quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SESSÃO "YOU CAN TALK TO ME!" Nº 01


Queridos todos! Foi vocês que pediram e eu resolvi encarar. Com muito prazer, depois de um trabalho danado, nosso blog preferido estreia agora, a nova Sessão “YOU CAN TALK TO ME – Fala Que Eu Te Escuto” para tentar responder as perguntas e dúvidas sobre os Beatles e afins, que todos vocês fizeram. Me surpreendi com o tanto de perguntas e claro, ainda fui procurar outras há mais tempo guardadas. De forma totalmente interativa, acho que será uma experiência bem lúdica, como nunca tivemos aqui. Fiz questão que fosse hoje, último dia do primeiro mês do ano, para que possa se tornar mensal enquanto resistir e desde que vocês façam pelo menos 20 perguntas bacanas a cada mês, perguntas legais que me dêem prazer de responder, se eu souber. No início, quando respondi um comentário da Catarina, a jovem Lidi apareceu com essa ideia dessa coluna. Logo pensei: “Ih, lá vem”. Então, aquele ‘insight’ daquela menina materializou-se e eu percebi que seria bacana ter esse tipo de contato imediato com vocês, amigos fiéis, que estão sempre aqui, todos os dias! Inicialmente, chamaria-se apenas “SESSÃO FALA QUE EU TE ESCUTO”, mas à medida que foi se tornando real, percebi que poderia haver problemas. Então, quis mudar. Consultei alguns amigos bons nessas coisas, mas as sugestões, embora boas, caiam em lugar comum. A resposta apareceu num estalar de dedos, quando perguntei para mim mesmo, em qual música os Beatles dizem isso com o mesmo sentido e a mesma força? “Hey Bulldog”, claro! “YOU CAN TALK TO ME... YOU CAN TALK TO ME yeah, if lonely, you can talk to me!”. Se era esse o problema, está tudo resolvido. Vamos começar? Mas só depois de “HEY BULLDOG”, ok?

Renato Cunha disse em "THE BEATLES - GET BACK - LEGENDADO" - Ótimo post! Get back sensacional! Hey, Edu interessante a curiosidade do "california grass", por falar nisso você que é um sábio pesquisador dos Beatles, me tire uma dúvida, uma vez ouvi falar que o "roll up" de Magical mystery tour fazia uma alusão a enrolar um baseado. Isso é fato ou papo furado?

É verdade sim, Renatão. Confira a postagem sobre Magical Mystery Tour, publicada aqui em 26 de dezembro de 2011:
http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/12/beatles-magical-mystery-tour.html

João Carlos disse em "MISS O' DELL - MEMÓRIAS DE UMA GROUPIE" - Maravilha. Mas como George era um tanto irõnico, já li e reli e não entendi o motivo da gargalhada proposital dele nessa música. Será que ele quis dizer que foi o único que não "frequentou" a Miss? Valdir e demais, o que vocês acham ? Ah... será ela, a loirinha que "quase" se desequilibra no clip de Hey Jude ? No ínício do coro?

Na verdade, confesso que nunca procurei muitos significados em algumas canções que parecem não fazer sentido algum, como é o caso dessa. Pode até ser que tenha tentado dizer que que foi o único que não "frequentou" a Miss. Mas, ora, frequentou sim, e não foi pouco não! Quanto a ser ela a loirinha que "quase" se desequilibra no clipe de Hey Jude, no ínício do coro, não consegui identificar. Vamos ver novamente o vídeo? Se alguem mais enxergar, por favor me diga em que tempo aparece. Ok?

Valdir Junior disse: O DVD "CHAOS AND CREATION AT ABBEY ROAD", de Paul McCartney foi lançado oficialmente?

Pode ficar tranquilo, Val. O show Chaos & Creation at Abbey Road,foi gravado pelo canal americano PBS em 28 de julho de 2005 e transmitido com exclusividade pela HBO e nunca foi lançado oficialmente em DVD. Existem vários lançados na Europa, como esse que tenho de um selo chamado "The Way Of Wizards", mas nenhum, "oficial". Pode ser encomendado por qualquer boa importadora.

João Carlos disse em "FALE QUE EU TE ESCUTO. PERGUNTE QUE EU RESPONDO": Existe alguma gravação com Ringo Starr no vocal de Little Child?"

