quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

SIR GEORGE MARTIN - O QUINTO BEATLE POR EXCELÊNCIA


De todos os indicados ao almejado título de "Quinto Beatle", ninguém é mais justificável que Sir George Martin, o produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro. Devido a sua importância em relação à produção musical dos discos dos Beatles, é chamado com justiça de “o Quinto Beatle”, em referência ao seu trabalho como produtor de quase todos os álbuns lançados pelos rapazes de Liverpool, incluindo, em 1967, o inovador "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", que lhe trouxe reconhecimento, fama e consagração definitiva na história da música pop. Martin foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com mais de trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e nos Estados Unidos. Se vivo estivesse, estaria completando hoje 93 anos.

George Martin nasceu em Holloway (pequena cidade ao norte da capital Londres) em 3 de janeiro de 1926. Filho de pai carpinteiro, teve uma juventude humilde, sem uma educação musical erudita. Autodidata, aprendeu a tocar piano sem ajuda de mestre, ainda com dezesseis anos de idade. Além do seu trabalho com os Beatles ou com seus ex-integrantes, Martin também foi o produtor de dezenas de artistas, incluindo a banda America. Ele também é um compositor de talento (exemplos são a trilha sonora dos filmes Yellow Submarine, dos Beatles, e Live and Let Die de James Bond.
Em uma carreira de seis décadas, Martin trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias midiáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat. Em reconhecimento por suas contribuições para a música e cultura popular, ele recebeu um título Knight Bachelor em 1996. George Martin faleceu no dia 8 de março de 2016 aos 90 anos, em Londres. Foi casado por mais de trinta anos com Judy Lockart Smith e tiveram quatro filhos, o mais velho, Giles, é o produtor dos álbuns dos Beatles hoje.

4 comentários:

Enzo disse...

George Martin era o gênio por trás dos gênios!! Sem o Epstein os Beatles nem famosos seriam, mas sem George Martin eles não teriam atingido o clímax sonoro..

Edu disse...

Opinião é opinião.

Dani disse...

Encontro de gênios, nada poderia dar errado.

Joelma disse...

Brian Epstein tem o lugar cativo dele. Mas, com George Martin, os Beatles alcançaram vôos mais altos.
Merecido o título.