quarta-feira, 6 de agosto de 2014

THE BEATLES - ACROSS THE UNIVERSE - 2014

“Across The Universe”, é a canção mais antiga do álbum LET IT BE, foi gravada em fevereiro de 1968 e chegou ao público pela primeira vez em um álbum beneficente para o WWF (World Wildlife Fund) em dezembro de 1969: “No One's Gonna Change Our World”. As bases de Across The Universe foram gravadas em 4 de fevereiro, John Lennon não ficou satisfeito e tentou por vários takes seguidos. Paul McCartney o convenceu a chamar duas fãs para fazerem backing: a brasileira Lizzie Bravo e Gayleen Pease, que passavam dias acampadas na porta do estúdio para para ver os Beatles, falar com eles e tirar fotos. Mas essa é outra história.Across The Universe foi mixada em mono e colocada de lado enquanto o grupo lançou como single as canções "Lady Madonna" e "The Inner Light". Depois do retorno à Índia, o grupo resolveu gravar algumas canções compostas lá e "Across the Universe" permaneceu engavetada. Spike Milligan ouviu e sugeriu que ela fosse lançada como parte do álbum que ele estava organizando pela World Wide Fund for Nature. Os Beatles concordaram com a proposta e a canção foi mixada em estéreo pela primeira vez por George Martin. Para o álbum da 'wildlife' foi acrescentado efeitos sonoros de pássaros no início e no final da canção. Depois de acrescentados os efeitos, foi acelerada de forma que mesmo com os sons dos pássaros continuasse quase com o mesmo tempo. Para o álbum LET IT BE, Glyn Johns remixou-a dando um tratamento acústico e corrigindo a velocidade. Não importa de qual forma: se é mono, se é estéreo, se é mais longa, se é mais curta. O que importa, para mim, é que é uma das minhas músicas preferidas dos Beatles. “Mais um original de Lennon & McCartney”.


O ábum "No One's Gonna Change Our World" é um disco bacana. Inofensivo... está fora de catálogo há muitos, muitos anos. O LP original, hoje em dia é uma raridade e ítem de colecionadores. Eu não tenho o bichão. Tenho um CDzinho que comprei num sebo pelo preço de banana que o dono - um velho gordão - fez na hora. Tipo 5 reais.

7 comentários:

Matheus Felizari disse...

Então você tem esse álbum, Edu? É um CD interessante ou só bacana e inofensivo mesmo?

Edu disse...

Tenho sim, Matheus. E esse CD já esteve aqui para download há muito, muito tempo. É interessante pelo nível dos artistas que participam. Mas é bacana e inofensivo também. Com sorte você acha o link na internet. A propósito: vou na cidade amanhã e remeto sua encomenda. Ok? Desculpe o atraso.

João Carlos disse...

Eu baixei aqui. Mas bem disse Edu, a melhor versão de Across são todas.

João Carlos disse...

Eu baixei aqui. Mas bem disse Edu, a melhor versão de Across são todas.

Fábio Simão disse...

Across the Universe é muito, mas muito..... (BOA!)

Valdir Junior disse...

Across the Universe, qualquer coisa que eu diga ,alem de EU ADORO, é irrelevante !!

Matheus Felizari disse...

Tudo bem, Edu! (: