sábado, 23 de agosto de 2014

UMA BANDA CHAMADA "PILOT" - MAGIC

O “Pilot” foi uma banda de Rock/Pop, formada em 1973 em Edimburgo , na Escócia pelos ex-membros dos Bay City Rollers , David Paton e Billy Lyall. Com o baterista Stuart Tosh , a banda gravou várias demos entre 1973 e 1974, assinaram um contrato com Nick Heath e Tim Heath, filhos de bandleader britânico Ted Heath , e John Cavanagh. No devido tempo, assinaram um contrato de gravação em todo o mundo com a EMI Records. Após a gravação de seu álbum de estreia, “Pilot” , o guitarrista Ian Bairnson (que havia tocado no álbum como um músico de sessão) se juntou à banda permanentemente.
O single de 1974 " Magic" de seu primeiro álbum, produzido por Alan Parsons e escrito por Paton e Lyall, chegou a # 11 no Reino Unido e # 5 nos Estados Unidos. Vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro pela RIAA em agosto de 1975. A canção "January" fez grande sucesso no Reino Unido, garantindo o primeiro lugar no UK Singles Chart em 1 de Fevereiro 1975, ficou no número um por três semanas. (Ele também foi número um na Austrália, onde permaneceu por oito semanas.) No entanto, o grupo não conseguiu chegar ao Top 30 novamente. O arranjador de "January", Andrew Powell , passou a gravar Kate Bush , e ambos Paton e Bairnson tocaram em seu álbum de estréia, The Kick Inside , que incluiu " Wuthering Heights ". Outros singles da banda com sucessos foram "Call Me Round" e "Just a Smile" (ambos 1975). Em 1977, apenas Paton e Bairnson foram deixados do quarteto original e eles gravaram o último álbum do Pilot (o apropriadamente intitulado “Two's a Crowd” (Dois de uma multidão). Em 1978, todos os membros do Pilot haviam começado outros projetos, nomeadamente Tosh, Paton e Bairnson que se tornarem membros do Alan Parsons Project , e Tosh também foi trabalhar com 10cc. Lyall morreu de causas relacionadas com a AIDS em 1989.

14 comentários:

Fábio Simão disse...

Não conhecia, o som é bem agradável.

João Carlos disse...

Eu os conheci via a primeira rádio FM de Recife, a Transamérica com a música CANADÁ! Foi um estouro.

Anônimo disse...

como soube dessas informações ?

Anônimo disse...

pena que billy lyall morreu de aids T-T era um bom cantor

Unknown disse...

Tanta banda e sons bom para serem redescobertos e tanta gente por aí ouvindo sub-músicas...
Lamentável...

Anônimo disse...

Também os conheci através da música Canadá, que foi incluída em uma coletânea da Som Livre chamada Excelsior a Máquina do Som, juntamente com Dancing Queen do ABBA e Daddy Coll, do Boney M.

Murilo disse...

Cara, o wikipédia cita estas músicas como
sucessos da banda mas, nem se comparam as cançoës - Canada- e - Get up and Go.
Escutem galera...duas super baladas.

Paulo disse...

Finalmente. Procurei durante vários anos esta música, sem referências. Curti demais. Agora posso vou enviar para meus irmãos também. Obrigado.

otoniel disse...

curto a banda desde o primeiro lançamento e hoje curtindo watchin you com David Paton e sua esposa desde os anos 70.

Unknown disse...

Canadá e get up and go foram os maiores sucessos desse grupo.
Talentosos. Kate Bush e Alan Parsons Project são frutos dos ex integrantes do Pilot.

Dora Canaver disse...

Sou fã do Pilot desde os anos 70, graças a internet hoje posso falar com david Paton que é meu amigo no facebook, fiz um site com tudo o que encontrei dele quem quiser ver é esse link
http://davidpaton.wordsinthewind.com.br/

Dora Ca naver disse...

Gostaria de atualizar o comentário que deixei em dezembro, o site que fiz pra David Paton é : www.davidpatonfansite.com no site tem todas as músicas com as letras, os links dos vídeos, e os trabalhos dele com outros artistas.

MARCOS disse...

Também conheço CANADA, via disco "excelsior a máquina do som 5)

TOMAS DE AQUINO SOUZA JUNIOR disse...

Sempre vejo reportagens do Pilot e não há referência da canção Canadá, qual lugar chegou nas paradas. Lembro que tocou muito.