segunda-feira, 3 de novembro de 2014

JERRY MAGUIRE - A GRANDE VIRADA

“Jerry Maguire”, no Brasil “A Grande Virada” é um filme de 1996, do gênero comédia dramática, escrito, co-produzido e dirigido pelo cineasta Cameron Crowe. Estrelado por Tom Cruise, Cuba Gooding Jr. e Renée Zellweger. O filme foi inspirado no agente desportivo Leigh Steinberg, que atuou como consultor técnico na equipe. Foi lançado nos cinemas norte-americanos em 13 de dezembro de 1996, distribuído pela Gracie Films e TriStar Pictures.
“Jerry Maguire”,recebeu críticas muito positivas, elogiando as performances de Tom Cruise, Cuba Gooding Jr., Renée Zellweger e o roteiro. O filme foi um sucesso financeiro, arrecadando mais de $270 milhões em todo o mundo, contra o seu orçamento de $50 milhões. Foi o nono filme de maior bilheteria de 1996. Foi indicado a cinco Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Tom Cruise, com Cuba Gooding Jr. ganhando o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O filme também foi indicado a três Globos de Ouro, com Tom Cruise vencedor de Melhor Ator, e três Screen Actors Guild Awards, com Cuba GoodingJr. vencedor de Melhor Ator Coadjuvante.
O filme conta a história de Jerry Maguire, um agente que cai em desgraça, e que acaba por manter apenas um cliente, um famoso e problemático jogador de futebol. Através desta relação, o filme discute aspectos como amizade, solidariedade e capacidade de mudar. “Jerry Maguire” também mostra como o esporte foi se transformando em "apenas" uma forma de ascensão monetária e social. Há um trecho crucial do filme Jerry Maguire pergunta ao seu único cliente se quando ele começou a jogar, ainda criança, jogava pelo dinheiro. Ou seja, falta o "jogar por prazer, por amor". E foi só aí que Rod Tidwell, seu cliente, joga com paixão e consegue marcar um touchdown.
De uma forma geral, o filme aborda uma das principais problemáticas da sociedade atual - a procura pelo poder e pelo dinheiro. No entanto existe também uma ação paralela que é considerada uma amor típico de Hollywood.
O filme recebeu elogios da crítica, com 85% comentários positivos sobre o filme no Rotten Tomatoes. Em um consenso crítico afirma: "Ancorado por performances impecáveis de Tom Cruise, Cuba Gooding Jr., e Renée Zellweger, bem como direção tenra de Cameron Crowe, Jerry Maguire engrena romance e esportes com brio".14 Cuba Gooding, Jr. ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação de Rod Tidwell, o jogador de futebol americano do Arizona Cardinals football que fica com Maguire. Cruise também foi indicado para Melhor Ator em um papel principal e o filme com papel principal de Renée Zellweger. O filme em si foi nomeado para um Oscar de Melhor Filme, e os membros da equipe foram nomeados para Melhor Roteiro e Melhor Edição da premiação. Em junho de 2010, a Entertainment Weekly nomeou Jerry Maguire como um dos 100 maiores personagens dos últimos 20 anos. Natrilha sonora, só feras: Paul McCartney com “Junk” e “Momma Miss America”; Bob Dylan "Shelter from the Storm”, Evis Presley "Pocket Full of Rainbows"; The Who e muito mais. Vale a pena!
Não deixe de conferir também “VANILLA SKY - OPEN YOUR EYES” publicada em 15 de agosto de 2009.

3 comentários:

Fábio Simão disse...

Este filme passou de sábado para domingo na madrugada e eu assisti novamente. Sempre muito bom.

Valdir Junior disse...

Um Clássico !!!

João Carlos disse...

De fato um clássico!