Caríssimo JC: não existe registro de que exista alguma gravação de "Little Child" com Ringo nos vocais. Nem na Bíblia de Mark Lewisohn. No entanto, aparece uma citação de que, quando a canção foi escrita originalmente por John e Paul para o álbum "With The Beatles", a ideia era de que Ringo a cantasse, mas eles acharam que "I Wanna Be Your Man" se encaixaria melhor nos vocais do baterista. Sobre a citação que aparece em "As Cartas de John Lennon", em 1971 (quase 10 anos depois de ter escrito a canção), Lennon escreveu uma carta a Len Wood, com a sugestão de canções para compactos duplos (com até cerca de 15 minutos de música) que seriam lançados somente no México, tiradas do catálogo dos Beatles e cantadas por George e Ringo. John estava muito entusiasmado para compilar essas faixas, embora publicamente ele tentasse se distanciar de tudo que tivesse relação com os Beatles. Talvez, não tenha mais ouvido a música desde que fora lançada e tenha ficado em sua lembrança de que era originalmente para Ringo. Na carta, as canções que ele sugere para os compactos de Ringo, eram: Disco 1 - Honey don't, Matchbox, Little child e I wanna be your man. Disco 2 - Boys, What goes on, Act naturally e Don't pass me by. Disco 3 - Yellow submarine, Octopus's garden, With a little help from my friends e Goodnight.

Renata L. disse "FALE QUE EU TE ESCUTO. PERGUNTE QUE EU RESPONDO": Vendo este post me veio uma pergunta! Qual é o seu Beatle favorito, Edu? (e se tiver) tem alguma razão especial?

O meu artista preferido é Paul McCartney. Para mim, o maior e mais completo artista do planeta de todos os tempos entre mortos e vivos. Porque sobreviveu ao fim dos Beatles e criou a carreira solo mais brilhante e espetacular da história da música popular. Tá bom ou quer mais?

Fábio Portugal disse em "FALE QUE EU TE ESCUTO. PERGUNTE QUE EU RESPONDO": Edu: você disse que, na sua opinião os dois solos mais marcantes e matadores de George nas músicas dos Beatles são os de “I Saw Her Standing There” e “A Hard Day’s Night”. E em sua carreira solo, quais são os seus dois solos preferidos do Dark Horse?

Muito bem, Fábio. Os dois solos de guitarra que eu mais gosto na carreira solo do nosso querido George Harrison são os de "The Lord Loves the One" do álbum "Living In The Material World" e "Woman Don't You Cry For Me" do álbum "33&1/3". Ok?

Catarina Valadares disse em " O CASAMENTO DE GEORGE HARRISON & PATTI BOYD" Edu, vou mandar outra: é loucura minha ou no finalzinho de "I'm The Greatest", quando Ringo começa a gritar, ele diz em claro e bom português: "Um, Dois, Três"?

Olhe Catarina, ouvi "I'm The Greatest", pelo menos umas 20 vezes antes de responder sua pergunta. Na minha opinião, ele diz "algo" que pode até ser parecido com "Um, Dois, Três", só não acho que seja em tão claro e em tão bom português como você disse. Vamos conferir?


Ana Beatriz disse pelo gtop: Edu, minha pergunta é bem simples. De todas as versões que os Beatles gravaram de outros artistas, qual a sua preferida?

