sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

BATMAN THEME 1966 - PURO ROCK AND ROLL!!!*****


"Batman Theme", a eletrizante música-título da série de TV Batman de 1966, foi composta por Neal Hefti e é construída em torno de um gancho de guitarra que lembra as partituras de filmes de espionagem e a Surf Music. Tem uma progressão de blues de doze compassos, usando apenas três acordes até a coda.
Os onze gritos de "Batman!" são cantados por um coro de quatro tenores e quatro sopranos, interpretados por The Ron Hicklin Singers. Porém, Um mito antigo afirma que o coro é na verdade um grupo de horns. O livro de Adam West, Back to the Batcave, também alimenta esse rumor afirmando que o refrão é instrumental, não vocal. No entanto, Neal Hefti , o escritor do tema, afirmou que o refrão foi composto por oito cantores, um dos quais escreveu em tom de brincadeira, "palavra e música de Neal Hefti". Jon Burlingame do Biggest Hits da TV, publicado em 1996, focado exclusivamente em temas de TV, inclui uma entrevista com Hefti sobre a criação da música tema do Batman. De acordo com Burlingame"a música consistia em baixo, baixo bronze e percussão para criar um ritmo de direção, enquanto um coro de oito vozes cantava 'Batman!' em harmonia com as trombetas". Além da versão original de Neal Hefti, e da versão gravada para a trilha sonora da televisão feita por Nelson Riddle, a música "Batman Theme" tem sido amplamente coverizada em todas as décadas seguintes desde sua estreia por centenas de artistas, incluindo The Marketts, The Ventures, Dolton, Al Hirt , The Standells, o ator/músico David McCallumLink Wray, Voivod, The Jam, The Who, e The Kinks.

Não deixe de conferir também: "SANTA SÉRIE DE TV, BATMAN!" publicada em 10 de junho de 2010 (vejam só!) - Não está atualizada, Adam West e Yvonne Craig ainda não haviam morrido, mas acho que está valendo assim mesmo!

4 comentários:

Edu disse...

Eu amo esse meu trabalho!!!

Unknown disse...

O tema era incrível! Já a série...

Dani disse...

A animação de abertura e a música tema sao clássicos.

Edge disse...

Existe alguma relação com Taxman?