terça-feira, 1 de março de 2011

HELEN SHAPIRO - WALKING BACK TO HAPPINESS

Helen Shapiro Kate nasceu em 28 de setembro de 1946. Foi uma popular cantora inglesa no início dos anos 1960. Seus dois maiores sucessos no Reino Unido foram "You Don't Know" e "Walkin' Back to Happiness". Helen Shapiro nasceu no Hospital Bethnal Green no bairro de mesmo nome em Londres. Sua infância foi passada em uma casa no bairro em Hackney, onde frequentou a escola "Clapton Park Comprehensive School" até 1961. Seus avós eram imigrantes judeus russos e seus pais, operários numa indústria de confecções. Sempre incentivaram a música em sua casa (a jovem Helen teve de ir na casa de um vizinho para ouvir seu primeiro single! - (lenda - daquelas criadas por Epstein!). Ainda criança, Shapiro tocou banjo e fez dupla com seu irmão Ron, ocasionalmente, num grupo juvenil de jazz. Ela tinha um timbre profundo em sua voz incomum para uma menina. Com dez anos de idade, Shapiro foi cantar no grupo "Susie and the Hula Hoops", uma banda da escola que incluia Marc Bolan (então Marc Feld) como guitarrista. Aos 13 anos, começou a fazer aulas de canto na "The Maurice Burman School Of Modern Pop Singing", em Baker Street, Londres. Dessa escola, já havia saído uma cantora chamada Alma Cogan. E foi através dessa escola que chegou até a Columbia Records. Um homem chamado John Schroeder, gravou uma demo de Shapiro cantando "Birth of the Blues".
Em 1961, com catorze anos, teve seu primeiro hit no Reino Unido "Don't Treat Me Like A Child" que chegou ao nº 3 das paradas e em seguida, emplacou mais dois hits que foram nº 1, "You Don't Know" e "Walkin' Back to Happiness". Em 1962, conseguiu um 2 º lugar em com "Tell Me What He Said", conseguindo que seus primeiros quatro primeiros singles entrassem no top 10 inglês. A maioria de suas sessões de gravação foram nos estúdios da EMI em Abbey Road.
Antes de completar dezesseis anos, Shapiro era a cantora teen preferida da Inglaterra. A primeira turnê nacional Beatles foi no final do inverno / início da primavera de 1963, juntamente com Helen Shapiro. Durante o decorrer da turnê, eles conseguiram seu primeiro sucesso nas paradas e John Lennon e Paul McCartney escreveram a canção "Misery" destinada para ela, mas estranhamente, Shapiro não gravou a música. Ela também ouviu em primeira mão o sucesso "From Me To You", que logo estaria bombardeando todas as rádios do país!

No final da adolescência, sua carreira como cantora pop estava em franca decadência. Com a nova onda da "beat music" e com o aparecimento de novas cantoras como Cilla Black, Sandie Shaw e Lulu, o estilo de Shapiro se tornara antiquado. Então, ela adotou um estilo "meio cabaret" passando a fazer shows em clubes de operários nos arredores de Londres. Seu último show teve lugar no "Senado Peterlee's Club" em 6 de maio de 1972, quando anunciou que estava desistindo da vida no show business. Mais tarde, apareceu como intérprete de musicais de teatro, e adotou um estilo mais jazz. Nos últimos anos, tornou-se uma cantora gospel. Também trabalhou com atriz e desempenhou o papel de Nancy, no musical de Lionel Bart, "Oliver"! no West End de Londres e apareceu em várias novelas da televisão britânica, em especial "Albion Market", onde interpretou uma das personagens principais até o momento em que foi retirado do ar em agosto de 1986.
Em agosto de 1987, Shapiro tornou-se evangélica. Ela lançou quatro álbuns, desde então, todos em louvor ao Messias. Aposentou-se do show business definitivamente, no final de 2002 para se dedicar somente na divulgação do evangelho. É casada com John Judd, um ator com diversos papéis na televisão britânica e do cinema. Reside em Kent. Sua autobiografia, publicada em 1993, foi intitulada "Walking Back to Happiness".

15 comentários:

Edu disse...

Abração João Carlos!

ANA C. disse...

A cantora Cilla Black já apareceu aqui no blog?

Edu disse...

Já sim, Ana. Na verdade não foi uma postagem sobre ela e sim sobre o som de liverpool. Confira no link: http://obaudoedu.blogspot.com/2009/12/mersey-sound-o-som-de-liverpool-beatles.html

João Carlos disse...

Eita Bauzinho competente! Saiu melhor que a "encomenda".Valeu Edu!E aquele abraço!

João Carlos disse...

Só agora vi o vídeo.SENSACIONAL.Um achado.Cara,que voz bonita e ela tinha atitude!
PS: E era bem novinha!

Edu disse...

Rsrsrs! Os Beatles eram doidos para "papar" a bichinha! Poor Beatles!

Lucy Diamond disse...

Por que Paul não aparece no vídeo?

Edu disse...

Segundo o livro de Bob Spitz "The Beatles - A Biografia", Paul não aparece no vídeo porque ainda estava no camarim. Aham!

Edu disse...

JC: O que é seu está guardado. Quando eu for na "cidade", coloco no correio. Minha vida é dura, meu amigo!

Edu disse...

e puro rock and roll!

João Carlos disse...

RsRsRs ah ai também tem o "ir à cidade" (ir ao centro da cidade) tal qual aqui em Recife.Aliás nesse período de semana PRÉ ir à cidade é um inferno.Blocos,troças,montagens de som etc e num centro antigo,cercado por rios,ficam as pontes e ruas estreitas.Loucura.

KRÜGER disse...

Estilosa a mulher... acho que o Paul brincou naquele jardim...

KRÜGER disse...

Quer dizer que agora ela faz parte da tribo de Jah?

Unknown disse...

Ah... Deu ciúmes daquela foto dela dançando com o John.

Unknown disse...

Ela era afim do lennon