Essa respondo sem pestanejar. É "Please Mr. Postman" do álbum "With The Beatles", embora também adore as versões que fizeram dos rockões de Larry Williams. Apesar de simples, Ana, sua pergunta me trouxe uma lembrança impagável de um tempo que faz tempo, passou. Quando eu era bem mais jovem, aprendiz de beatlemaníaco, tinha somente dois discos: Help e os Reis do Ié ié Ié. Um dia, eu e minha irmã Lilinha estávamos de carona no fusquinha da mamãe, que estava nos levando para a aula de inglês. Então, no rádio, começou a tocar "Please Mr. Postman" com os Beatles. Fiquei em êxtase, pois nunca tinha ouvido aquela matadora versão dos Beatles. Conhecia com os Carpenters e nem sequer sabia o nome da música que, assim que terminou o locutor disse: "ouvimos os Beatles com Please..." e por causa do converseiro da minha mãe com minha irmã, não consegui ouvir o resto. E aquilo ficou na minha cabeça: "Please... o quê?". Assim que consegui juntar dinheiro para comprar mais um disco, corri para a "Discodil" e fui procurar o álbum que tivesse uma música ou o título "Please alguma coisa". Então peguei o "Please Please Me". Ora, se tinha o título e uma música com "please", só podia ser ele. Tomado pela emoção, nem entrei na cabine para ouví-lo. Comprei e corri para casa. Era um disco fantástico que só tinha um defeito: não tinha "minha" música! Depois que descobri que seu nome era "Please Mr. Postman" e que estava no álbum "With The Beatles", demorou quase um ano para comprá-lo.
Please Mr. Postman foi lançada originalmente como single da banda The Marvelettes, notável como o primeiro a primeira da Motown a alcançar a posição de número 1 na Billboard. foi gravada também pelos Beatles em 1963 e pelos Carpenters em 1974. A gravação das Marvelettes teve a cantora Gladys Horton como solista, e conta a história de esperança que o carteiro traga uma carta de seu namorado, que está ausente. A gravação original teve o acompanhamento da banda The Funk Brothers, incluindo Marvin Gaye na bateria. Os créditos da composição de "Please Mr. Postman" parecem ter mudado ao longo dos anos. A versão original é creditada tendo "Dobbins / Garett / Brianbert", como compositores, e "Brianbert" como produtor. No álbum dos Beatles é creditada apenas a Brian Holland. O livro de toda a discografia dos Beatles de 1974, All Together Now, a música acabou sendo creditada a Holland, Bateman e Berry Gordy. Em 1992, o box set Hitsville E.U.A. Motown: The Singles Collection tem Dobbins, Garrett, Holanda, Bateman e Gorman como compositores. A partir de 2006 no Hall da Fama, aparece como compositores creditados de "Please Mr. Postman", apenas Holland, Bateman e Gorman. "Please Mr. Postman" foi regravada regularmente, incluindo esta versão dos The Beatles cantada de forma magnífica por John Lennon, aonde inverte os sexo da namorada que canta a música. Mais tarde, uma segunda interpretação foi gravada pelos Carpenters, cuja versão levou "Please Mr. Postman" de volta ao 1º lugar na Billboard Hot 100, em janeiro de 1975.

Milla Magalhães disse: Edu, gostaria de saber sua real opinião sobre Elvis Presley.

Putz! Torci para que não houvesse nenhuma desse tipo, mas vamos lá. Pode até doer em alguns, mas serei apenas sincero. É indiscutível que foi um gênio. Com certeza, um dos 10 maiores artistas do século XX. Mas na minha opinião, o mito que foi criado em torno dele, tornou-se com certeza, muito maior do que ele. Para mim, Elvis perde longe para os Beatles e até para contemporâneos dele próprio, como Perkins, Cash e Orbison, apesar de não terem sua "beleza". Elvis cometeu alguns erros desde o início da carreira que considero fatais: nunca compôs nada. Nunca foi um instrumentista virtuoso e nunca foi à Inglaterra. Quando o mundo começou a mudar, Elvis não mudou. Também acho outro erro gravíssimo ter passado a vida à sombra do Coronel Parker sem um pingo de vontade própria. Houve uma época que tinha quase 30 dos seus álbuns. Mas já faz anos que não ouço nada. Acho que o último que ouvi, foi o remix do megasucesso de "Little Less Conversation". Apesar de tudo isso, nunca vou negar sua importância e Elvis, “the Pelvis”, terá para sempre todo o meu respeito e admiração.

Alexxx disse: Edu, por que você quase nunca responde os comentários? Somente os de alguns poucos... Será que não é essa a razão para as pessoas não deixarem mais comentários? Abração, amigo.

Boa, Magic Alexxx. Arapuca para um amigo. Ora, me admiro você dizer isso, pois nesses quatro anos e meio, conto nos dedos as vezes que você fez algum comentário. E em todos que fez, eu respondi. Se não respondo todos é porque muitas vezes, simplesmente, não dá tempo. Mas prometo que vou prestar mais atenção nisso. Porém, não acho que essa seja a razão da negada não deixar mais comentários. Para mim, é preguiça mesmo!
C. Drummond disse em "GEORGE HARRISON - GIVE ME LOVE". Já houve alguma postagem sobre "Cloud Nine"?

Na verdade, ainda não houve uma específica sobre ou com o título "Cloud Nine". Mas este álbum é sempre muito citado em outras, diretamente relacionadas a ele. A última apareceu no dia 14 de setembro 2012 em "GEORGE HARRISON - THIS IS LOVE". Valeu pela sugestão. Já anotei no caderninho!
Alessandra Maia disse por e-mail: é verdade que existe uma gravação de "Here There And Everywhere" com George fazendo o vocal principal?

Yes, it is. É verdade, Alessandra. Embora eu só tenha ouvido uma vez apenas, no saudoso programa "Tempo Beatle" da querida Ananda Apple. Não sei em qual piratão está, nem como encontrá-lo. Se alguém souber, ou tiver, a casa agradece!


