sábado, 23 de agosto de 2014

UMA BANDA CHAMADA "PILOT" - MAGIC

O “Pilot” foi uma banda de Rock/Pop, formada em 1973 em Edimburgo , na Escócia pelos ex-membros dos Bay City Rollers , David Paton e Billy Lyall. Com o baterista Stuart Tosh , a banda gravou várias demos entre 1973 e 1974, assinaram um contrato com Nick Heath e Tim Heath, filhos de bandleader britânico Ted Heath , e John Cavanagh. No devido tempo, assinaram um contrato de gravação em todo o mundo com a EMI Records. Após a gravação de seu álbum de estreia, “Pilot” , o guitarrista Ian Bairnson (que havia tocado no álbum como um músico de sessão) se juntou à banda permanentemente.
O single de 1974 " Magic" de seu primeiro álbum, produzido por Alan Parsons e escrito por Paton e Lyall, chegou a # 11 no Reino Unido e # 5 nos Estados Unidos. Vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro pela RIAA em agosto de 1975. A canção "January" fez grande sucesso no Reino Unido, garantindo o primeiro lugar no UK Singles Chart em 1 de Fevereiro 1975, ficou no número um por três semanas. (Ele também foi número um na Austrália, onde permaneceu por oito semanas.) No entanto, o grupo não conseguiu chegar ao Top 30 novamente. O arranjador de "January", Andrew Powell , passou a gravar Kate Bush , e ambos Paton e Bairnson tocaram em seu álbum de estréia, The Kick Inside , que incluiu " Wuthering Heights ". Outros singles da banda com sucessos foram "Call Me Round" e "Just a Smile" (ambos 1975). Em 1977, apenas Paton e Bairnson foram deixados do quarteto original e eles gravaram o último álbum do Pilot (o apropriadamente intitulado “Two's a Crowd” (Dois de uma multidão). Em 1978, todos os membros do Pilot haviam começado outros projetos, nomeadamente Tosh, Paton e Bairnson que se tornarem membros do Alan Parsons Project , e Tosh também foi trabalhar com 10cc. Lyall morreu de causas relacionadas com a AIDS em 1989.

9 comentários:

Fábio Simão disse...

Não conhecia, o som é bem agradável.

João Carlos disse...

Eu os conheci via a primeira rádio FM de Recife, a Transamérica com a música CANADÁ! Foi um estouro.

Mateus Eduardo disse...

como soube dessas informações ?

Mateus Eduardo disse...

pena que billy lyall morreu de aids T-T era um bom cantor

Mateus Eduardo disse...

tam paton falo que ele é gay

Unknown disse...

Tanta banda e sons bom para serem redescobertos e tanta gente por aí ouvindo sub-músicas...
Lamentável...

Anônimo disse...

Também os conheci através da música Canadá, que foi incluída em uma coletânea da Som Livre chamada Excelsior a Máquina do Som, juntamente com Dancing Queen do ABBA e Daddy Coll, do Boney M.

Murilo disse...

Cara, o wikipédia cita estas músicas como
sucessos da banda mas, nem se comparam as cançoës - Canada- e - Get up and Go.
Escutem galera...duas super baladas.

Paulo disse...

Finalmente. Procurei durante vários anos esta música, sem referências. Curti demais. Agora posso vou enviar para meus irmãos também. Obrigado.