quinta-feira, 14 de junho de 2012

POP ART / ARTE POP, POP ART / ART POP - O QUE É ISSO?



POP ART, ARTE POP, é um movimento artístico surgido no final da década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. O nome desta escola estético-artística foi cunhado pelo crítico britânico Lawrence Alloway (1926 - 1990) sendo uma das primeiras, e mais famosas imagens relacionadas ao estilo - que de alguma maneira se tornou paradigma deste - a colagem de Richard Hamilton (1922 - 2011) - "Just what is it that makes today's homes so different, so appealing?" (O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?), de 1956.

POP ART propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX e desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que se costuma chamar de kitsch.
Diz-se que a POP ART é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental. Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, nos anos 80, criaram o termo "Indústria cultural". O conceito analisa a produção e a função da cultura no capitalismo e relaciona cultura como mercadoria para satisfazer a utilidade do público.
A defesa do popular traduz uma atitude artística adversa a tradição filosófica da arte moderna. Com o objetivo da crítica tônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, a POP ART operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, como de uma escala de cinquenta para um.

No Reino Unido, o Independent Group (IG), fundado em Londres em 1952, é reconhecido como o precursor do movimento de POP ART. O grupo, formado entre outros pelos artistas Laurence Alloway, Alison e Peter Smithson, Richard Hamilton, Eduardo Paolozzi e Reyner Banham utilizava os novos meios de produção gráfica que culminavam durante as décadas de 1950 e 60, com o objetivo de produzir arte que atingisse as grandes massas. O Independent Group se dissolveu formalmente em 1956 depois de organizar a exibição "This Is Tomorrow" em Londres, na galeria de arte Whitechapel Gallery.
É possível observar nas obras pop britânicas um certo deslumbramento pelo american way of life através da mitificação da cultura americana. É preciso levar em consideração que o Reino Unido passava por um período pós-guerra, se reerguendo e vislumbrando a prosperidade econômica norte-americana. Desta forma, todas as obras dos artistas pop britânicos aceitaram a cultura industrial e assimilaram aspectos dela em sua arte de forma eclética e universal.

Nos Estados Unidos, ao contrário do que sucedeu no Reino Unido, os artistas trabalham isoladamente até 1963, quando duas exposições "Arte 1963" e "Os novos realistas", reúniram obras que se beneficiam do material publicitário e da mídia. Foi nesse momento que os nomes de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann surgiram como principais representantes da POP ART em solo norte-americano. Sem estilo comum, programas ou manifestos, os trabalhos desses artistas se afinam pelas temáticas abordadas, pelo desenho simplificado e pelas cores saturadas. Os artistas norte-americanos tomam ainda como referência uma certa tradição figurativa local - as colagens tridimensionais de Robert Rauschenberg e as imagens planas e emblemáticas de Jasper Johns - que abre a arte para a utilização de imagens e objetos inscritos no cotidiano. 

No trato desse repertório plástico específico não se observa a carga subjetiva e o gesto lírico-dramático, característicos do expressionismo abstrato - que, aliás, a arte pop comenta de forma paródica em trabalhos como Pincela (1965) de Roy Lichtenstein. No interior do grupo norte-americano, o nome de Tom Wesselmann liga-se às naturezas-mortas compostas com produtos comerciais, o de Lichtenstein aos quadrinhos (Whaam!, 1963) e o de Claes Oldenburg, mais diretamente às esculturas (Duplo Hambúrguer, 1962).
Andy Warhol foi uma das figuras centrais da POP ART nos Estados Unidos. Como muitos outros artistas da POP ART, Warhol criou obras em cima de mitos.
Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Marlon Brando e, sua favorita, Marilyn Monroe, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell.

No Brasil, nos anos 60 frutificou entre os artistas brasileiros uma tendência irônica derivada da POP ART norte-americana refletindo o clima tenso criado pelo regime militar imposto em 1964. Aderindo apenas à forma e à técnica utilizada na POP ART os artistas expressaram a insatisfação com a censura instalada pelo regime militar, tematizando questões sociais de política. Entre as exposições mais importantes nesse período destaca-se a Opinião 65, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, composta por 17 artistas brasileiros e 13 estrangeiros. Dentre os principais artistas nesta época estão Wesley Duke Lee, Luiz Paulo Baravelli, Carlos Fajardo, Claudio Tozzi, José Roberto Aguilar e Antonio Henrique Amaral, entre outros.

4 comentários:

Jeniffer disse...

adoro pop art, minha casa é cheia de referencias a esta estética.Só não gosto de Romero Britto que dizem que é pop art, mas pra mim aquilo é lixo!

Parabéns pela materia, novamente perfeita!

João Carlos disse...

Melhor impossível!
PS: Fiquei curioso com o comentário acima (Jeniffer).Gostaria de ver algo desse Romero Britto. Salvo engano, ele é pernambucano!

Edu disse...

Pois é. Gosto é igual pescoço mesmo. Eu admiro o trabalho do Brito e vou colocar uma pintura dele aqui para as outras pessoas conhecerem. Abração. Valeu!

Valdir Junior disse...

Esse post é um compendido de cultura pop !!!