terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PAUL McCARTNEY & WINGS - LONDON TOWN

Após uma frenética e lucrativa excursão mundial, McCartney convoca o Wings para a produção de mais um LP a bordo de um iate no litoral das Ilhas Virgens.
Qualquer pessoa em sã consciência imaginaria que o ano seguinte a uma cansativa turnê mundial só poderia resultar em longos meses de férias ao seu protagonista. Ledo encano. O desejo de continuar produzindo compactos c álbuns parecia "borbulhar" nas veias de Paul McCartney. Após o final de sua primeira excursão global, Paul logo supervisionaria a produção do LP triplo ao vivo Wings Over America (lançado em dezembro de 76), e do documentário Wings Over The World, transmitido pela TV, mundialmente, apenas em 1979. A novidade no próximo esquema de trabalho, entretanto, seria a possibilidade de trabalhar e divertir-se ao mesmo tempo. Por isso, durante todo o mês de maio de 1977, o Wings gravaria a maior parte das canções (muitas delas, parcerias entre Laine e McCartney) de LondonTown em um iate na costa de St. John, nas lhas Virgens De fato. três barcos formaram a frota ancorada na baía de Watermellon: Fair Carol (estúdio). EIToro (residência da família McCartney) e Samala (residência dos demais membros do grupo e equipe técnica).
Em junho. Paul e Linda encontraram tempo para gravar algumas faixas no estúdio Black Ark. na Jamaica, sob a produção do mestre do reggae, Lee "Scratch" Perrv. enquanto curtiam as habituais férias anuais no Caribe. As canções, Sugartime e Mr. Sandman apareceriam somente onze anos depois no álbum póstumo de Linda, Wide Prairie.
Com o final das sessões no paraíso tropical, o próximo passo dado pelo Wings foi gravar definitivamente Mull Of Kintyre na Escócia, em agosto, e retornar a Londres para uma aventura ainda maior: no dia 12 de setembro daquele ano, Linda daria luz a James Louis, o último filho do casal McCartney. No mês seguinte, já sem a presença de Jimmy McCulloch e Joe English, os trabalhos para a finalização prosseguiram em Abbey Road e no A.I.R Studios até janeiro de 78. Enquanto colhia os frutos das 2,5 milhões de cópias vendidas do compacto Mull of Kintyre (só no Reino Unido), a missão agora era de procurar substitutos para as vagas disponíveis na banda. Em fevereiro daquele ano, Laurence Juber e Steve Holly seriam admitidos no Wings, participando da gravação de diversos videoclipes para a promoção do álbum London Town, lançado no mês seguinte e alcançando bons resultados nas paradas musicais norte-americanas e britânicas. No documentário oficial Wingspan, Paul McCartney deu a seguinte opinião sobre a produção de London Town: "Nós tentamos algumas coisas realmente loucas, como jam sessions no convés do iate com o motor rodando a todo vapor. A música que saía não era muito boa, confesso Mas a filosofia era aquela mesmo: diversão. E me lembro que London Town acabou ficando muito bom, em uma época que curtimos muito".
London Town, originalmente chamado Water Wings, foi produzido durante 11 meses em três locações diferentes: estúdios Abbey Road, A.I.R c a bordo do iate Fair Carol, nas Ilhas Virgens, onde a empresa Record Plant instalara um estúdio móvel especial. As gravações começaram em fevereiro de 1977, em Abbey Road, com o registro de Girls School (lado B de Mull Of Kintyre) e a faixa-título do LP. Mais três faixas, desconhecidas do público, seriam completadas nesta sessão que duraria
até o final de março. Durante todo o mês de maio, Paul e banda permaneceriam em St. John, nas Ilhas Virgens, onde a segunda sessão de trabalho começaria no iate Fair Carol. Cançoes produzidas nesta temporada: Cafe On The Left Bank, I'm Carrying, Deliver Your Children, IVe Had Enough, With A Little Luck, Famous Groups, Morse Moose and The Grey Goose e Don't Let It Bring You Down. Outras faixas registradas durante as sessões: El Toro Passing, Running 'RoundThe Room, Standing Very Still e A Fairy Tale, sendo que a última serviria como base para a melodia final do poema sinfônico Standing Stone.
Após dois meses de intervalo, as gravações prosseguiram na Escócia para a complementação de Mull Of Kintyre. A faixa seria reservada para o próximo compacto do Wings, e receberia seu característico arranjo de gaita de foles em agosto pela Campbeltown Pipes Band. Outras faixas iniciadas neste período: Name And Address e Backwards Traveller - esta última, sendo finalizada em Abbey Road, dois meses depois. De volta à Inglaterra, em outubro, o grupo voltou a trabalhar sem a presença de Jimmy McCulloch e Joe English, dando sequência às sessões no estúdio AbbeyRoad até o começo de dezembro. Neste período, Paul, Denny e Linda adicionariam vocais e instrumentos às canções pré-gravadas.
A próxima etapa seria providenciar arranjos de cordas às faixas London Town e I'm Carrying no A.I.R Studios. O trabalho seria finalizado no dia 14 deste mês.
Em janeiro, após celebrar o ano novo, Paul trabalhou em conjunto com Geoff Emerick na mixagem final do álbum que se estenderia até o dia 23 na Penthouse de Abbey Road.
Sobras das sessões de London Town incluem: Waterspout (inédita), Find A Way, Somehow (Denny Laine) e B-Side To Seaside (Wide Prairie).
Maiores informaçãoes sobre esse disco podem ser lidas e conferidas no link:
Fonte: "Paul McCartney - Todos os segredos da carreira solo" - Cláudio D. Dirani

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Escutei esse disco muito na adolescência , ainda gosto de algumas musicas dele ( London Town , I'm Carrying , I've Had Enough ).Mas é um disco meio sem direção do Paul ,no todo parece meio cansado.Ele acertou mesmo foi com o disco seguinte Back To The Egg , que alias merecia um post !!

Abraço e Hare

evelize disse...

Obrigada pelo link Edu e pelas informações...!

Gustavo Pereira disse...

"With a little luck" poderia estar no setlist dos shows atualmente!!!

Anônimo disse...

I really love your blog.. Excellent colors & theme. Did you develop this amazing site yourself?
Please reply back as I'm attempting to create my own personal site and would like to know where you got this from or what the theme is named. Kudos!

My web-site; buy instagram likes
my web page - buy instagram likes