quarta-feira, 15 de junho de 2011

PAUL RELANÇA "McCARTNEY" E "McCARTNEY II"

Dois trabalhos de ruptura, mas que não deixam de ter mérito foram relançados ontem por Paul McCartney em versões remasterizadas e com material extra. O álbum "McCartney", lançado originalmente em abril de 1970, foi enviado à imprensa acompanhado de uma entrevista na qual Paul confirmava um boato recorrente: os Beatles não voltariam a tocar juntos. Após a gravação de "Abbey Road", em 1969, quando a dissolução do grupo era inevitável, McCartney se refugiou em uma fazenda da Escócia com a esposa Linda e começou a gravar as músicas de seu primeiro trabalho solo. O resultado foi um álbum minimalista, completamente distinto da grandiosidade do trabalho final dos Beatles, no qual McCartney tocava todos os instrumentos e Linda auxiliava nos vocais - além de transformar a artística foto da capa em um ícone pop.
Para rever a matéria do Baú do Edu sobre o 1º álbum de Paul, publicada originalmente em 20 de outubro de 2010, o link é:
http://obaudoedu.blogspot.com/2010/10/mccartney-1970-o-dificil-comeco-de-uma.html
Paul retornou aos estúdios de Abbey Road para completar algumas músicas do disco, como a monumental "Maybe I'm Amazed", considerada uma das melhores canções de sua carreira solo. Mas a maioria das músicas de "McCartney" são acústicas ("Every Night" e "Junk"), algumas delas instrumentais, com as quais Paul tentava escapar da enorme sombra dos Beatles e se mostrar um músico completo. Apesar da ousadia proposta, o álbum alcançou o primeiro posto das listas norte-americanas - no Reino Unido foi "apenas" o número dois - e passados mais de 40 anos permanece como um dos trabalhos mais brilhantes do músico britânico. "McCartney" retorna agora ao mercado com som remasterizado que devolve o frescor a canções básicas, limpas e sem a pretensão de concorrer com os clássicos que Paul assinou com John Lennon. A nova edição inclui um CD com takes alternativos e versões ao vivo, além de um DVD que narra a história da gravação do disco. Com o tempo, McCartney voltaria a compor canções mais "comerciais" e emendaria uma longa série de sucessos com uma banda de acompanhamento, o Wings, formada com Linda e o guitarrista Denny Laine, durante os anos 1970. Com o Wings, Paul recuperou o prazer de tocar ao vivo - algo que não fazia desde 1966 quando os Beatles abandonaram os palcos -, mas em 1980 se cansou da aventura e voltou a se fechar em casa para, de novo, trabalhar sozinho.
Com o tempo, McCartney voltaria a compor canções mais "comerciais" e emendaria uma longa série de sucessos com uma banda de acompanhamento, o Wings, formada com Linda e o guitarrista Denny Laine, durante os anos 1970. Com o Wings, Paul recuperou o prazer de tocar ao vivo - algo que não fazia desde 1966 quando os Beatles abandonaram os palcos -, mas em 1980 se cansou da aventura e voltou a se fechar em casa para, de novo, trabalhar sozinho.
"McCartney II" voltava a ter o caráter experimental de seu antecessor, mas seu som era completamente diferente. Paul abusou dos sintetizadores que começavam a fazer a cabeça dos músicos naquela época. Não se esqueceu de incluir um sucesso, o single "Coming Up", que abria o álbum com o qual voltou a ser número um no Reino Unido. Desta vez, ficou na terceira posição nos Estados Unidos. A remasterização não conseguiu apagar os efeitos enfadonhos dos sintetizadores em "McCartney II", mas o disco oferece joias como "On The Way". O material extra que acompanha esta edição recupera raridades e lados B ("Check My Machine", "Secret Friend") e a natalina "Wonderful Christmas Time".

10 comentários:

Alysson Vitorino disse...

Há uma promoção no site oficial Paulmccarntey.com. "Basta" fazer um cover de Maybe I'm Amazed. O prêmio, McCartney, McCartney II e Band on the Run De Luxe.