 
Alexxx disse pelo MSN:
Edu, o John disse que “Ticket To Ride” foi a primeira música ‘Heavy Metal’ da história. Você concorda com isso?
Alexx, se John disse, quem sou eu para desjohndizer? (essa foi longe... até ele gostaria...) Com certeza, concordo! Os Beatles cresciam a cada criação. John e Paul e todos, faziam questão de nunca se repetir. Ao contrário do que muitos pensam, em 1965, ser “os melhores” e “os maiores” não era porquê eram bonitinhos e engraçados, até também. Mas o som que os Beatles desenvolviam depois de às vezes até 14 horas seguidas, trancados no estúdio crescia a cada pulsação. Era natural que a coisa fosse crescendo. Ticket To Ride é o ápice dessa época. Confira a superpostagem publicada em 3 de abril de 2012: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/04/usada-em-help-durante-as-cenas-na-neve.html
Verônica B. disse em "THE YOUNGSTERS - GENTE DEMAIS!"
Edu, por que você parou de disponibilizar os discos para download?


Então Verônica, por duas razões. A primeira é que me encheu mortalmente o saco. Tinha que fazer verdadeiras garimpagens para encontrar os discos, depois fazer o download, depois o upload e ainda contar uma historinha sobre cada um. Isso me tomava um tempo ABSURDO que não tInha e ainda não tenho. E pior: para não receber nem um 'muito obrigado'. Vazei! A segunda é que, em vários discos, recebi advertências de que, se não tirasse os links, o blog poderia até sair do ar. Para evitar qualquer problema, assim foi. Mas isso não quer dizer que vez por outra não possa apareçer por aqui um ou outro disco para download, como vai ser o caso da próxima pergunta logo aí embaixo.
Pedro Renault de Barros Correia disse em "McCARTNEY - O PRIMEIRO ÁLBUM A GENTE NÃO ESQUECE": Não conheço as duas inéditas "Indeed I Do" e "1982". Alguém pode indicar como conseguir? Saudações.

Pedro: Existe uma caixa, pirata, com 8 CDs que se chama "Paul McCartney - Rarities 1969 / 2003. No primeiro disco, estão essas duas faixas. Quem tiver ou criar uma conta grátis no 4shared - http://www.4shared.com/ - pode baixar o Volume 1 aqui:
http://www.4shared.com/rar/5Mat3NVm/obaudoedublogspotcom_Rarities_.html
Anderson S. disse... Parabéns pelo blog Edu, está em um nível bem Beatle, eu queria fazer uma sugestão, gostaria de ver um post sobre as parcerias musicais dos beatles em carreira solo ou sobre o album "Imagine" do john, fico grato desde já pela atenção.

Ok. Vamos lá. Quanto as parcerias de John, Paul, George e Ringo em suas carreiras solo, foram tantas que essa será mais uma daquelas postagens épicas que demoram dois meses para ficar pronta. Se o nosso amigo Valdir Junior encarar, eu topo. Quanto ao superálbum "IMAGINE", de John Lennon, apareceu aqui em 30 de outubro de 2012. Confira: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/10/john-lennon-e-seu-maior-sucesso.html
Pedro Renault de Barros Correia disse em "RICHIE HAVENS - HERE COMES THE SUN": Fiquei fã desse cara a partir da participação dele em "Não estou lá", no qual vários atores diferentes interpretam Bob Dylan. E agora fiquei curioso: para quais outras músicas dos Beatles ele fez versões?

O sensacional disco "Richie Havens Sings Beatles and Dylan" apareceu aqui no Baú para download em 20 de novembro de 2009. Adoro sua voz e os arranjos que faz para as canções, que deixam de ser meras "covers". Nesse disco, além de Here Comes The Sun, ele canta também: If Not for You (de Bob Dylan mas regravada por George), In My Life, Strawberry Fields Forever, Imagine, My Sweet Lord, Eleanor Rigby (fantástica!), Let It Be, With a Little Help from My Friends, The Long and Winding Road e uma versão absolutamente sensacional de Rocky Racoon. Esse CD é absolutamente indispensável na coleção de qualquer Beatlemaníaco de verdade, ou apenas para quem goste de boa música.


E é isso. Por enquanto é só, pessoal. Espero que tenham gostado como eu gostei de fazer. Me trouxe um novo ânimo e ritmo como há muito não sentia. Se não respondi, de forma satisfatória à alguma das questões, desculpem. Foi minha opinião pessoal. Se em alguma houve algum erro ou algum engano, não se intimidem, cartas para a redação! Desde já, conto com a participação de todos para a próxima coluna dessa nova sessão e deixo aqui o meu abraço carinhoso e meu muito obrigadão a todos que participaram e a todos que ainda participarão. Valeu, galera! Até a próxima.
Como não poderia ser diferente, deixei a últimona mesmo para que EU pudesse perguntar para vocês - from me to you: e então, meus amigos:
Será que já não está na hora de enchermos todas essas caixas de comentários não? Com amor, de mim, para vocês! O Baú do Edu.

