sábado, 23 de agosto de 2014

THE BEATLES - THE WHITE ALBUM - O ÁLBUM BRANCO


Em junho de 1968, logo depois do início das gravações para seu novo álbum, os Beatles encomendaram a vários artistas, o projeto gráfico da capa. Muitos foram reprovados sumariamente. Inclusive, o trabalho feito por Alan Aldridge (utilizado nos anos 80 na capa do “Ballads”) também foi proposto na época, e também foi rejeitado.
A capa do álbum duplo “THE BEATLES” foi elaborada pelo artista pop Richard Hamilton e sua principal característica foi o contraste com as capas psicodélicas dos dois discos anteriores, criando assim, apenas uma capa branca, com o nome da banda em relevo. Como Peter Blake fora o diretor artístico de Sgt. Pepper’s, Robert Fraser propôs aos Beatles que Richard Hamilton, outra figura de destaque da Pop Art britânica, se encarregasse do próximo álbum. Ele foi convidado para se encontrar com os Beatles no escritório da Apple e, após ter esperado por mais de uma hora, ele foi conduzido à sala de reuniões. A essa altura, ele já estava começando a pensar melhor se deveria se envolver no ramo musical e perguntou a Paul: “Por que você mesmo não se encarrega disso? Você não precisa de mim. Eu não sou o tipo de artista que está procurando”. Como a capa de Sgt. Pepper’s era muito rebuscada, ele propôs algo contrastante, um álbum branco. Para dar um toque inusitado, Hamilton convenceu-os a imprimir em cada cópia um número, dando a idéia de uma “tiragem limitada” de aproximadamente 5 milhões de cópias. Todos acharam a ideia divertida e concordaram com ela.

Richad Hamilton: “Comecei a me sentir um pouco desconfortável em colocar um álbum duplo da banda em um invólucor banco, sem outra coisa se não seu título em relevo. Então sugeri que encartássemos um pôster que seria mais atraente que a capa. A maior parte das pessoas pnsou que a idéia foi de Yoko Ono, inclusive ela. Pelo que conheço de seu trabalho e de su background em arte anant-garde, tenho certeza de que teria me apoiado, pois minha abordagem tinha tudo a ver com ela. Nessa época, Yoko estava metendo o nariz no negócio dos Beatles, mas meu contato era somente com Paul – nem mesmo a EMI estava envolvida no projeto”.

Paul: “Richard e eu trabalhamos juntos na montagem do pôster para The White Álbum. Durante uma semana acompanhei-o trabalhando na colagem das fotos da infância de cada um de nós. Fiquei impressionado quando, no final de semana, o pôster estava finalizado com as fotos na disposição que eu queria, e ainda havia a aplicação de fitas de papel branco, para dar a impressão de que elas não foram simplesmente colocadas ao acaso. O resultado foi fantástico e lembro-me de ter achado incrível a forma como ele criara esse efeito que eu nunca tinha visto antes”.
Os retratos dos Beatles que vinham com os discos foram feitos pelo fotógrafo ingês JOHN KELLY. Que também fez algumas fotos para o poster que acompanhava o luxuoso lançamento. Em 1997, O Álbum Branco foi nomeado o décimo melhor disco de todos os tempos pela “Music of the Millennium” da Classic FM. Em 1998 a Q Magazine colocou-o como 17° lugar e em 2000 em 7° lugar. A Rolling Stone colocou como o décimo entre 500 álbuns e o canal VH1 como 11° lugar. De acordo com a Associação da Indústria de Discos da América, o disco foi 19 vezes disco de platina e o décimo disco mais vendido nos Estados Unidos.

5 comentários:

João Carlos disse...

Muito bom Edu. Acrescento que de fato, eu vi um livro caro e volumoso (embora pequeno) no aeroporto de Recife, sobre os discos mais vendidos dos anos 60 nos EUA. Ele estava em 1º.

Fábio Simão disse...

Apesar de adorar este álbum, considero ele o fim deles como banda e o início de músicos individualistas.

Murilo Pedreira disse...

Sei lá...
Sempre tem um álbum "meio esquecido" ...que faz tempo que você não ouve, aí vê uma matéria dessa e sai correndo para ouvir o disco e apreciar a capa...

Pedro RBC disse...

Para mim é especial. Foi o último dos discos de carreira que eu comprei!

Valdir Junior disse...

Esse disco é um compendio de rock,blues,country e afins , e até hoje na minha opinião ainda é atualíssimo !!