sexta-feira, 2 de junho de 2017

JOHNNY WEISSMULLER - O 1º TARZAN A GENTE NÃO ESQUECE!


Se o grande Johhny Weismuller, o primeiro Tarzan no cinema, vivo estivesse, estaria completando nada menos que 103 anos.
János Weißmüller nasceu na Romênia em 2 de junho de 1904 e faleceu em Acapulco, México em 20 de janeiro de 1984 com 80 anos. Antes de entrar para o cinema, Weissmuller teve uma carreira excepcional como desportista, tendo conquistado cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Ele estabeleceu 67 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais, sendo considerado um dos melhores nadadores de todos os tempos.
Em 1934 imortalizou no cinema o famoso personagem Tarzan. O cinema transformou Tarzan, já conhecido através dos romances de Edgar Rice Burroughs, em mito conhecido universalmente e Weissmuller fez doze filmes como o homem macaco, celebrizando o famoso e estilizado grito do personagem.

Depois de Tarzan, ele interpretou com sucesso o personagem Jim das Selvas na série do mesmo nome, feita para a Columbia entre 1948 e 1955. Foram dezesseis filmes ao todo, com duração média de setenta minutos cada. Em 1955, a série transferiu-se para a TV, tendo sido feitos vinte e seis episódios de meia hora cada.
Já um pouco envelhecido e mais gordo, Weissmuller tentava dar vida a um personagem atlético e aventureiro, calcado na legendária figura de Tarzan. Esse final melancólico marcou sua despedida das câmaras, tendo retornado apenas em pequenos papéis em dois filmes na década de 1970.
Johhny Weismuller é uma das tantas personalidades que ilustram a capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band que está festejando 50 anos. Ele a aparece como Tarzan entre Ringo e Paul.

5 comentários:

Júlio disse...

Quando eu era criança já gritei muito tentando imitar o tarzan!

Joelma disse...

Legal! Esses Beatles eram geniais

Unknown disse...

Uuuuuuoooooohhhhhhhh! O grito do Tarzan. Era muito bom.

Marcio disse...

Adorava o seriado.

Valdir Junior disse...

Quem nunca imitou o Tarzan??!!
Weissmuller marcou o personagem.. para sempre.