segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MISS O' DELL - MEMÓRIAS DE UMA GROUPIE

Matéria publicada originalmente em 11 de janeiro de 2010

Uma ex-funcionaria da Apple que teve acesso aos bastidores das bandas The Beatles e The Rolling Stones durante o final dos anos 60 e o começo dos 70 decidiu contar tudo o que sabe em uma autobiografia repleta de sexo, drogas e rock'n'roll. E junto com suas memórias, traz uma luz sobre o passado e o estilo de vida hedonista de alguns grupos e cantores que fizeram história.
No livro, a americana Chris O'Dell - a mesma que inspirou a canção Miss O'Dell, do ex-Beatle George Harrison - lembra que chegou em Londres com 20 anos de idade e apenas 100 dólares no bolso. Ela conta como conseguiu um emprego de assistente pessoal na Apple Records e como isso contribuiu para seus casos com artistas como Ringo Starr, Mick Jagger e Bob Dylan. O título do livro não economizou palavras: Miss O'Dell: My Hard Days and Long Nights with the Beatles, the Stones, Bob Dylan, Eric Clapton, and the Women They Loved - Meus Duros Dias e Longas Noites com os Beatles, os Stones, Bob Dylan, Eric Clapton, e as Mulheres que Eles Amavam. Hoje, aos 62 anos, Chris O'Dell descreve a experiência como "ter ganhado as chaves para a Disneylândia". Sobre os Beatles, a tiete disse que a banda levava uma vida regada a drogas. "Todos nós bebíamos e usávamos cocaína, maconha e anfetaminas o tempo todo", escreveu Chris, segundo o jornal britânico Daily Telegraph. Sobre os Stones, cuja turnê acompanhou em 1972, afirma: "Se naquele tempo houvesse uma descrição sobre o que é trabalhar para os Stones, tenho certeza de que incluiria um pré-requisito do tipo: durma com Mick sempre que ele pedir". Sobre Bob Dylan disse: "ele era um cara muito estranho e confuso. Uma hora podia estar conversando com você olhando diretamente em seus olhos. Minutos depois não sabia quem você era". O'Dell também trabalhou para gente como Crosby, Stills, Nash and Young, Linda Ronstadt, Santana, Earth, Wind and Fire; Fleetwood Mac, Queen; Electric Light Orchestra, e Jennifer Warnes, muitos dos quais ela ainda considera amigos. O'Dell é hipnoterapeuta especializada na recuperação de viciados. Ela estava nos estúdios quando os Beatles gravaram o álbum branco, Let it be e Abbey Road. Em “Hey Jude” ela participa do coro. Ela estava no jantar com Ringo, Maureen, George e Patti quando Harrison disse para Ringo que estava apaixonado por sua mulher. No que Ringo respondeu: melhor você do que um estranho. O'Dell e Joni Mitchell disputavam a atenção de Sam Shepard, Mitchell faz uma referência a ela na canção "Coyote", como "a mulher do corredor". Ela aparece na contra-capa do disco “Exile On Main Street Street” dos Rolling stones.
Ringo é padrinho de William, filho de O’Dell nascido em 1982
A canção "MISS O'DELL" de George Harrison foi lançada como lado B do compacto Give me Love.

Com um abraço para o amigo João Carlos W. Mendonça!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Antigamente as Tietes tinham uma outra conotação e até um certa áurea de glamour !!!
Hoje todas estão interessadas em engravidar e ter uma bela de uma pensão dos caras !!!

Esse livro é bem interessante , já tinha visto ele na livraria mas priorizei outros , vou bota-lo " Na Lista " !!

João Carlos disse...

Maravilha. Mas como George era um tanto irõnico, já li e reli e não entendi o motivo da gargalhada proposital dele nessa música.Será que ele quis dizer que foi o único que não "frequentou" a Miss ?
Valdir e demais, o que vocês acham ?
pS: Obrigado EDU, valeu !

João Carlos disse...

Ah... será ela, a loirinha que "quase" se desequilibra no clip de Hey Jude ? No ínício do coro ?