terça-feira, 19 de agosto de 2014

THE BEATLES IN MEMPHIS - 1966

O oitavo dia da 3ª e última excursão dos Beatles pelos States teve lugar no Mid-South Coliseum em Memphis, Tennessee - terreiro de Elvis Presley -  no dia 19 de agosto de 1996, onde eles realizaram dois concertos. O Mid-South Coliseum, foi capaz de acomodar 22.500 pessoas. Para o primeiro show, que começou às 16h00, os Beatles foram vistos por 10 mil pessoas; a segunda começou às 20h30 e foi assistido por 12.500. Entre os astros de apoio estavam Bobby Hebb, The Cyrkle e The Ronettes. O contrato era para que os Beatles tocassem, no mínimo 11 músicas: Rock And Roll Music , She’s A Woman , If I Needed Someone , Day Tripper , Baby’s In Black , I Feel Fine , Yesterday , I Wanna Be Your Man , Nowhere Man , Paperback Writer e Long Tall Sally .
Essa última excursão do Beatles pelas terras do Tio Sam foi cercada de muita controvérsia decorrente pelos comentários de John Lennon de que “Os Beatles eram mais populares do que Jesus”. Apesar de terem procurado minimizar a declaração em conferências de imprensa e entrevistas, houve muita oposição a eles, que se manifestaram em , boicotes e protestos fora das rádio locais e queima de milhares de discos.
Os sentimentos anti-Beatles foram particularmente mais fortes no chamado “Cinturão Bíblico dos Estados Unidos”, e um pregador local, o reverendo Jimmy Stroad, fez uma manifestação em frente ao Mid-South Coliseum. Vários membros da Ku Klux Klan também aterrorizavam o local com aquelas roupas e máscaras bizarras.
Durante seu segundo concerto Memphis um evento que, posteriormente, tornou-se conhecido como o incidente de 'Cherry Bomb' ocorreu. Um foguete bomba de jujuba foi jogado no palco. Os Beatles se entreolharam, pensando que um tiro havia sido disparado e querendo saber quem tinha sido atingido. O concerto foi gravado por dois adolescentes; a fita (que não temos!) revela que a explosão ocorreu durante “If I Needed Someone” , e os Beatles terminaram a música com maior urgência possível escoltados pela polícia. Depois que foram embora, vários carros foram usados para tentar enganar os fãs sem resultados. Mesmo assim, conseguram serem levados direto para Aeroporto Metropolitano de Memphis, de onde voaram para Cincinnati, Ohio, chegando lá de madrugada. Isso sim. é literalmente, a noite de um dia duro. Atenção! O vídeo de "A Hard Day's Night que a gente confere agora, NÃO É dos Beatles em Memphis. Ok? Abração!

2 comentários:

Edu disse...

Na minha opinião, foi um grande erro de Brian ter empurrado os rapazes para uma terra conservadora como essa e ainda mais depois de toda a polêmica e o estrago que nunca teve mais conserto. Os Bestles podiam facilmente serem eletrocutados por uma raio ou levarem um tiro - tudo que John Lennon tinha mais medo. Por todos os lugares que passaram nessa época, houve problemas. Mesmo assim, eles honrariam seus compromissos até o último show em solo americano - e último show oficial da carreira deles, aconteceu no Candlestick Park, em São Francisco, no dia 29 de agosto de 1966. Depois disso, tomaram coragem e fôlego e para desespero de Brian, anunciaram o fim das malditas excursões. Demorou!

Fábio Simão disse...

Mas entendo também que na época, era difícil para uma banda ser ou se manter no topo sem conquistar ou manter os Estados Unidos. Assim pode-se explicar o que Brian queria...