terça-feira, 28 de maio de 2013

THE BEATLES - I FEEL FINE - DEMAIS!


"I Feel Fine" é uma canção dos Beatles, lançada em 1964. Foi escrita por John Lennon, mas creditada a Lennon/McCartney. Chegou ao topo das paradas britânicas em 12 de dezembro do mesmo ano, desbancando o single "Little Red Rooster" dos Rolling Stones, e ali permaneceu por cinco semanas. Também chegou ao topo das paradas americanas onde ficou por seis semanas na Billboard Hot 100.

Com pedidos antecipados de 750 mil cópias, o compacto com "I Feel Fine" / "Kansas City" foi lançado em 27 de novembro de 1964, em seguida a "A Hard Day's Night". Esse foi o oitavo compacto dos Beatles, e sexto Número 1 consecutivo. A gravação, concluída em nove tomadas, se inicia com uma nota de feedback que emenda com o riff que é a base da canção. Esse foi o primeiro uso do feedback em uma gravação, e isso inspirou muitos músicos (incluindo Jimi Hendrix), que depois empregaram o recurso como nota musical, e não como ruído. Entre as teorias da época para explicar esse som inicial estava a idéia de que fosse um zumbido amplificado de uma abelha, mas na verdade, os Beatles só passaram a usar sons pré-gravados a partir de 1966. O vocal é comandado por John, com Paul e George juntando-se a ele nos refrões a três vozes.

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Edu , o compacto original inglês tinha She's A Woman no Lado B , esse compacto com "Kansas City" no labo B é de uma edição de 1976 ou 77 em 45rpm que saiu aqui no Brasil e se não me engano na França também !!!

Anônimo disse...

Edu, tem alguma matéria sobre o Jake Bugg? Se não, já ouviu falar desse novo "garoto prodígio"? Ele é bem atual, começou faz pouco tempo. Mas, já tem muitas pessoas o chamando de "New Paul McCartney". Ele lançou um vídeo clip muito, muito mesmo, parecido com o estilo do Beatles (roupas, local, estilo musical)e diz que não pensou neles (Beatles) quando fez o vídeo clip, a musica chama "Two Fingers".

Unknown disse...

Edu, realmente o recurso usado nessa canção ,é maestral e revolucionou a época, recurso que depois foi copiado .

João Carlos disse...

No início dos anos 70 foi lançado uma série de compactos com o mesmo lay-out do post no Brasil.Mas acho que o Valdir tem razão.O lado B original foi She's A Woman.Não sabia que tinha saído após A Hard Day's Night.Achava que era próximo de Help!

henrique disse...

Eu tinha um compacto desse da foto ( que é a mesma capa do Live BBC ) mas acabei perdendo não sei como!!! Realmente, é a edição nacional...a original era She's a Woman.