sábado, 12 de março de 2011

THE BEATLES - ROCK AND ROLL MUSIC

Pode-se dizer com certeza, que 1976 foi quase “o ano da volta dos Beatles”. O empresário Sid Bernstein fez uma proposta milionária para que eles se reuníssem de novo, e a EMI lançou todos os LPs e compactos novamente. Além de um monte de coletâneas bobas que viriam depois (Love Songs, Ballads, Reel Music, etc.) ROCK AND ROLL MUSIC foi a primeira delas.
Em janeiro de 1976, os 9 anos de contrato dos Beatles com a EMI expirou. Assinado em 1967, deixava com a EMI os direitos de lançar qualquer disco dos Beatles, além de relançar quando bem entendesse toda a sua discografia. 'Rock'n'Roll Music' foi o primeiro desta nova safra, e a primeira coletânea a abordar um só tema (Rock and Roll) num disco dos Beatles. Este álbum duplo, de capa dupla, idealizado por Roy Kohara e ilustrado por Ignacio Gomes, provocou polêmicas entre os fãs mais conservadores que compravam qualquer coisa "nova" dos Beatles (como eu mesmo), afinal, o que estariam fazendo na capa interna do disco, o desenho de vários ícones americanos num disco de um grupo de rock inglês? Para mim, isso era até compreensível. Mas o pior é que eu achava a capa horrível. Hoje, relembro com saudade e passei até a gostar dela. Das 28 músicas, 20 são da fase 63/66, e 8 são covers. É de se estranhar também porque músicas como 'Got To Get You Into My Life' (um Soul) e 'The Night Before' (bem mais pop do que rock) neste disco de rock. Por que não 'I´ve Got a Feeling' ou 'One After 909' ou 'Everybody's Got Something To Hide except me and my monkey '? Estanhamente, a versão de 'Get Back' não é a completa do Single, mas a do álbum Let it Be, produzida por Phil Spector. As 4 músicas do EP "Long Tall Sally" aparecem aqui em estéreo, assim como 'I´m Down". Como iria se repetir nos lançamentos dos próximos anos, a EMI apenas repetiria músicas já lançadas em coletâneas pouco imaginativas. Mas apesar disso, 'Rock'n'Roll Music' alcançou o 10º lugar em vendagens em 19 de junho de 1976.

DISCO 2:

7 comentários:

João Carlos disse...

Assino embaixo o texto do EDU.Lembro que na época o que achei chato foi manter a imagem dos Beatles tpo Jovem Guarda porque na época os garotos de 15/18 anos não sacavam maravilhas como Abbey Road etc.Mas como bem frisou o post o repertório fixou-se numa "fase" e assim tanto a capa como a ilustração interna ficaram bonitas e coerentes.
PS: Não comprei o duplo na época por isso e por não ter as músicas que Edu citou.

Valdir Junior disse...

Infelizmente este disco foi muito mal planejado pela EMI ,os Beatles não se envolveram no projeto e isso comprometeu a qualidade do projeto , com relação a capa o John na época disse que se tivesse sido consultado ele teria feito um desenho bem melhor para o disco.
Quando eu estava aos poucos comprando meus discos para completar minha coleção este disco ficou de fora porque era uma coletanea e aparentemente não havia nada de novo alí ( recentemente descobri que George Martin havia feito uma nova remixagem das musicas e eliminou alguns ruidos, coisa que a EMI inglesa ficou horrorizada com isso, quando o disco saiu no Reino Unido não foi usada esta nova Remixagem , que ficou restrita só aos USA ).Apesar disso Edu concordo com você , a capa hoje dá uma certa nostalgia , pois quando chegava nas lojas de discos ele sempre estava lá, sem falar que como encarte de meus discos tinha aquele evelope ´´ the Beatles Collecton `` com todas as capas de discos lançadas até 1977 e o R´N´Music tava lá.
Quem sabe eles ainda não lançam uma nova edição desse disco com um repertorio mais Rock e com versões diferentes das já lançadas e quem sabe alguma inédita , material é que não falta !!!!

Abraços e Hare Krishna a todos !!!

Alysson disse...

Tenho o disco, comprado não há muito tempo. Não tenho tantas críticas a fazer sobre a coletânea. Talvez sobre o propósito sim, mas se levarmos em conta a tentativa massiva da volta dos Beatles, é um ótimo álbum.

E. SANCHES disse...

Amigo
Tenho este Vinyl Origianl zerado.
Gostaria de conseguir o CD dele.
Saberia informar se alguém tem um link de download limitado disponível pra baixá-lo.
de.sanches@hotmail.com

SAZ disse...

LINK QUEBRADO. POR FAVOR, ARRUME!

Edu disse...

Rsrsrs... Não é bem assim que as coisas funcionam, meu caro!

Anônimo disse...

Acredito que o desenho interno se refere que os Beatles bebiam da vertente americana com relação a música!! Só covers made in USA !! Acredito que seja isso, mas claro se os Fabs tivessem sido consultados?!