segunda-feira, 4 de agosto de 2014

THE BEATLES - I'LL FOLLOW THE SUN

O contraste entre as visões que John e Paul tinham sobre a vida e o amor não poderia ser maior. Enquanto John normalmente se via como vítima, Paul demonstrava ter controle total de sua vida. Em "If I Fell", John pedia uma promessa de que o amor duraria. Em "I’ll FollowThe Sun", Paul sustenta que essa garantia não é possível. Ele sabe que nuvens negras podem aparecer em seu relacionamento, então decide apenas seguir o sol. Mesmo sendo uma canção um tanto egoísta, por não levar em consideração como a garota abandonada pode encontrar sua própria luz do sol, era um reflexo exato da vida romântica que Paul mantinha com Jane Asher. Era uma canção guardada "na gaveta", para ser usada quando surgisse pressão para que os Beatles criassem material novo, mas ela foi escrita em 1959. Foi pouco depois da morte de Buddy Holly, e havia uma onda de interesse por ele, que fez com que quatro singles do músico estourassem na Inglaterra. Em "I’ll FollowThe Sun", é fácil detectar o efeito disso no jovem Paul McCartney. Holly era uma influência significativa para os Beatles porque, ao contrário de Elvis, escrevia todas as suas canções e tinha uma banda de apoio permanente e identificável. John (que era míope) sentia-se estimulado pelo fato de um cantor que usava óculos poder se tornar um astro do rock, e o nome dos Beatles foi inicialmente inspirado pelos Crickets, de Buddy.
Beatles For Sale incluía uma faixa de Chuck Berry ("Rock And Roll Music"), uma de Leiber e Stoller ("Kansas City"), uma de Little Richard ("Hey Hey, Hey"), uma de Buddy Holly ("Words Of Love") e duas de Carl Perkins ("Honey Don't" e "Everybody's Trying To Be My Baby"), todas gravadas às pressas perto do fim das sessões. "Ainda existem uma ou duas de nossas primeiras músicas que valeria a pena gravar", Paul explicou à Mersey Beat na época. "De tempos em tempos lembramos de algumas das boas que escrevemos no começo, e uma delas, “I’ll FollowThe Sun”, está no LP." Nos anos 1970, a empresa de Paul, MPL Communications, comprou o catálogo de Buddy Holly e desde então é responsável por organizar a cada ano o Buddy Holly Day. 

6 comentários:

Fábio Simão disse...

Sempre gostei desta música.

Matheus Felizari disse...

A versão que eles gravaram quando ainda eram os Quarrymen é bem interessante. Evoluiu muito!

Valdir Junior disse...

Uma das mais simples e belas canções dos Beatles !!
Gostei muito e concordo com a relação direta dessa musica a Buddy Holly , alias esse influência nos Beatles acho que ainda é maior do que imaginamos !!

Arleide Souza disse...

A letra é linda.

João Carlos disse...

Só tem o pecado de ser curtinha. Eles poderiam ter feito um arranjo mais esticado.

Murilo Pedreira disse...

Virei fã do Buddy Holly por causa de words of love.

Belo texto do discriminado álbum, fiquei curioso pelas outras composições as quais Paul disse que poderiam ter sido gravadas.