quarta-feira, 21 de março de 2012

MEET THE RUTLES 2012 - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL!

The RUTLES foram uma invenção do humorista inglês ERIC IDLE após o fim do grupo multimídia (nem existia esse nome na época) MONTY PYTHON. A idéia de uma banda sátira aos Beatles surgiu dentro de um programa criado por ele para a rede de TV londrina BBC chamado "RUTTLAND WEEKEND TELEVISION" que foi ao ar entre os anos de 75 e 76.

A série televisiva contou com 14 episódios, sendo que a aparição dos RUTLES só aconteceu no primeiro capítulo da 2ª temporada, terminando com uma aparição do ex-Beatle George Harrison quando cantou MY SWEET LORD, e voltando para finalizar o programa com uma canção em parceria com o próprio Eric Idle: THE PIRATE SONG - raríssima, mas que a gente confere agora:

George, que era fissurado pelo Monty Python, e já havia financiado alguns projetos como o filme A VIDA DE BRIAN, tornou-se peça-chave no que viria a seguir: a explosão da RUTLEMANIA! O projeto deu tão certo que "The Rutles" acabou virando banda de verdade e obteve ampla projeção depois de uma uma visita de Eric Idle ao programa americano SATURDAY NIGHT LIVE em 1976.

Apoiados pela mente fértil de Eric Iddle e o outro lado da balança, o também genial Neil Innes, o grupo tornou-se sensação após o lançamento do filme "ALL YOU NEED IS CASH", uma escrachada sátira a si mesmos totalmente baseada na história dos próprios Beatles. O "documentário" foi lançado em 1978 e contou com o total apoio do próprio Derek Taylor, executivo dos Beatles. A película acabou lançada tardiamente em vídeo, somente em 83, depois que a coisa toda já havia se diluído.

Tudo, tem início, meio e fim. Então, depois de tanto sucesso, os Rutles finalmente se separaram. Eric Iddle descobriu que era melhor cuidar da própria vida, e deixou o grupo. A formação original, sem a presença de Iddle, rompeu-se logo após o lançamento nos cinemas da autobiografia da banda, mas o projeto seguiu adiante no comando de Neil innes,que sempre foi peça-chave em todas as composições dos Rutles, lançando vários álbuns entre eles o clássico Arqueology, pegando carona no Anthology. Conclusão: THE RUTLES talvez tenham sido mesmo a banda mais BEATLES de todos os tempos.

"Os Rutles são uma lenda. Uma lenda viva. Uma lenda viva que irá viver mais tempo que outras lendas vivas que já morreram. Iremos falar agora sobre a semi-legendaria história dos pre-Fab Four, que fizeram dos anos sessenta o que eles são hoje".

A genialidade por trás dos The Rutles é difícil de ser medida. A banda que fazia uma sagaz paródia dos Beatles foi criada primeiramente como parte de um pequeno quadro na série de comédia britânica "Rutland Weekend Television", mas ganhou fama estratosférica quando lançou em 1978 o mockumentary "All You Need Is Cash", filme que inspirou, por exemplo, o clássico "This Is Spinal Tap", de Rob Reiner, obra que mantém erroneamente o título de precursora do gênero “falso documentário”.

A história é a seguinte: em janeiro de 1959, nas proximidades de Egg Lane, Liverpool, Ron Nasty (Lennon) esbarrou com Dirk McQuickly (McCartney). Depois de Ron pedir para Dirk lhe ajudar a se levantar, os Rutles nasceriam para o sucesso, "que duraria até a hora do almoço". Posteriormente, entraram na banda Stig O’Hara (Harrison) e Barrington Womble (Starr), que foi persuadido a trocar de nome, ficando somente Barry Wom. Houve ainda o quinto Beatle, Leppo (Sutcliffe), que não sabia como tocar seu instrumento, o que dificultava as coisas. Quem já assistiu o rico documentário "The Beatles Anthology", perceberá a perfeição na montagem da cronologia de "All You Need Is Cash". Até parece que os produtores da Apple usuram a paródia como base de seu trabalho.

