sexta-feira, 8 de agosto de 2014

THE BEATLES - RUN FOR YOUR LIFE

John desenvolveu “Run For Your Life” a partir da frase “I’d rather see you dead little girl than to see you with another man”, que aparece quase no fim do single de Elvis Presley de 1955 “Baby, Let’s Play House”. De fato, John se referia à música como “um blues antigo que Presley fez”, mas, na verdade, ela data de 1954 e foi escrita por um filho de pastor de 28 anos de Nashville chamado Arthur Gunter.
Gunter, por sua vez, tinha baseado sua música em um sucesso country de 1951 de Eddy Arnold, “I Want To Play House With You”, e a gravou no fim de 1954. Ela não foi um sucessoa, mas chegou aos ouvidos de Presley, que a levou para o estúdio em 1955. Quando “Baby, Let’s Play House” alcançou o o número 10 na parade country da Billboard em 55, tornou-se a primeira gravação de Presley a chegar ao hit parade nos EUA. A canção de Gunter falava sobre devoção. Ele queria que a garota fosse morar com ele, e a frase que chamou a atenção de John era um indício da profundidade dos sentimentos dele por ela, não uma ameaça.
Mas, na boca de John John, as frases se tornam ameaçadoras, Se ele visse a garota com outra pessoa, era melhor ela correr, porque ele iria matá-la. Era outra fantasia de vingança aos moldes de “I’ll Vry Instead” e “You Can’t Do That”. O cantor explica seu comportamento dizendo que é “mau” e que nasceu com uma “mente ciumenta”. Termos que dão ondícios de canções posteriores como “Jealous Guy” e “Crppled Inside”. A letra de Lennon segue dizendo que é melhor que ela que é melhor que ela fique calma, ou ele não sabe onde pode chegar. É melhor ela salvar sua vida, se puder, se esconder, enfiar a cabeça no chão, porque se ele a pegar com outro homem, será seu fim. Apesar de ter sido a primeira faixa gravada para Rubber Soul, John nunca gostou dela e sempre a citava como exemplo do seu pior trabalho. Ela foi escrita sob pressão, ele disse, logo, era uma “música descartável”.

6 comentários:

Matheus Felizari disse...

Nunca levei essa música muito a sério, para falar a verdade.

Valdir Junior disse...

Mesmo o John não dando muito valor a ela, mesmo assim eu gosto muito !!

Murilo Pedreira disse...

A primeira vi que vi John desfazendo dessa canção pensei que ele estava trollando.
Sem dúvidas, uma das minhas preferidas!

João Carlos disse...

John valorizava muito as letras, certamente por ela ter um conteúdo meio machista, mais tarde ele a desancou. Bom, ele pode né? Mas a canção é boa e muito bem tocada!

Fábio Simão disse...

Letra pesada.

Marcelennon (Marcelo + John Lennon) disse...

Uma das canções dos Beatles que mais gosto! Sem dúvida, está entre as minhas 20 canções favoritas deles! Se a letra não é um primor (o que é uma excessão para o gênio John Lennon!), a execução é perfeita e contagiante. A letra da canção sublinha o tempo dos instrumentos no refrão, recurso que já havia sido utilizado em 'I've Just Seen a Face'. Li em algum lugar que não me lembro, que era uma das favoritas do George, dentre as músicas do Rubber Soul (aliás, o melhor disco dos Beatles , em minha opinião!!!). Um grande abraço!