domingo, 30 de abril de 2023

PAUL McCARTNEY AND WINGS - BAND ON THE RUN - 1973 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

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BAND ON THE RUN foi o terceiro álbum de estúdio de Paul McCartney and Wings, lançado em dezembro de 1973. Foi o quinto álbum dele depois de deixar os Beatles em abril de 1970. Embora as vendas tenham sido modestas inicialmente, seu desempenho comercial foi auxiliado por dois singles de enorme sucesso - "Jet" e "Band on the Run" - de tal forma que se tornou o álbum de estúdio mais vendido de 1974 no Reino Unido e na Austrália, além de revitalizar a posição crítica de McCartney. Continua sendo até hoje o álbum de maior sucesso de Paul e o mais celebrado de seus trabalhos pós-Beatles.
BAND ON THE RUN foi gravado principalmente no estúdio da EMI em Lagos, na Nigéria, já que McCartney queria fazer um álbum em um local exótico. Pouco antes de partir para Lagos, o baterista Denny Seiwell e o guitarrista Henry McCullough deixaram o grupo. Sem tempo para recrutar substitutos, McCartney foi para o estúdio apenas com sua esposa Linda e Denny Laine. McCartney, portanto, tocou baixo, bateria, percussão e a maioria das partes da guitarra principal. O estúdio era de má qualidade e as condições na Nigéria eram tensas e difíceis; os McCartneys foram assaltados, perdendo uma sacola com letras de músicas e fitas demo. Após o retorno da banda à Inglaterra, os overdubs finais e novas gravações foram realizados em Londres, principalmente no AIR Studios.
Em 2000, a revista Q colocou BAND ON THE RUN em 75º lugar em sua lista dos "100 melhores álbuns britânicos de todos os tempos". Em 2012, foi listado em 418 na lista revisada da Rolling Stone dos "500 melhores álbuns de todos os tempos". Uma crítica contemporânea de Jon Landau na Rolling Stone descreveu BAND ON THE RUN como sendo "com a possível exceção de Plastic Ono Band de John Lennon, o melhor disco já lançado por qualquer um dos quatro músicos que já foram chamados de Beatles". Foi o último álbum de McCartney lançado pela gravadora Apple.

IMAGEM DO DIA - JOHN LENNON - 1973

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THE BEATLES - I'LL BE BACK - ANTHOLOGY 1

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GEORGE HARRISON - YOU - 1975 ★★★★★

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"YOU" é uma música de George Harrison, lançada como faixa de abertura de seu álbum de 1975 Extra Texture (Read All About It) e também o primeiro single do álbum, chegando ao Top 20 na América e alcançando o número 9 no Canadá. Uma parte instrumental de 45 segundos da música, intitulada "A Bit More of You", aparece também abrindo o lado dois do LP original. Harrison escreveu "YOU" em 1970 como uma música para Ronnie Spector, ex-Ronettes, e esposa do co-produtor de All Things Must Pass, Phil Spector. A composição reflete a admiração de Harrison pela soul/R&B americana dos anos 60, particularmente pela Motown. Em fevereiro de 1971, Ronnie Spector gravou "YOU" em Londres para um álbum solo proposto pela Apple, mas a gravação não foi lançada. Quatro anos depois, Harrison retomou a faixa enquanto fazia seu último álbum pela Apple Records, em Los Angeles. A gravação lançada apresenta as contribuições de 1971 de Leon Russell, Jim Gordon e outros, com mais instrumentação e vocais em overdubs e notavelmente, uma série de solos de saxofone de Jim Horn. No lançamento, "YOU" foi bem recebida pela maioria dos críticos, que a viram como um retorno à boa forma de Harrison após sua decepcionante turnê norte-americana de 1974 e o álbum Dark Horse.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

