quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PAUL McCARTNEY & WINGS - HELEN WHEELS / COUNTRY DREAMER


Helen Wheels (composta em Campbelltown, Escócia) seria apenas a faixa principal de um compacto simples, mas o executivo da gravadora Capitol, Al Coury, convenceu McCartney a inclui-la na versão norte-americana do Lp. A sugestão dada por Coury, deu certo e a modificação levou novamente Band On The Run ao topo das paradas norte-americanas (fato que aconteceria três vezes).

Segundo Paul, Helen Wheels é o apelido dado a um jipe usado pela família McCartney no traslado entre sua fazenda, na Escócia, até sua residência na Inglaterra. A letra da canção, de fato, comenta sobre todas as cidades localizadas na rota entre os dois países do Reino Unido. Eis a lista completa das localizações citadas na música: Glasgow, Carslile, Kendal, Liverpool, Birmingham e Londres. Assim como todo o álbum Band On The Run, Helen Wheels também foi gravada em Lagos, na Nigéria. Instrumentos tocados por Paul McCartney: guitarra-solo, percurssão, contra-baixo, bateria e violão. Guitarra elétrica, por Denny Laine. Harmonias e mini-moog, por Linda McCartney.
COUNTRY DREAMER

Esta faixa é mais uma sobra de estúdio do álbum Red Rose Speedway, e comenta sobra a vida rural levada pela família McCartney no início dos anos 70. Country Dreamer foi ensaiada por Paul McCartney para a presentação no especial James Paul McCartney, em abril de 1973, mas descartada em favor das músicas Bluebird; Blackbird, Michelle e Heart Of The Country. Instrumentos tocados por Paul McCartney: Violão e contrabaixo. Bateria e percurssão por Denny Seiwell. Harmonias, por Linda McCartney. Guitarra com slide, por Henry McCulough. Violão, por Denny Laine. Assim como Helen Wheels, Country Dreamer também foi composta em Campbelltown, Escócia, mas gravada no Olympic Studios, em Londres.

2 comentários:

Valdir Junior disse...

Na época dos compactos era super legal ver chegar essas musicas que não estavam nos discos e ainda descobrir um labo B que quase sempre surpreendia

Fábio Simão disse...

Mais uma música de um super álbum.