O Festival de Música Pop Internacional de Monterey aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967 na Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (do The Mamas & the Papas) e o publicitário Derek Taylor; entre os membros da comissão do festival estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys.
Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada à instituições de caridade. Mais de 200,000 pessoas compareceram ao festival, que é considerado como o começo do "Verão do Amor" dos hippies. Monterey foi a primeira apresentação nos EUA de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney) e do The Who, sendo também a estréia para a grande público de Janis Joplin e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois).
Muitos executivos de gravadoras estavam na platéia, e a maioria das bandas ganharam contratos de gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram notados por sua não-aparição -- os Beach Boys não puderam comparecer devido à problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas em 1966. Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo, e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente Woodstock. O festival também foi tema de um aclamado documentário por D. A. Pennebaker, intitulado Monterey Pop.
Que se apresentou no festival?
The Association, The Paupers, Lou Rawls, Beverly, Johnny Rivers, Eric Burdon & The Animals, Simon and Garfunkel, Canned Heat, Big Brother and the Holding Company, Country Joe and the Fish, Al Kooper, The Electric Flag, Quicksilver Messenger Service, Steve Miller Band, The Electric Flag, Moby Grape, Hugh Masekela, The Byrds, Laura Nyro, Jefferson Airplane, Booker T. & the MG's, Otis Redding, Ravi Shankar, The Blues Project, The Group With No Name, Buffalo Springfield, The Who, The Jimi Hendrix Experience, Grateful Dead, Scott McKenzie e The Mamas & The Papas. No site 1967 - O Ano da Psicodelia, tem os links para download dos dois álbuns. O link é: http://1967psycho.blogspot.com/2007/06/monterey-pop-festival-coletnea.html
Para encerrar, The Mamas And The Papas, pela 1ª vez aqui no Baú com o megasucesso "California Dreamin". Abração!
4 comentários:
Edu,
Se for de interesse deixo aqui o download do festival:
http://www.megaupload.com/?d=NN6JUWY0
http://www.megaupload.com/?d=CEQN9I2D
http://www.megaupload.com/?d=D6XHO8ZH
Espero que gostem.
Gostaria de poder ter estado lá quando tudo isso aconteceu !
Uma grande Utopia nascia alí !!!!
pena que morreu em Altmont com o show dos Stones (não por culpa deles ).
O som desse velho computador sumiu.Já fiz de tudo.Acho que é na saida pois botei o fone de ouvido e nada. Por isso não posso ouvir nem comentar (é claro) sobre os vídeos.
Edu porque você nunca postou nada sobre a banda Casa das Máquinas? Pra mim a melhor banda de rock nacional que já existiu. Casa das Máquinas é puro rock nas veias. É ou não é Edu?
Postar um comentário