa britânica como uma das três melhores bandas covers dos beatles do mundo. "The Cavern Liverpool" mandou uma carta para eles falando que são uma das 5 melhores bandas do mundo e o próprio Paul Mccartney já elogiou a banda. O som deles é perfeito, e o melhor de tudo é que não é bizarro que nem os The Beats, já que são pessoas "normais" tocando...

Então Edu, não acho que você vai postar mais coisas de banda cover, mas na minha opinião essa merece!

Dei uma procurada básica e achei um vídeo deles. Também dá uma olhada no site oficial deles!

http://www.youtube.com/watch?v=wUnVqJxPDX8
http://www.sgtpeppersband.com.br/

Leonardo Polaro disse...

Sinceramente,se for pra ouvir música beatle,eu vou procurar ouvir: The Beatles !

Unknown disse...

Tô fora.Prefiro os Originais.