Anônimo disse...

Os Wings não é uma banda de acompanhamento, é uma banda completa! Denny Lane tem muito talento (vide No Words), e Linda também, sempre com seu piano e vocal suave.

Uma curiosidade: sabiam que tinha uma época que os Wings chegaram a ser mais popular que os Beatles?

Parece um absurdo, pois pra gente parecia não existir comparação, mas a verdade é que os Wings fizeram um sucesso estrondoso nos EUA (alcançando o single mais vendido da década de 70, "Silly Love Songs"), e no RU (alcançando o mesmo com "Mull of Kintyre").

Vcs ainda devem estar incrédulos e achando que sou um anônimo maluco pela minha afirmação sobre a grandeza dos Wings, mas como prova eu tenho uma postagem da Usenet (antiga Internet) do início dos anos 80 (olha que os Wings já tinham terminado, imagina como era nos anos 70).

A postagem mostra vários usuários dizendo o quanto absurdo era as novas gerações saberem que Paul era dos Wings e não saber que era dos Beatles. Deêm uma olhada:

http://groups.google.com/group/net.flame/browse_thread/thread/a9da45380b70c34f/6d63f492e39078e4?q=Favorite+beatle&pli=1

Grande abraço,
Matheus.

João Carlos disse...

Concordo.McCartney ainda é gostoso de ouvir, O II apesar do abuso eletrônico parece meio inacabado mas tem ONE OF THESE DAYS e WATERFALLS.
PS: Quais são as músicas bônus do McCartney ?

Anônimo disse...

Os Wings eram SIM uma bandinha de apoio de McCartney! Denny Laine podia até ser bom músico e só. Linda musicalmente sempre foi péssima!

Edu disse...

JC: a edição de luxo vem com 2 Cds e 1 DVD. O CD 1 é igual. O CD 2 traz as bônus:
1. Suicide [Out-take]
2. Maybe I'm Amazed [From One Hand Clapping]
3. Every Night [Live At Glasgow, 1979]
4. Hot As Sun [Live At Glasgow, 1979]
5. Maybe ''m Amazed [Live At Glasgow, 1979]
6. Don't Cry Baby [Out-take]
7. Women Kind (Demo) [Mono]
E o DVD traz:
1. The Album Story
2. The Beach
3. Maybe I'm Amazed Music Video
4. Suicide [from One Hand Clapping]
5. Every Night [Live at Concert for the People of Kampuchea]
6. Hot As Sun [Live at Concert for the People of Kampuchea]
7. Junk [MTV Unplugged]
8. That Would Be Something [MTV Unplugged]

Valdir Junior disse...

Confesso que fiquei meio desapontado com o conteudo dessas edições de luxo ( a do Band on The Run tambem ), acho que tem muito material que poderia ser incluso aí nestas ´´ CARAS `` edições e que valeriam o nosso suado $$$ ,se eu pudesse falar com o Paul daria uns toques para ele do que colocar nestas edições Remasters.

Anônimo disse...

ANONIMO, creio que só afirma isso pq não conhece muito dos Wings. Ouça Band On The Run, Venus and Mars, Red Rose Speedway que conhecerá melhor e saberá que é uma banda completa.

Linda é excelente como música. Faça um teste: tente ouvir só o piano dos Wings e o vocal de Linda. Vc verá como ela é boa.

Denny Lane não é só bom músico, senão não teria sido chamado pra banda e nem teria composto No Words.

Grande abraço pra vcs do blog, prometo sair do anonimato daqui a pouco,
Matheus.

Anônimo disse...

Nossa! Que cara chato! Só fala merda!

Anônimo disse...

Deixou esse comentário passar, Edu?

Quanto ao anônimo: a defesa mais fácil é atacar os outros. Se tivesse algo a dizer e soubesse sobre o assunto, teria argumentado sem xingar ninguém.

Abraço,
Matheus.

Danielle Starkey disse...

McCartney II é meu álbum preferido do Paul!!!