quinta-feira, 17 de março de 2011

THE BEATLES - HELP!

Assim que seguiu carreira solo nos anos 1970, John muitas vezes se referiu a "HELP!" com uma de suas canções prediletas dos Beatles. Ele dizia gostar dela por ser "real". Seu único arrependimento era que, por questões comerciais, eles a tivessem transformado de uma canção à moda Dylan para uma nova canção alegre dos Beatles. "HELP!" foi escrita como Paul na casa de John em Weybridge, Kenwood, em abril de 1965. A letra era uma reflexão franca sobre a insegurança de John. Ele estava comendo e bebendo muito, tinha engordado e se sentia encurralado pela fama. A canção, ele admitiu depois, realmente era um pedido de ajuda, apesar de ter sido escrita sob encomenda para o filme. "Eu precisava de ajuda. A música era sobre mim". Colocar seus sentimentos no cerne de uma música era a consolidação da autoanálise que sempre estivera à espreita, mesmo em suas canções que pareciam inocentes. A única diferença era que ele agora admitia que a fama, a riqueza e o sucesso tinham aumentado sua anciedade, em vez de diminuí-la. No auge do estrelato pop, John começava a olhar com nostalgia para o que tinha passado a ver como dias mais simples na Menlove Avenue. A idealização de sua infãncia é um tema que apareceria mais e mais em suas composições. Maureen Cleave, a jornalista de Londres que ajudou na letra de "A Hard Day's Night", achava que John deveria começar a usar palavras com mais de uma sílaba. "HELP!" foi a primeira tentativa séria de fazer isso, e ele conseguiu fazer "self-assured", "appreciate" e "insurance" caberem na música. De todos os vídeos que já coloquei aqui nesses quase três anos, "HELP!" é de longe o campeão. Já apareceu 12 vezes. Não é à toa. "HELP!" foi a música que me "ligou" na tomada. E eu amo muito tudo isso! Senhoras e senhores: and now... HERE THEY ARE! THE BEATLES!!!

6 comentários:

Valdir Junior disse...

Concordo com você Edu , essa musica representa muito o que são os Beatles, apesar de John não gostar da gravação , acho que ela é tão importante quanto Like a Rolling Stone do Dylan foi no mesmo ano ou seja marcaram um momento de transição do que era a musica pop e Rock da época com uma letra com muito mais conteudo e urgência.

Um abraço e Hare !!!!

João Carlos disse...

Apenas acho que John se equivoca com relação ao arranjo,certamente pensando em Dylan (as letras profundas deveriam está sobre uma cadência lenta,tipo toada) e talvez não percebesse que estava lançando uma semente: o rock pode falar de tudo.E muita gente pegou o gancho à partir dai.O próprio Lennon mesmo.
PS: Lembro que ainda garoto me espantei ao conhecer o conteúdo profundo da letra e achei fantástico.

RafaCruz disse...

Edu, sempre gostei muito dessa música "Help!" mas vou admitir (sem comentários) que antes de ser beatlemaníaca vivia cantando a música mas não fazia a mínima ideia que era dos Beatles, a mesma coisa com a música "Twist and Shout", quando comecei a me interessar pela banda e ouvi essas música pensei "ah tá, agora sei de quem são essas músicas", até fiquei meio envergonhada de não sabe que elas eram cantandas pelos Beatles kkk

Bjs
Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com

Alysson disse...

Acho muito legal mesmo falar sobre essa música. O "estilo Bob Dylan" apareceria em "You´ve got to hide your Love Away" do álbum homônimo. A música mesmo sendo "alegre" ao ponto de vista de Lennon é profunda e nos remete à nostalgia que nos pega da mesma forma, mesmo não sendo famosos.

Leonardo Polaro disse...

Para c ter uma idéia d como seria ´´Help´´ ao estilo Dylan, vale ouvir uma versão da mesma do grupo Britânico Oasis, ao vivo.
Pra mim, Noel Galagher mandou muito bem !

Edu disse...

Oasis??? Puta que pariu! Foi longe, hein, meu caro! Ecaaaaa!!!!