segunda-feira, 25 de maio de 2009

MONTY PYTHON - A VIDA DE BRIAN

A Vida de Brian, no original inglês Life of Brian, é um filme do Monty Python realizado em 1979 por Terry Jones e Eric Iddle, membros do grupo. O argumento baseia-se numa sátira à época de Jesus Cristo e é considerado blasfemo, por uns, e genial, por outros.

A Vida de Brian é controverso devido a sua combinação de comédia e de temas religiosos. Entretanto, foi também muito popular com a audiência: em 2000, os leitores da revista Total Film votaram como a melhor comédia de todos os tempos; em 2004, a mesma revista nomeou-o o quinto (5º) melhor filme británico da História; em 2006 foi votado o melhor filme de comédia em duas votações separadas conduzidas pelo Channel 4 e Channel 5 británicos das canaletas de tevê; e na Internet Movie Database, o filme aparece continuamente entre os 100 melhores.

A Vida de Brian conta a história de um sujeito da Judéia que vive uma vida paralela a de Jesus Cristo e se alia a grupos contra o domínio romano. Na segunda metade do filme, uma multidão de pessoas pensa que ele é o salvador da humanidade e seguem-no como um grande sábio, mas ele nunca teve a intenção de dar essa impressão e apenas deseja ver-se livre de toda aquela gente. Mas Brian é um predestinado, e acaba por viver cenas bíblicas e ter que enfrentar desafios semelhantes aos do Messias (o que naturalmente são sátiras). Sua aparição como "messias" começa quando ele finge ser um pregador para fugir da guarda romana, mas suas pregações são levadas a sério e ele ganha uma horda de seguidores. Brian acaba por se meter num monte de confusões ao ter suas tolas palavras entendidas como profecias e ser caçado pela guarda romana. Ele depara-se com diversas figuras históricas e bíblicas, que são satirizadas pelo filme. O filme também mostra, de uma forma irônica, a questão da alienação da massa, pois o povo segue Brian o tempo todo, repetindo tudo o que ele diz, e sátiras são feitas à religião, como é o caso da cena de apedrejamento.

Curiosidade: o ex-beatle George Harrison (e sua produtora Handmade Films) resolveu se envolver com o projeto, pois acreditava que esta seria sua última chance de ver um filme do Monty Python. Ele e o pessoal da trupe eram amigos desde o tempo dos Beatles. George fez inclusive, uma ponta como o Sr. Papadopolous, proprietário de “O Monte”, que aperta a mão de Brian e diz “Olá” com um sotaque bem característico de Liverpool.
Para mim, a mehor produção do grupo é "THE RUTLES", mas essa, vamos deixar para a próxima. Abração!!!
Faça o download de A VIDA DE BRIAN agora, com legendas em português:

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje tem muita gente que não conhece e nem ouviu falar do Monty Pyton. Quem ESTÁ ignorante, vale a pena correr atrás: os caras foram/são completamente geniais!
Boa Edu!
Velho Johnny