segunda-feira, 3 de novembro de 2014

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - BLUE JAY WAY

"Blue Jay Way" foi escrita por George em agosto de 1967 durante a viagem à Califórnia que fez com Pattie, Neil Aspinall e Alex Mardas (Magic Alex). Ao chegar a Los Angeles no dia 1º de agosto, eles foram levados para um pequeno chalé com piscina alugado em Blue Jay Way, uma rua no alto de Hollywood Hills, acima da Sunset Boulevard. Ele pertencia a Robert Fitzpatrick, advogado do mercado musical que estava de férias no Havaí.

Derek Taylor, antigo assessor de imprensa dos Beatles que estava trabalhando em Los Angeles como publicitário, ia visitá-los em sua primeira noite na cidade, mas se perdeu nos estreitos cannyons e se atra¬sou. Havia um pequeno órgão Hammond no canto da sala, e George passou o tempo compondo uma música sobre estar preso em uma casa em Blue Jay Way enquanto seus amigos estão perdidos na neblina.

Blue Jay Way era famosa pela dificuldade da localização - era possível estar próximo geograficamente e, ainda assim, separado por um desfiladeiro. "Quando chegamos lá, a música estava praticamente pronta", diz DerekTaylor "Claro, na época eu me senti muito mal. Lá estavam essas duas pessoas terrivelmente cansadas da viagem, e nós estávamos duas horas atrasados."

Taylor se divertiu com as interpretações dadas à música. Um critico achou que o verso em que George pede que seu convidado nào demore (be long) era um conselho para os jovens não pertecerem (belong) , junto à sociedade. Outro aclamado musicólogo acreditava que, quando George disse que seus amigos tinham se perdido (lost their way), queria dizer que uma geração inteira tinha perdido a direção. “É só uma música”, disse Taylor.

3 comentários:

Fábio Simão disse...

Pelas interpretações relatadas no final do post, dá para ver como alguns críticos dão cada chute... E erram com frequência.

Valdir Junior disse...

Uma das menos lembradas musicas do George, mas uma das mais legais !!!

João Carlos disse...

É uma música interessante e até oportuna. Mas quando eu penso em The Inner Light...Coisa mais linda!