THE BEATLES - LOS PARANOIAS - 1968

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Os Beatles improvisaram a canção "Los Paranoias" durante uma sessão de gravação para o Álbum Branco, seguindo uma versão improvisada de "Step Inside Love" de Paul McCartney, que ele havia escrito para Cilla Black em 1967. Embora "Los Paranoias" apareça creditada a todos os quatro Beatles, George Harrison não compareceu à sessão ou contribuiu de nenhuma outra forma. A frase "Los Paranoias" era meio que uma piada corrente dentro dos Beatles e quase foi usada na letra de "Sun King" no Abbey Road do ano seguinte. Lennon eventualmente usou uma citação em seu álbum solo Mind Games de 1973. Nos créditos da Plastic UFOno Band o clavinete foi creditado a “Dr Winston O'Boogie & Los Paranoias”. O'Boogie foi um pseudônimo adotado por Lennon em meados da década de 1970.  "Los Paranoias" foi gravada em 16 de setembro de 1968, durante uma sessão de "I Will"Entre as tomadas, Paul McCartney conduziu o grupo através de uma versão bossa-nova de "Step Inside Love"A música foi o tema do programa de TV da BBC de Cilla Black, que começou em janeiro daquele ano. Após a música, McCartney pode ser ouvido anunciando zombeteiramente o grupo fictício 'Joe Prairies and the Prairie Wallflowers'John Lennon segue o comentário dizendo  "Los Paranoias", talvez em referência ao Trio Los Paraguyas, que frequentemente aparecia em programas de televisão da BBC nas décadas de 1950 e 1960. Com Lennon e Starr na percussão, McCartney então improvisou  "Los Paranoias"A música durou 3'48, mas foi desativada para durar menos de um minuto quando apareceu no Anthology 3A versão completa foi lançada em 2018 na reedição da caixa do 50º aniversário do Álbum Branco.

PAUL McCARTNEY - 1984 - FOR NO ONE / ELEANOR RIGBY

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RINGO STARR - SNOOKEROO - 1974

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"Snookeroo" é uma canção escrita por Elton John e Bernie Taupin e lançada por Ringo Starr em seu álbum Goodnight Vienna de 1974. A canção, que fala de um caipira despreocupado do norte da Inglaterra, foi escrita sobre o próprio Ringo Starr. Bernie Taupin apóia isso chamando-a de "uma coisa biográfica simples"Elton John relembrou: "Bernie escreveu letras realmente simples, letras do tipo Ringo e tentei escrever uma espécie de melodia simples para ela"Elton John também toca piano na faixa e faz a contagem. O título refere-se ao jogo de sinucaLançada com "No No Song" nos Estados Unidos, alcançou o número três na Billboard Hot 100No gráfico da Cash Box, que listava cada lado separadamente, ficou abaixo do número 105. A versão do single no Reino Unido foi lançada em 21 de fevereiro de 1975 com "Oo-Wee" no lado B, ambas as faixas foram retiradas do álbum Goodnight Vienna.

ELTON JOHN - CROCODILE ROCK - 1973 - SENSACIONAL!

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Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player foi o sexto álbum de estúdio de Elton John. Lançado em janeiro de 1973 pela DJM Records, foi o primeiro de dois álbuns de estúdio que ele lançou em 1973 (o segundo foi Goodbye Yellow Brick Road, lançado nove meses depois), e foi seu segundo álbum número 1 consecutivo nos Estados Unidos e primeiro álbum nº 1 no Reino Unido.

O título do álbum veio do amigo e ator/comediante Groucho Marx. Elton estava tocando piano em uma festa na casa de Groucho; Groucho, que se referia a ele como 'John Elton', estendeu o dedo médio e o indicador no estilo de uma pistola. Elton então levantou as mãos e disse "Não atire em mim, sou apenas o pianista" na imitação da arma de Marx.
O single principal "Crocodile Rock" rendeu a John seu primeiro single nº 1 nos Estados Unidos e no Canadá. "Daniel" também foi um grande sucesso do álbum, dando a ele seu segundo single nº 1 canadense no RPM Top Singles Chart e nº 2 na Billboard Hot 100 dos EUA e alcançando o nº 4 no Reino Unido, um lugar acima do alcançado por "Crocodile Rock"O rockão foi escrita por Elton John e Bernie Taupin e gravado no verão de 1972 no estúdio Château d'Hérouville na França. A música é dominada por um órgão tocado de forma frenética por John. A letra dá uma olhada nostálgica no início do rock 'n' roll, cultura pop, namoro e independência juvenil daquela época. Os membros da banda de John, incluindo Davey Johnstone nas guitarras, Dee Murray no baixo e Nigel Olsson na bateria, também participaram da música. John, no entanto, fez todos os vocais, incluindo os backing vocals em falsete.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

THE BEATLES - TAXMAN - AGAIN AND AGAIN ⭐⭐⭐⭐

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MICHAEL JACKSON - BEAT IT! JUST BEAT IT ⭐⭐⭐⭐

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Hoje não é aniversário nem de nascimento nem de morte de Michael Jackson, e nem eu sequer sou grande fã desse cantor. Só queria ouvir mesmo... Saudade de um tempo que faz tempo passou. E é só disso que esse Baú vive.