Eric Idle - antológico membro do Monthy Python - e Neil Innes - famoso criador de paródias britânico e líder da Bonzo Dog Doo-Dah Band - foram os responsáveis pela criação do conjunto fictício. Innes foi quem talhou de maneira incrível todo o repertório do filme, que mescla de maneira estupenda as composições dos Beatles. Estas canções podem ser facilmente consideradas o ponto alto da obra, devido a genialidade mimética envolvida. As melodias são levemente alteradas, notas mudam de tempo, mas enquanto você escuta "Piggy In The Middle", sabe que se trata de "I Am The Walrus", sendo que o mesmo acontece em "Love Life", "Hold My Hand" (com o icônico trecho please, please, hold my hand) e com a trilha do filme "Ouch". Ficamos tentando adivinhar quais músicas estão sendo usadas durante todo o desenrolar da história. Uma curtição.

Talvez a canção mais semelhante seja a épica "Get Up and Go", uma cópia deslavada de "Get Back". John Lennon gostou tanto das músicas do filme que acabou não devolvendo as fitas que recebeu para uma "possível" aprovação. No caso de "Get Up and Go", Lennon disse para Innes ter cuidado com um processo vindo de McCartney. "Você vai ter problemas com essa", profetizou Lennon. Os problemas rolaram e Neil innes teve de afirmar em tribunal que criou as músicas apenas se lembrando vagamente das canções do quarteto de Liverpool.

"All You Need Is Cash" foi dirigido por Gary Weis (na época diretor dos curtas do Saturday Night Live) em parceria com Idle (que roteirizou a obra). Sendo fruto então de uma mistura humorística intercontinental, a fita é fortemente baseada no estilo mambembe de comédia do Monty Python. São gagues absurdas e caricatas, que de tão idiotas literalmente matam de rir, como textos que rolam de forma acelerada pela tela embaralhando o locutor, ou então um jornalista que corre atrás de uma câmera que teima em perdê-lo de vista. Piadas ácidas sobre o tema Fab Four completam o pacote, como Nasty dizendo para um entrevistador surdo que é melhor que "Rod" (Stewart), mas o mesmo acaba entendendo "God". Temos ainda uma Yoko nazista, o show no "Che Guevara Stadium" e muitas, muitas outras loucuras que esculacham e reverenciam o universo beatlemaníaco.

George Harrison esteve envolvido na produção (como sempre) e participa do filme como um repórter que cobre a quebra da Apple. Mick Jagger, Ron Wood, John Belushi, Dan Aykroyd, Paul Simon e Bill Murray são algumas das celebridades que também participam. Os atores por trás da The Rutles são: os já citados Eric Idle e Neil Innes, como Dirk e Nasty (respectivamente), e na cozinha temos John Halsey como Barry e Ricky Fataar como Stig.

No final, "The Rutles: All You Need Is Cash" é uma comédia impagável, que servirá melhor seus propósitos quando assistida por fãs de longa data dos The Beatles. Extremamente indispensável. O último trabalho lançado pela banda foi à coletânea "The Rutles Archaeology", que pegou carona com o "Anthology". Se você não conhece, vai se viciar na Rutlemania, que assim como a Beatlemania, não tem cura.
E, para fechar com chave de ouro, a gente confere agora a melhor de todas: a incrível "GET UP AND GO", que só quem não gostou foi um tal de Paul McCartney. De onde é esse cara mesmo? Abração! I love you Paul. I love them all. I LOVE THE RUTLES!

E para quem quiser rever a postagem sobre o Monthy Python publicada no dia 25 de maio de 2009, o link é: http://obaudoedu.blogspot.com/2009/05/monty-python-vida-de-brian.html

5 comentários:

João Carlos disse...

Muito bom. Post de tirar o fôlego.Para ler e reler com calma! Só faltou um download do Tutles.

PS: Chegou broda!

andrezbeatle disse...

Sensacional! The RUTLES Forever!
PS- Chegou também!

Abração Edu!

Valdir Junior disse...

Fundamental !!!
Maravilhoso !!!

A Melhor imitação dos Beatles !!!

Só faltou um link para as musicas !!

Valeu Edu !!!!

Matheus Felizari disse...

Ano passado, comprei um bootleg chamado "The Beatles ANTHROPOLOGY" e ao fim de cada um dos quatro discos vinha quatro ou cinco musicas dos Rutles. Sinceramente, a primeira vez que eu ouvi, eu não gostei '-' Mesmo. Mas depois de um tempo, é bem interessante =']

João Carlos disse...

It's so hard!