15 comentários:

Lidiane Pessoa disse...

ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SÓ AO SOM DE HEY BULLDOG li quase todas de tão ávida pelas respostas do EDU! duas observações: que bom saber que não sou apenas eu que não vai muito com o Elvis (gosto MUITO da música, da voz... mas... mas... é isso.)E Edu!!!! vou catar aqui umas perguntas de uns comentários meus em posts antigos, viu?! e vou mandar de novo, viu?! não apareceu nenhuma pergunta minha... :( Beijo!!!!!!!!

Pedro Renault de Barros Correia disse...

SENSACIONAL, Edu!
Essa seção nova vai bombar!

Quanto aos downloads, também lamento que não sejam mais disponibilizados com a frequência anterior, embora entenda seus motivos. Não entendo muito de blogs, e não poderia supor que desse muito trabalho.

De todo modo, obrigado pela parte que me toca: esclarecimentos às minhas perguntas e pelo volume 1 dos Rarities do Paul!

Pedro Renault de Barros Correia disse...

Aí Edu

vai uma questão nova para o You can talk to me!

Você conhece algum registro da segunda gravação do Quarrymen - Summertime com o Ringo na bateria?
Teria o acetato sobrevivido às intempéries?

Abraços
Pedro

Anderson S. disse...

Demais, demais, gostei muito de ser ouvido, e achei essa sua idéia sensacional, de podermos tirarmos nossas duvidas beatlemaniacas com você, muito bom mesmo

Anderson S. disse...

Demais, demais, gostei muito de ser ouvido, e achei essa sua idéia sensacional, de podermos tirarmos nossas duvidas beatlemaniacas com você, muito bom mesmo

Edu disse...

Aham. Ainda estou aqui esperando o seu!

Valdir Junior disse...

Acertou em cheio Edu !!!
Titulo PERFEITO !!!
A coluna vai dar muito certo !!!
Agora , as perguntas devem ser enviadas por email ou aqui mesmo nos comments ???!!!

P.S: Eu Topo fazer a lista de parcerias musicais , só peço um tempo e paciência para levantar o material !!!

Edu disse...

Então Valzão, falei lá em cima: dois meses! Não é trabalho fácil. Esse livro, "All Together Now" que é citado aí em algum lugar, é o tiro na mosca! Não, infelizmente eu não tenho. Tenho um de Bill Harris, mas dos anos 80, completamente desatualizado. Sorry e bom trabalho! VALeu! Abração!

Antônio Castelo Branco disse...

Muito boa essa nova seção!! se dá ânimo pra vc, imagina para nós, leitores ávidos da sua coluna!
Aqui vai uma para a próxima: quais as principais acusações de plágios que recaíram sobre os beatles? alguma delas é verídica? Ps: ainda a respeito disso, a acusação de plágio de My Sweet Lord é verdadeira?
Abração

Pedro Renault de Barros Correia disse...

Ei Edu e Valdir

Não sei se é exatamente o que vocês estão pensando, mas tem um livro muito bom que trata das participações dos Beatles em discos alheios. Chama-se "Undercover".

João Carlos disse...

Parabéns EDU. A sessão foi um sucesso.Congratulo a pessoa que deu a idéia. Como sugestão, poderíamos ir fazendo as perguntas e no final ou início do mês seguinte, você responderia na medida do possível. Caso as perguntas sejam em volume grande, faz-se dois ou três posts em dias alternados.Debagar e... sempre!

Edu disse...

Não faz ideia de como esperei pelo seu aval!

Unknown disse...

Muito bom , essa ideia foi muito boa mesmo

Anderson S. disse...

aqui, uma pergunta para o n° 2

Edu qual são as tuas 10 musicas favoritas dos beatles, e tirando musicas dos beatles juntos e em carreiras solos, qual são as tuas 10 outras musicas favoritas?

Marco Miranda disse...

Arrebentou mais uma vez, Edu. Ficou tudo muito rápido, dinâmico, preciso e divertido. Felizmente sou um cara que pode fazer minhas perguntas pessoalmente enquanto tomamos umas cervas no bar. Faz tempo que isso não acontece, mas é fácil de resolver. Morram de inveja hahahahaha...