THE SESSION MAN - THE NICKY HOPKINS DOCUMENTARY

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"The Session Man", é um documentário de 90 minutos, que conta a história de Nicky Hopkins, o agora lendário pianista altamente talentoso, prolífico e herói anônimo. O filme, dirigido por Michael Treen foi concluído recentemente e está pronto para distribuição, mas os produtores estão buscando ajuda financeira para arcar com os custos de licenciamento das 39 faixas que compõem o filme para exibi-lo em festivais de cinema e canais de streaming.
Nicky Hopkins não só tocou com The Kinks, The Who, The Rolling Stones e The Beatles, como também tocou em álbuns solo de todos os quatro ex-Beatles no início de uma carreira estelar que durou mais de 30 anos. Durante todo esse tempo, ele contribuiu para mais de 250 álbuns e um número absurdo de lançamentos de singles. Nickky Hopkins teve a graça de tocar com todo os Beatles juntos, e depois: com John Lennon, além de IMAGINE, tocou no single "Happy Xmas (War Is Over)" e no álbum WALLS AND BRIDGES; com George Harrison, tocou nos álbuns LIVING IN THE MATERIAL WORLD (1973), DARK HORSE (1974) e EXTRA TEXTURE (1975); com Ringo Starr tocou em RINGO (1973) e GOODNIGHT VIENNA (1974); e com Paul McCartney em FLOWERS IN THE DIRT.
Os lendários riffs de piano de Hopkins e os maravilhosos motivos musicais, ajudaram faixas comuns a se tornarem extraordinárias e icônicas. Muitos deles permanecem populares até hoje e ficarão para sempre. As gerações que se seguiram à Era de Ouro do Rock And Roll logo descobrem aquelas faixas que fizeram de Nicky Hopkins uma lenda entre seus pares – faixas como “Revolution” dos Beatles, “Like A Rainbow”, “Sympathy For The Devil” e “Angie ” dos Rolling Stones, “Jealous Guy” de John Lennon de seu álbum IMAGINE e “You Are So Beautiful” de Joe Cocker. O narrador do documentário Session Man, Bob Harris, ex-apresentador do Old Grey Whistle Test da BBC, não hesitou no final do filme em confirmar que “as contribuições de Nicky Hopkins fizeram dele o maior Session Man do Rock And Roll”. Nicky Hopkins morreu em 6 de setembro de 1994, aos 50 anos, em Nashville, Tennessee, de complicações resultantes de uma cirurgia intestinal relacionada à sua longa batalha contra a doença de Crohn. Na época de sua morte, ele estava trabalhando em sua autobiografia com Ray Coleman.

terça-feira, 25 de abril de 2023

THE BEATLES - I'M SO TIRED - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL! ★★★★★★★★★★★

