domingo, 23 de abril de 2017

THE SHADOWS - APACHE - SENSACIONAL!


THE SHADOWS é o mais bem sucedido grupo britânico rock instrumental dos anos 1950 aos anos 2000 com um total agregado de pelo menos 69 singles no UK Hits: 35 somente a banda, e 34 com Cliff Richard. Em 1958 Cliff Richards era uma espécie de Elvis inglês, e fazia um sucesso atrás do outro acompanhado pelos The Drifters que para não serem confundidos com o grupo de R&B americano, trocaram o nome para The Shadows, numa piada explícita com sua condição de sombras de Richard. Em 1960 resolveram se aventurar em uma carreira instrumental e colocaram a deliciosa "Apache" em primeiríssimo lugar no hit parade. Muito popular desde o início dos anos 60, eles abriram o caminho para milhares de grupos semelhantes baseados na guitarra na sequência de "Apache". Seu primeiro álbum de estúdio original, The Shadows, continua sendo um álbum de rock instrumental com status de "clássico". Seu som de guitarra original foi produzido por guitarras americanas feitas pela Fender em conjunto com amplificadores britânicos feitos pela Vox e pelo equipamento italiano SFX Meazzi Eco. Vendendo muitos milhões de discos em todo o mundo, nenhum outro grupo de rock instrumental no século XX gerou tantas opiniões polarizadas sobre os méritos de seu tipo de música, sendo consistentemente apreciado por fãs instrumentais, entusiastas de violão e músicos profissionais e amadores.

Um comentário:

CARLOS ANDRÉ GONÇALVES disse...

Muitos guitarristas famosos confessam que se dedicaram à guitarra depois de conhecerem os Shadows e, principalmente, por influência de Hank Marvin, o cara da guitarra solo dos Shadows. Entre esses famosos estão Brian May, Mark Knopfler e David Gilmour.
Quem quiser conferir é só assistir o DVD "The final tour", de 2004. Os caras são sensacionais ao vivo e todos eles, não só Hank Marvin, são excelentes músicos.