sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

REVISTA POP - A CARA DA JUVENTUDE DOS ANOS 70

Primeira investida da grande imprensa num novo mercado jovem, centrado em música e comportamento próprios, a Pop (ou Geração Pop, como era seu nome completo) da editora Abril abraçou a década, sendo publicada mensalmente de 1972 a 1979.No seu primeiro número, em editorial, a Pop se apresenta assim: "Este é o primeiro número da primeira revista da nossa idade. Feita especialmente para você, jovem de quinze a vinte e poucos anos. Com coisas do seu interesse, que, além de informar e divertir, também sejam úteis. Indicações para você comprar as últimas novidades em discos, livros, aparelhos de som e fotografia, máquinas e motocas, roupas incrementadíssimas. Orientação na escolha de uma profissão, reportagens sobre assuntos da atualidade. E muita música, claro. Veja a revista. Depois, escreva para a gente. Nós queremos saber o que você achou".Era uma interpretação organizada, sanitizada e comercialmente estruturada do boom de títulos alternativos que dominaram o início dos 70, com matérias de moda, esporte, viagem, comporta­mento, saúde ("masturbação faz mal?") e beleza, além, é claro, de música. Tinha um foco bem marcado em cima do que era "por dentro" e "por fora", com uma perspectiva de consumo. Entre seus colaboradores e jornalistas estavam Ezequiel Neves, Leon Cakoff, Caio Fernando Abreu, Pinky Wainer, Júlio Barroso, Caco Barcelos, Alberto Carlos de Carvalho, Okky de Souza, Valdir Zwetsch e José Emílio Rondeau. Fonte: Almanaque dos Anos 1970 - Ana Maria Bahiana - 2006

4 comentários:

roque22 disse...

Comprei todos os números da Pop, na época. Meus primeiros discos foram brindes desta Revista.

Unknown disse...

Caraca, eu também, eram compacto simples e acabei sendo discotecario ( DJ, hoje ) por vários anos, até me casar!

Fausto, Torres disse...

Não posse deixar de evitar uma lágrima ao lembrar de como eu aguardava a chegada do próximo número!

Unknown disse...

Amava esse revista, tenho saudades imensa dessa época. Tenho até hoje algumas revistas gostaria de completar minha coleção se alguém souber quem tem e quiser vender só entrar em contato no e-mail cicero.telles.silveira@gmail com