segunda-feira, 19 de março de 2012

O SOM DA MOTOWN - MOTOWN MEETS THE BEATLES

Para quem não é chegado em datas e efemérides, pode achar que hoje é Dia Mundial da Conciência Negra. Não só por esta, mas também pelas outras quatro postagens que a seguem. O negócio foi o seguinte: no sábado de manhã, fui num dos sebos que considero um dos melhores aqui de Brasília e comprei por uma bagatela, 20 LPs originais da Motown com os mais diversos artistas. De forma que passei o fim de semana inteiro ouvindo esses discos. Resultado: hoje de manhã, quando me ví no espelho levei um susto. Tinha virado negão! Brincadeiras à parte, essa é a homenagem do nosso blog preferido a esses incríveis artistas que deixaram sua marca na música pop não só americana, como universal. Espero que gostem. Podes crê, amizade! Ah, o Dia da Consciência negra é 20 de novembro.
A Motown Records é uma gravadora americana, também conhecida como Tamla-Motown, fundada em 1959 por Berry Gordy Jr., na cidade de Detroit, estado americano de Michigan conhecida como "Motor Town", devido às montadoras de automóveis ali instaladas. A Motown ficou famosa por apresentar muitos artistas de qualidade nos anos 60. Também ficou conhecida por seu estilo próprio na época, que era chamado de "The Motown Sound", era um soul característico que se diferenciava pela presença de pandeiros e percussões adicionados aos instrumentos de sopro - alem de enquadrar técnicas de orquestração às suas sessões de estúdio. Outra técnica pouco usada na época que foi aderida pela Motown, era a linha de backvocals que seguiam o estilo "canto-e-resposta", que basicamente repetiam frases inteiras ou alguns versos, originário na música gospel.
Apesar de terem existido músicos negros norte-americanos de grande sucesso antes dos anos 60, incluindo Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, e Chuck Berry, a Motown foi a mais importante lançadora de artistas negros desde seu surgimento até o surgimento do chamado "hip hop". Foi também a primeira a lançar músicas que deixavam de lado o puro e simples lirismo e mergulhavam também em temas socio-políticos.Foi também a criadora dos chamados 'girl groups', como Martha & the Vandellas e The Supremes. Seus artistas eram vestidos, penteados e coreografados de modo impecável, para exibições ao vivo nas tevês e shows. Deveriam, para a gravadora, funcionar como uma espécie de "embaixadores" para outros artistas negros norte-americanos em busca de sucesso.
A maioria dos sucessos da Motown nos anos 60 - destaque para as primeiras gravações de Diana Ross e The Supremes - foi escrita pelo trio de compositores Holland-Dozier-Holland (Lamont Dozier, e os irmãos Brian e Edwin Holland Jr.). Tanto cuidado com a produção deu resultados: de 1961 a 1971 a Motown conseguiu emplacar nada menos que 110 músicas no "Top 10" norte-americano. Para completar o acompanhamento de alguns artistas, a gravadora teve também sua própria orquestra, chamada The Funk Brothers.Entre o maiores sucessos lançados pela gravadora, destacam-se:"ABC", do Jackson Five "You Keep Me Hangin' On", com Diana Ross e The Supremes "What’s Going On", de Marvin Gaye "I Can´t Help Myself" com os The Four Tops e "My Girl", com The Temptations. Outros artistas de peso da gravadora foram: Michael Jackson, The Four Tops, Rick James, Martha Reeves, and the Vandellas, Smokey Robinson, Mary Wells, Jackie Wilson, The Commodors e Lionel Richie, Gladys Knight & the Pips, The Miracles, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Marvelettes, Contours Jr, Walker & The All Stars, Barrett Strong, Eddie Holland, Edwin Starr, Isley Brothers, entre tantos outros.
Até o surgimento do chamado "hip-hop", foi a mais importante lançadora de artistas negros ao mainstream. Além disso foi a pioneira a por a "cara pra bater", erguendo a bandeira de artistas que queriam ser a voz do povo, ou seja, carregavam temas sócio-políticos e, quase sempre, acabavam colocando a poesia em segundo plano. Madrinha de muitos artistas de grande sucesso, como: Jackson Five, Diana Ross, Marvin Gaye, The Temptations e Stevie Wonder, também criaram os "girl groups", com vocalistas femininas, bem representado por Martha & the Vandellas e The Supremes. Contavam também com uma excelente banda de estúdio, os "The Funk Brothers".

MOTOWN MEETS THE BEATLES
Toda banda tem lá suas influências e os Beatles não eram exceção. No início de carreira eles beberam na fonte de Elvis, Buddy Holly, Everly Brothers e outros artistas brancos, por outro lado, a música negra também foi importante para a formação do quarteto. Gêneros como blues, rhythm and blues e soul, que na América eram restritos a audiências brancas, cruzaram o atlântico sendo tocados sem preconceito nas rádios européias e fizeram sucesso. Assim como boa parte da juventude britânica da época, eles adoravam Smokey Robinson & The Miracles, Donays, Fats Domino, etc. Algumas das canções desses artistas eles até fizeram questão de regravar, como Devil in His Heart, Please Mr. Postman, You've Really Got a Hold On Me e Money. Neste tributo, a Motown reuniu alguns destes representantes - que ilustram seu catálogo - para "só" tocar clássicos dos Beatles. É um disco muito bem produzido, indispensável para qualquer amante da boa música.
TRACKLIST:
1. The Supremes - Hard Day's Night (2:22)
2. The Four Tops - Eleanor Rigby (3:06)
3. Stevie Wonder - We Can Work It Out (3:19)
4. Temptations - Hey Jude (3:33)
5. Marvin Gaye - Yesterday (3:27)
6. Diana Ross - The Long and Winding Road (3:27)
7. The Supremes - Come Together (4:11)
8. Syreeta - She's Leaving Home (4:23)
9. The Supremes - You Can't Do That (2:32)
10. The Four Tops - The Fool on the Hill (3:28)
11. The Four Tops - Michelle (3:14)
12. Smokey Robinson & the Miracles - And I Love Her (2:40)
13. Martha Reeves & The Vandellas - Something (2:49)
14. Gladys Knight & The Pips - Let It Be (3:33)
15. Diana Ross - Imagine (3:04)
16. Jr.Walker - My Love (5:08)
17. Edwin Starr - My Sweet Lord (4:09)
18. Barret Strong - Money (That's What I Want) (2:36)
19. Smokey Robinson & The Miracles - You've Really Got A Hold On Me (2:57)
DOWN
LOAD NOW!

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Só Gente boa na Motown !!!
E esse disco é legal pra caramba !!!!

Edu se puder coloca um Greatest Hits da Motown !!!

Abração !!!!

Leonardo Polaro disse...

Oba,o baú voltou....e que disco interessante pra se descobrir...!
Gosto muito dessa galera da soul music (Marvin,Al Green,Barry White,Wonder,Issac Hayes...etc).
Valeu !

João Carlos disse...

Curiosamente Edu, eu achei (e comprei) esse disco com a capa diferente em CD. Biscoito finíssimo!

Leonardo Polaro disse...

Firmeza a foto ´´black beatles´´ !

Bárbara Mesquita disse...

Parabéns pelo post, maravilhoso!!