quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PAUL McCARTNEY - MEU BEATLE PREFERIDO???

Rita Azevedo disse: “Caríssimo Edu: por tudo que vejo por aqui, concluí que Paul é seu Beatle preferido. Verdade ou mentira? Na sua opinião, qual é o melhor trabalho dele?”
Edu disse: “É verdade, Rita! Paul McCartney é um dos meus quatro Beatles preferidos. Bobagem, ora! Se ele acaba aparecendo mais por aqui, é porque é o mais ativo. Só isso. Na minha opinião, o melhor trabalho dele e meu álbum preferido é “Chaos And Creation In The Backyard”, lançado em 2005. Ok? Obrigado pela participação. Volte sempre! A casa agradece! Um grande abraço.”
Chaos And Creation In The Backyard, é o 20º álbum de estúdio de Paul McCartney. O disco de 13 faixas foi co-produzido por Nigel Godrich (Radiohead, Travis e Beck) e McCartney e gravado em Londres e Los Angeles entre 2003 e 2005. O álbum faz uma bem-sucedida mistura de seu inegável talento em compor com sua habilidade musical sem paralelo. McCartney, inclusive, leva os créditos pela maior parte dos instrumentos no disco, o que de alguma forma lembra McCartney (1970), em que tocou todos os instrumentos. Eles incluem bateria, guitarra, baixo, teclado, assim como muitos dos instrumentos menos tradicionais como flauta block, harmônio e flügelhorn.Mas não haveria Chaos And Creation In The Back Yard não fosse a sugestão do lendário produtor dos Beatles Sir George Martin. Familiar com os méritos de Nigel e seu desejo de trabalhar com um artista estabelecido, Paul fez o convite que finalmente os uniu no estúdio. A colaboração parecia improvável e então começaram os rumores. Que tipo de disco McCartney estava fazendo?
"Não queria apressar esse disco", diz McCartney, que apesar de repetidas inquirições, compromissos de turnê e pressão de sua gravadora, conseguiu manter o foco. "Acho que a espera valeu a pena. A música tornou-se mais interessante com o tempo e estou muito orgulhoso do que fizemos."Os resultados são evidentes do princípio ao fim. As músicas são sonicamente robustas, a instrumentação e orquestração de primeira categoria e a química entre Paul e Nigel aparente. O álbum tem uma sensação orgânica remanescente do primeiro lançamento solo de Paul, McCartney (1970), e algo das últimas gravações dos Beatles."Nós realmente fomos criando muita coisa enquanto íamos em frente", disse McCartney. "Eu tentava algo novo e, se não funcionasse, tentava outro, até dar certo. Foi como fazer um carrinho de rolimã no quintal."Quando Paul e eu nos juntamos tínhamos um objetivo em comum", disse Godrich. "Queríamos fazer um grande disco que fosse verdadeiro para Paul. Acho que foi exatamente isso que fizemos."

4 comentários:

Leonardo Polaro disse...

Pô Edu,não sei se é meu álbum preferido,mas esta entre eles. O Paul conseguiu obter uma sonoridade muito bacana,com um clima todo especial em músicas muito bem produzidas.
Acho o álbum seguinte (Memory almost full) o pior de sua carreira,mas repeito quem gostou. Já o ´´Kisses on the buttom´´ é meio morno,não curti muito....

João Carlos disse...

É um discaço sim.Não sei se é o meu favorito.Achei as faixas rápidas medianas e a execução (ou seria a mixagem ?)ficou devendo.A última faixa (instrumental)achei redundante e não entendi por que ela é ligada à anterior (sem mudança de "track).As demais (ou a maioria) são apenas uma aula de bom gosto e inspiração.

Valdir Junior disse...

Esse disco esta no Top 10 dos melhores discos do Paul !!!
O som do disco é ótimo e as composições podem não grudar na 1° vez , mas depois a cada audição elas grudam !!!
Só tem um porem nele , falta um Rock and Roll pra sacudir e agitar !!!

Perut disse...

Gostei da frase "Paul é um dos meus quatro Beatles favoritos", realmente, é dificil dizer qual o Beatle favorito, os quatro juntos que fizeram a mágica.