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"I'm So Tired" é uma música dos Beatles lançada como a 2ª faixa do lado B do álbum duplo de 1968, The Beatles, o "Álbum Branco". Foi escrita e cantada por John Lennon, é assinada por Lennon-McCartney e começou a ser composta por Lennon durante a estada dos Beatles na Índia sobre a insônia que estava tendo devido à meditação constante (?) e porque sentia falta de Yoko Ono. "I'm So Tired" foi gravada na mesma sessão de outra música do Branco, "The Continuing Story of Bungalow Bill".
Durante a estadia dos Beatles em Rishikesh, todos os dias havia duas palestras de uma hora e meia cada e quase todo o resto do tempo era ocupado com meditação. Esperava-se dos alunos que lentamente desenvolvessem seus períodos de meditação, à medida que sua técnica fosse aprimorada. Diz-se que uma pessoa do curso alegou ter chegado a 42 horas em uma sessão. Com esta vida de quietude e autoassimilação, John Lennon não conseguia dormir à noite e, consequentemente, se sentia muito cansado durante o dia. “I’m So Tired”, escrita depois de três semanas na Índia, era também sobre as coisas que ele começava a sentir falta. Na academia de meditação, não havia álcool ou drogas e a mente de Lennon se voltava para seus adorados cigarros e para a possibilidade de beber. Às vezes, o 'Mágico Alex' - Alexis Mardas, contrabandeava um pouco de vinho, maconha e cigarros.
Acima de qualquer outra coisa, Lennon sentia falta de Yoko Ono. O relacionamento do casal ainda não havia evoluído plenamente para o campo físico porque Lennon não sabia como terminar seu casamento enfadonho. Ele chegou a cogitar a ideia de convidá-la para ir à Índia, mas percebeu que seria complicado demais ter Cynthia e Yoko sob o mesmo teto. É para ela que ele pensa em ligar, é nela que sua cabeça está fixada. Preocupa-se que ela não leve a sério o interesse dele, pense que ele está apenas “puttin her on” (iludindo deliberadamente). "I'm So Tired" detalhava o frágil estado de espírito de LennonEra também uma carta aberta para Yoko Ono, cujos cartões postais para Lennon na Índia foram uma tábua de salvação. "Fiquei tão animado com as cartas dela", disse ele. "Comecei a pensar nela como uma mulher, e não apenas uma mulher intelectual"Lennon disse mais tarde a música: "Uma das minhas faixas favoritas. Eu simplesmente gosto do som dela e canto bem"Durante o segundo verso, Lennon chama Sir Walter Raleigh de "idiota estúpido" por introduzir o tabaco na Inglaterra.

Uma demo inicial de "I'm So Tired" foi gravada na casa de George Harrison em Esher, em maio de 1968. Era basicamente idêntica à versão lançada, mas inclui uma seção falada que lembra uma seção semelhante em "Happiness Is a Warm Gun""I'm So Tired" foi gravada em 8 de outubro de 1968 e foi concluída incluindo todos os overdubs nesta única sessão. Os Beatles também iniciaram e completaram "Bungalow Bill" durante a mesma sessão de gravação. foi produzida por George Martin e teve Ken Scott como engenheiro. Além do "Álbum Branco""I'm So Tired" aparece também no Anthology 3John Lennon: vocais, violão, guitarra solo e órgão; Paul McCartney: harmonia vocal, baixo e piano elétrico; George Harrison: guitarra solo; e Ringo Starr: bateria. Mais tarde, em janeiro de 1969, os Beatles cantaram "I'm So Tired", com Paul McCartney cantando o vocal principal, em uma jam session no Twickenham Film Studios, que a gente só confere aqui. Até!


Sir Walter Raleigh (cerca de 1554-1618) foi o responsável pela popularização do tabaco na corte inglesa e, de acordo com o dicionário, “git” (ou “get”, na pronúncia de John) é gíria britânica para “uma pessoa idiota ou sem valor”. Na música, John diz: "And curse Sir Walter Raleigh, he was such a stupid git" - Ele era um idiota tão estúpido. Sir Walter Raleigh foi espião, escritor, poeta britânico renascentista e explorador. Buscando encontrar a cidade de Eldorado, subiu o rio Orinoco na Guiana, retornando para a Inglaterra com pouco ouro, porém com duas novidades: TABACO e batatas.

JOE COCKER - SHE CAME IN THROUGH THE BATHROOM WINDOW - SENSACIONAL!

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BRANDI CARLILE - I'VE JUST SEEN A FACE

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segunda-feira, 17 de abril de 2023

PAUL McCARTNEY - McCARTNEY - 1970 ★★★★★★★★★★★

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Há exatos 53 anos, no dia 17 de abril de 1970, era lançado o sensacional (para muitos, nem tão sensacional assim assim), primeiro álbum solo de Paul McCartney - McCARTNEY,  festejado com louvor absoluto em uma superpostagem pra lá de épica publicada aqui no Baú em outubro de 2019. Especialmente em homenagem a esse discãozaço, lançado apenas um mês depois de Let It Beo décimo segundo e último álbum de estúdio dos Beatles, a gente confere aqui novamente um mini-doc muito bacana - "The Making Of "McCartney" - lançado quando o álbum McCARTNEY completou 50 anos.

