quinta-feira, 8 de março de 2012

BACK TO THE EGG - HISTÓRICO ADEUS - EXCELENTE


A última empreitada do Wings une em estúdio os maiores astros da música pop mundial trabalhando em um novo conceito criado por Paul: a orquestra do rock.
Sempre em busca da fuga da rotina, o Wings volta a trabalhar em um estúdio especialmente instalado nas dependências de um castelo medieval localizado na bucólica região de Kent, na Inglaterra. Antes de empenharem-se na produção de seu novo (e, definitivamente, último) LP, a nova formação da banda, com Steve Holly (bateria) e Laurence Juber (guitarra), trabalharia nas canções Same Time Next Year e Did We Meet Somewhere Before?, compostas para a trilha sonora dos filmes Tudo bem no ano que vem e O céu pode esperar, respectivamente.
Embora as músicas tenham sido elogiadas pela crítica, ambas seriam rejeitadas pelos produtores cinematográficos. Após ensaiarem e gravarem as primeiras faixas de Back To The Egg — um título sugerido por Linda - no estúdio Spirit of Ranachan, na Escócia, os trabalhos continuaram no Lympne Castle, em Kent e no estúdio Abbey Road, onde o principal evento das sessões se desenrolaria nas gravações.
Back To The Egg foi inicialmente planejado como um projeto que englobasse algumas das tendências do final dos anos 70, como o punk e o som progressivo do Pink Floyd.
De fato, o LP acabaria apresentando diversas faixas vanguardistas, como Reception e The Broadcast - música que seria sugerida por David Bowie como o primeiro compacto a ser lançado para a promoção do álbum (eventualmente, uma escolha que não entraria nos planos de McCartney por razões comerciais).
No dia 3 de outubro de 1978, o Wings recebeu a visita de astros pop como David Gilmour (Pink Floyd), John Boham e John Paul Jones (Led Zeppelin), Pete Townshend (The Who), Gary Brooker (Procol Harum) para a gravação de RockestraTheme — um instrumental especialmente composto para uma orquestra. Só que a orquestra em questão não traria violinistas ou músicos eruditos, mas roqueiros de categoria sendo regidos de forma "dramática" por McCartney. Após o registro de Rockestra, o supergrupo trabalharia em So Glad To See You Here. O final da canção foi registrado no estúdio Replica — uma cópia do Studio 2 de Abbey Road construída no sótão do escritório da MPL, no bairro do Soho, em Londres. Nesta locação, McCartney teve a ideia para a gravação de Goodnight, Tonight e Daytime Nighttime Suffenng, faixas incluídas em um compacto que lideraria a promoção de Back To The Egg.
Após providenciar os toques finais no LP em julho de 1979, o Wings voltaria a ensaiar canções para sua próxima turnê — fadada a ser a última — iniciada em novembro. "A New Wave estava acontecendo no cenário musical, e pensamos: por que não inventamos a Permanent Wave (Onde Permanente, ao invés de Nova Onda)? A verdade é que nos influenciamos pelo estilo, e decidimos fazer algo inspirado naquilo. Sobre as vendas do álbum, o que aparentemente seria "saudável" para muitos, não foi aquilo que estávamos esperando", reflete Paul McCartney.
Gravado em quatro locações diferentes, Back To The Egg teve sua produção iniciada em junho de 1978 no estúdio Spirit of Ranachan, na Escócia, onde as bases rítmicas de To You, Again, Again and Again, Arrow Through Me, Winter Rose, Spin It On, Old Siam, Sir, Maisie (instrumental composto por Laurence Juber), e uma versão diferente da incluída no LP de Love Awake. No final de julho, a banda se mudou para o castelo Lympne, em Kent, acompanhada por Chris Thomas, que cuidaria da produção do disco. Thomas, a propósito, voltaria a trabalhar com McCartney após dez anos. A última vez havia sido no Álbum Branco, em 1968.
We're Open Tonight (título original do LP), AfterThe Bali, Million Miles, uma nova versão de Love Awake, e as "colagens", Reception e The Broadcast. Fonte do texto: "Paul McCartney - Todos os segredos da carreira solo" de Claúdio D. Dirani.

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Um dos meus discos preferidos do Paul !!!
Ainda acho quele vai ser mais reconhecido pelas pessoas e até mesmo pelo Paul !!!
Eu considero que ele tem um dos melhores timbres de guitarra e bateria em um disco do Paul e a Rockestra Theme então é o ápice disso !!!
Não vejo a hora dele ser relançado nas próximas edições do " The Paul McCartney Archives " com tudo que tem direito !!

Valeu Edu pelo post !!!!

Magic ALEXXX disse...

Não sei o que dizer amigo a não ser obrigado. PT, saudações!

Edu disse...

Também sou fã. Lembro como se fosse ontem o dia que fui todo feliz comprar o meu. Lá já se vão 33 anos. Putz!

Leonardo Polaro disse...

Excelente matéria Edu,é até redundante lhe parabenizar...
O disco em questão,pra variar,é ótimo. Têm uma diversidade sonora que me agrada bastante.
Meu destaque é ´´daytime nightime suffering´´,adoro !
abraços...

João Carlos disse...

Um dos melhores trabalhos dos Wings. Refinado perde!Ainda hoje em dia soa moderno, atemporal.
PS: Como Beby's Request pode ter passado batido ?