sexta-feira, 17 de junho de 2011

A ARTE MÁGICA E POP DE PETER BLAKE

Sir Peter Blake, 79 anos, foi um dos pioneiros da cena pop-art britânica em finais dos anos cinquenta e sessenta. Mais conhecido pela criação da capa do álbum de 1967 dos Beatles Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, pela qual recebeu apenas 200 libras, ele também desenhou a capa de 1984 da Band Aid o single "Do They Know It's Christmas e em 2006 do Oasis Greatest hits - Stop The Clocks.
Peter Blake nasceu em 1932 em Dartford, Inglaterra. Estudou no Gravesend Technical College and School os Art e dois anos mais tarde, estudou artes gráficas no Royal College of Art. Posteriormente foi professor em Royal College of Art em Londres e em St. Martin’s School of Art. Desde estudante que a sua obra reflecte um grande interesse pela arte popular e floclore, as suas obras revelam uma pintura muito naturalista, contendo elementos autobiográficos, optando por uma técnica de construção e desconstrução da imagem e integração de inúmeras colagens.
Entre 1956 e 1957 viajou com uma bolsa Leverhulme para estudar arte popular pela Holanda, Bélgica, França, Itália e Espanha, durante a qual recolheu material iconográfico que viria a utilizar nas suas colagens posteriormente.
De 1969-1979 foi membro da Brotherhood of Ruralists. Em 1981 tornou-se membro da Royal Academy de Londres. Após o seu realismo inicial juntou-se a Hamilton tornando-se uma das figuras chave da Pop Art em Inglaterra.
Peter Blake antecipou-se aos artistas pop de Nova York, como Roy Lichtenstein e Andy Warhol. Regressou a Londres ewm 1979, cidade onde actualmente reside e trabalha. Foi nomeado Cavaleiro do Império Britânico em 2002, ele vive em Londres com sua segunda esposa, Chrissy.

4 comentários:

LSelem disse...

Edu, meu caro, depois de quase 1 mes perambulando pelos EUA, retorno pra base. Fiz três coisas muito legais ligadas ao nosso baú: curti o Abbey Road on the river em Louisville (KY); assisti o show do Brian Wilson no Blue Note Jazz Festival em NY; e o musical em homenagem as Shirelles na Broadway (Baby it's you). Foi o máaaaximo!!! Beijão

João Carlos disse...

Parabén EDU! Post esbanjando categoria...e informações fundamentais.Até aqui jamais contemplara absolutamente nada desse artista genial e muito menos detalhes de sua trajetória artística precursora.Até hoje,Blake era o cara que fez a capa do Pepper e só.Mas quem tem o BAÚ não fica na mão!

PS: Dra.Selem adora nos matar de inveja! KKKKKKK!

Edu disse...

Welcome back, Lara my dear! Espero que veja todas as postagens publicadas enquanto estava fora.

LSelem disse...

Ja comecei a ler... quanta coisa boaaaa!!!! Beijao