JOHN LENNON - IMAGINE NO ‘HALL DA FAMA’ DA MÚSICA

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O Registro Nacional de Gravações é uma lista que é feita pelos membros do Congresso norte-americano que colocam obras que são culturalmente relevantes para o país dentro de sua biblioteca de pesquisa. Esse ano, foram acrescentadas algumas novas canções e álbuns que se encaixaram nos seus critérios para serem preservadas. “A biblioteca nacional tem orgulho de ajudar a garantir que essas gravações estão sendo preservadas para gerações futuras e nós estamos de portas abertas para ouvir a opinião do público em relação a quais músicas, discursos, podcasts ou gravações que deveremos preservar. Nós recebemos mais de mil nomeações do público este ano para novas gravações serem acrescentadas no registo”, explicou a bibliotecária do Congresso Carla Hayden. A cada ano, 25 registros são adicionados, tendo como critério o reconhecimento de seu significado histórico e cultural ao universo da arte. Fundada em 1800, a Biblioteca do Congresso é a maior biblioteca do mundo e pode ser acessada através do site www.loc.gov. Algumas músicas acrescentadas este ano foram: “Imagine” de John Lennon, “Sweet Dreams (Are Made of This)” do Eurythmics, “All I Want for Christmas is You” da Mariah Carey, - “Synchronicity” (álbum) do Police, Like a Virgin (álbum) da Madonna, “All Hail the Queen” (álbum) de Queen Latifah e “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin.

THE BEATLES - DON'T LET ME DOWN - REHEARSAL (Get Back 2021)

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GEORGE HARRISON - BE HERE NOW - 1973 • ॐ

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"Be Here Now" foi composta e gravada por George Harrison para seu quarto álbum de estúdio, o fantástico Living in the Material World lançado em maio de 1973. A gravação apresenta um arranjo musical esparso e lembra o trabalho de Harrison com os Beatles durante 1966-1968, por meio de seu clima inspirado na Índia e uso da cítara. Parte da inspiração de Harrison para a canção era o popular livro de 1971 Be Here Now do mestre espiritual Ram Dass. Alguns biógrafos de Harrison interpretam "Be Here Now" como um comentário dele sobre a nostalgia do público pelo passado após a separação dos Beatles.
Harrison escreveu a música em Los Angeles em 1971, enquanto trabalhava na trilha sonora do documentário Raga, de Ravi Shankar, e pouco antes de organizar o Concerto para Bangladesh. A gravação ocorreu no final de 1972 em sua casa em Friar Park, com contribuições de Klaus Voormann, Nicky Hopkins, Gary Wright e Jim Keltner. "Be Here Now" recebeu atenção da crítica por seu som de sonho e pela qualidade do violão de Harrison. A Rolling Stone descreveu-a como uma "oração-meditação adorável", enquanto o autor Ian Inglis a vê como uma expressão musical comovente das "implicações espirituais, científicas e metafísicas do tempo" (?). Robyn Hitchcock e Ian Astbury fizeram covers de "Be Here Now"George Harrison canta, toca violão, cítara e faz backing vocals; Nicky Hopkins - piano; Gary Wright - órgão; Klaus Voormann - baixo; e Jim Keltner - bateria.

DANI DALMASSO - BE HERE NOW . ... . ... . ...

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quinta-feira, 13 de abril de 2023

GEORGE HARRISON - LIVE IN JAPAN - 1991 - TAXMAN - ESPETACULAR!!! ★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

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THE BEATLE$ - GEORGE HARRISON - TAXMAN - 1966 ⭐

