terça-feira, 21 de junho de 2011

THE MARMALADE - REFLECTIONS OF MY LIFE

"Caro Edu: Parabéns, muito legal o blog! Vou seguir. Olhando postagens antigas, vi que vc colocou uma vez um vídeo com MARMALADE - Reflections of my life. Será que dá para colocar novamente e falar um pouco sobre eles?
Obrigada". Teresa Guimarães - AL
Dá sim, Teresa. Reflections Of My Life é uma das minhas preferidas. Obrigado por participar do nosso blog preferido. Abração! Vamos lá?
The Marmalade é uma banda de pop rock escocesa, que se formou originalmente ao extremo leste da cidade de Glasgow, no início dos anos 60 com o nome de “The Gaylords”, tocando nos clubes e bares locais. Pouco tempo depois começaram a ocorrer alterações nos membros do grupo com as idas e vindas de novos integrantes e algum tempo depois o grupo passaria a ser conhecido como “Dean Ford and The Gaylords”.
Por volta de 1964, o grupo conseguiu assinar um contrato com a gravadora Columbia (EMI) e gravaram quatro singles, mas não conseguiram nenhuma grande repercussão. O grupo permanecia conhecido apenas na Escócia e assim resolveram tentar a sorte no Reino Unido. Mas, antes disso em 1965 fizeram uma grande turnê pela Alemanha e depois partiram para Londres, onde começaram a tocar em clubes famosos e a conselho do seu empresário decidiram mudar completamente a imagem da banda, a forma de tocar e em 1966 passaram a assumir o nome de The Marmalade. Passaram também a utilizar o selo CBS e gravaram algumas músicas e conseguindo algum sucesso com “I See the Rain” que chegou a ser elogiada por Jimi Hendrix.
Durante essa época mudaram-se para Londres e tocaram servindo de apoio para outras bandas mais famosas como Pink Floyd e The Action, e assim foram construindo o nome do conjunto, incluindo turnês com os The Who, Joe Cocker, Traffic, Gene Pitney e The Tremeloes. Apesar de conseguirem um certo nome, The Marmalade ainda precisava de um bom sucesso comercial o que deixava bastante preocupada a gravadora CBS, até que conseguiram gravar um cover de The Beatles, a canção "Ob-La Di, Ob-la-Da", que vendeu milhares de cópias no Reino Unido, fazendo o conjunto aparecer freqüentemente na BBC.
Por essa época mudaram para Decca Records, que permitiam a eles escrever e produzir suas próprias músicas e assim gravaram, entre outras músicas, “Reflections of My Life” que se tornou um hit no mundo inteiro, chegando aos 10 melhores na Europa e Estados Unidos e em grande parte da América do Sul. A música abriu o caminho para outros sucessos como “Rainbow” e “My Little One”. Em 1971 Ford deixou a banda para fazer carreira solo e com isso começaram novamente várias mudanças, que culminou na perda do baterista Alan Whitehead. Novos integrantes foram recrutados para The Marmelade e assim continuaram a prosseguir fazendo outros sucessos.
Uma curiosodade: na leva dos astros convidados a participar do VI Festival Internacional da Canção, em 1971, os rapazes escoceses estiveram aqui no Brasil e apresentaram a canção Back on the Road, mas o grupo se destacou mesmo foi pela quantidade de confusões que aprontou durante a estadia no Brasil. Entre porres, copos quebrados, máscaras que usavam para assustar os hóspedes, cadeiras atiradas na piscina, o grupo finalizou ficando nu no saguão do Hotel Glória.
Apesar das diversas mudanças, The Marmalade sobreviveu ao tempo. Graham Knight é o único integrante do grupo original e juntamente com Sandy Newman, Alan Holmes e Damon Sawyer, a mais recente formação, apresentam-se nos dias de hoje com suas performances altamente energéticas e divertidas. Desde os anos 60, eles continuam a manter suas raízes escocesas e tem se mostrado transcender a todos os tipos de músicas e gerações. Muitos autores costumam dizer que The Marmalade estão para a Escócia, assim como The Beatles estão para a Inglaterra, por isso e por outras, vale a pena sempre ser lembrada.

7 comentários:

LSelem disse...

Show de matéria, Edu!

João Carlos disse...

Realmente,Reflections... é antológica.Aquela pegada do baixo com a bateria no início empolgava.RAINBOW é mais country mas de certa forma agradou.Mas a versão de Ob-la-di com aquele côro no início é ruim e meio óbvia.Comprei recentemente um CD tipo Best Of mas não me empolguei muito.Mas é isso né ? Nem sempre bate no paladar.

Alysson Vitorino disse...

JC, faço das suas minhas palavras. Tem coisa que nasce insosso.

Unknown disse...

Para mim esta musica faz parte das preferidas de 1970.
É indescritível a importância na minha formação musical.

Unknown disse...

Reflections foi sucesso mundial e li que vendeu só 2 milhões de cópias.

Lembro de levar a tradução dela na sala de aula e a galera toda fez uma cópia.

Unknown disse...

A música da minha vida...

wizzard disse...

Grande banda. Adoro suas músicas, como " Wait for me Mary Ann", " My little one", "Make it soon", "Radancer", " Cousin Norman" ," Back on the road", etc etc etc