domingo, 20 de janeiro de 2013

FALE QUE EU TE ESCUTO. PERGUNTE QUE EU RESPONDO

A amiga Catarina Valadares perguntou ao Baú do Edu: “Oi Edu. Sou nova por aqui e estou adorando tudo que vejo. Gostaria de fazer duas perguntas: 1ª) Qual o seu solo preferido de George em uma música dos Beatles? 2ª) Em quantas músicas dos Beatles John tocou a gaitinha? Desde já, agradeço e meus parabéns, viu?”

Vamos lá. Yer Blues, Day Tripper, Hey Bulldog, Let it Be, The End, Something, And Your Bird Can Sing… foram tantas, né? Que até pareceria difícil responder qual o meu preferido. Pareceria, mas não é. Para mim, os dois solos mais marcantes e matadores de George nas músicas dos Beatles são os de “I Saw Her Standing There” e “A Hard Day’s Night”, nessa ordem. E na opinião de vocês? Respondam nos Comentários, ok?

Agora, a segunda resposta.

John Lennon começou a tocar gaita quando era criança em Liverpool. A primeira que teve, foi presenteada pelo Tio George, marido de Mimi. Anos depois, em 1962, o astro americano Bruce Channel teve muito sucesso no Reino Unido com "Hey Baby", que trazia um solo de gaita de Delbert McClinton, músico de Nashville. John ficou impressionado e, quando conheceu McClinton, em junho de 1962, noTower Ballroom, New Brighton, onde os Beatles estavam fazendo o show de abertura para Channel, pediu que ele o ensinasse a tocar. "John estava muito interessado em gaita e, quando fomos fazer outras apresentações com os Beatles, ele e eu passamos muito tempo juntos", conta McClinton. "Ele queria que eu lhe ensinasse tudo o que pudesse. Ele queria tocar. Antes do fim desse período que passamos juntos, ele já tinha a própria gaita a postos no bolso." Os Beatles só gravaram "Love Me Do" três meses depois, e John pôde incluir um inconfundível solo de gaita. Ele continuou tocando gaita nos dois singles seguintes, "Please Please Me" e "From MeToYou", e também em "There's a place" (álbum Please Please Me), "Little Child" (With The Beatles), "I'll get you", "Thank you girl" (singles), "I Should Have Known Better" (A Hard Day's Night). A última vez que ele usou o instrumento em estúdio foi em "I'm A Loser" (Beatles For Sale), gravado em agosto de 1964. E é exatamente o vídeo dessa que a gente confere agora novamente e sempre. Abração, Catarina. Até a próxima.

Participem. Perguntem. Sugiram postagens. É bom para todo mundo. Abração em todos.

13 comentários:

João Carlos disse...

Como THE END tem 3 guitarras... fico com AND YOUR BIRD CAN SING e FIXIN' IN A HOLE. Mas é mesmo complicado escolher. Como ele sabia "colorir" uma música.
Eu tenho prá mim que em ROCKY RACCOON tem uma harmônica mais grave. Será John ?

Lidiane Pessoa disse...

Você é o cara Edu!!! Adorei o Post! devia abrir uma seção quinzenal do EDU RESPONDE! rsrsrsrsrs

Edu disse...

JC, vou averiguar. é possível... talvez exista também em MR. Kite. Lidi, gostei da sugestão. Vamos ver o que o conselho acha. Beijão!

Valdir Junior disse...

Solo Preferido ??!!
São Tantos que é difícil escolher ,mas vou falar dois " Day Tripper " e " Something " !!

Voto a Favor da coluna " Edu Responde " e tambem da coluna " O que o Edu está Ouvindo ou Disco da semana do Edu " !!!!

Mimi disse...

A guitarra-solo de "Back In The USSR" é dele ou de Paul? Se for dele, é o meu solo preferido!

Catarina Valadares disse...

Quando entrei aqui a primeira vez, jamais imaginei que minhas perguntas virassem um post. Obrigada, Edu. Cada vez que entro aqui, me emociono. Um grande beijão para vc!!!

henrique disse...

Não vou escolher pelo aspecto técnico e sim o solo que consegue ir mais na alma. Na minha opinião é Something. E quanto ao post do Edu Responde, eu voto absolutamente a favor! E já tenho uma pergunta na " agulha " da qual quero a resposta faz bastante tempo.

João Carlos disse...

já tenho uma. Paul no livro MANY YEARS... fala que Ringo canta LITTLE CHILD. Agora, li nas Cartas de John, isso também. Mas ao ouvir o disco,CD etc, parece o JOHN.Tenho "quase" certeza de ser ele.

Edu disse...

JC: então, conclui-se que a pergunta é: "Existe alguma gravação com Ringo Starr no vocal de Little Child?" - É isso? confere?

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Day Tripper, já que se tem que escolher uma; mas George é genial em todas.

Renata L. disse...

Vendo este post me veio uma pergunta! Qual é o seu Beatle favorito Edu? (e se tiver) tem alguma razão especial?

Lidiane Pessoa disse...

Só pra registrar qye eu voto também na " O que o Edu está Ouvindo ou Disco da semana do Edu "...Boa Valdir!

Fábio Portugal disse...

Edu: você disse que, na sua opinião os dois solos mais marcantes e matadores de George nas músicas dos Beatles são os de “I Saw Her Standing There” e “A Hard Day’s Night”. E em sua carreira solo, quais são os seus dois solos preferidos do Dark Horse?