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"One, two, three, four - tosse - one, two..." - Escolhida por unanimidade para abrir o novo álbum, "Taxman" foi a primeira e única música composta por George Harrison a abrir um disco dos Beatles - REVOLVER, lançado em agosto de 1966. Foi também a primeira composição escrita por Harrison a fazer uma crítica social. É um ataque verbal à figura do Taxman (coletor-fiscal). O vocal é de Harrison, claro, com vocais de fundo e em harmonia de Paul McCartney e John Lennon. A música é tão incisiva quanto a letra, com um riff espetacular de guitarra carregado de energia, sempre no ataque. Foi composta depois que Harrison descobriu estar no grupo do "imposto complementar" britânico, o que significava pagar uma nota em impostos. Foi sugerido que o tema da série de televisão Batman pode ter sido uma influência - o "taxman" (homem do imposto) no final da canção guarda uma semelhança com o refrão da música-tema de "Batman".
Até 1966, a programação das turnês dos Beatles tinha sido tão exaustiva que não havia tempo para examinar as contas em detalhes. Quando eles começaram a fazê-lo, descobriram que não tinham tanto dinheiro quanto imaginavam. "Na verdade, estávamos perdendo a maior parte em forma de impostos", disse George Harrison. "Era, e ainda é, típico. Por que deveria ser assim? Estamos sendo punidos por algo que esquecemos de fazer?" Ironicamente, à luz de sua posterior conversão, quando passou a enfatizar a futilidade das coisas materiais, George sempre foi o Beatle que mais mencionava o dinheiro quando perguntavam sobre suas ambições.

John Lennon afirmou que teve uma participação na composição de "Taxman" e ficou magoado por George não mencionar isso isso em sua autobiografia "I Me Mine". John declarou que recebeu um telefonema de George enquanto estava tentando escrever a música. "Soltei comentários jocosos para ajudar a música a avançar, porque foi isso o que ele pediu. Eu não queria, mas como eu o amava, mordi a língua e falei 'tudo bem". Ele disse. A versão gravada certamente é melhor em relação ao esboço de George, em que "get some bread" rimava com "before you're dead". Nos primeiros takes, os backings do refrão eram "Anybody gotta lotta money/anybody gotta lotta money/ anybody gotta lotta money?", cantado em uma velocidade muito alta, mas foi modificado para fazer menção ao primeiro-ministro Wilson e ao líder da oposição Edward Heath.

Os dois políticos compartilhavam a distinção de serem as primeiras pessoas vivas mencionadas em uma letra dos Beatles. Apesar de nunca terem conhecido Heath, eles encontraram Wilson (que também vinha do norte do país) em diversas ocasiões, como quando receberam a comenda de Membro do Império BritânicoOs Beatles - quatro jovens empreendedores que basicamente vinham de famílias operárias - eram o tipo de pessoas que Wilson queria encorajar como parte de sua visão de uma nova Grã-Bretanha sem classes sociais. Quando o poeta e líder espiritual Thomas Merton ouviu "Taxman", escreveu em seu diário (10 de junho de 1967): "Taxman, dos Beatles, está passando pela minha cabeça. Eles são bons. Boa batida. Independência, sagacidade, insight, voz, originalidade. Eles têm prazer em ser os Beatles, e eu não me ressinto do fato de que sejam multimilionários, porque isso faz parte. Eles têm de brigar mesmo com esse sorrateiro homem dos impostos".

A participação e a colaboração de Paul foram providenciais e imprescindíveis. Ele dá uma verdadeira aula de baixo, além de fazer os solos de guitarra. "Taxman" foi gravada nos dias 20, 21 e 22 de abril, e novamente em 21 de junho de 1966. Participaram da gravação: George Harrison - vocal principal e guitarra; John Lennon - backing e guItarra; Paul McCartneybacking, baixo e guitarra solo; Ringo Starr – bateria e tamborins. George Martin foi o produtor e Geoff Emerick o engenheiro de som. Além do REVOLVER"Taxman" aparece também no Anthology 2.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

GRAVAÇÃO RARA DE UM SHOW DOS BEATLES É REVELADA PELA BBC

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O programa Front Row, da rádio britânica BBC 4, revelou na última segunda-feira (3) a gravação mais antiga que se tem notícia de um show ao vivo dos Beatles. O registro é de 4 de abril de 1963, quando o quarteto de Liverpool se apresentava no internato Stowe, no condado de Buckinghamshire. O autor da gravação é John Bloomfield. Ele era um jovem tímido, afeiçoado às tecnologias, e tinha 15 anos quando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr foram se apresentar na sua escola. Bloomfield estava ansioso para usar naquela ocasião um gravador novo, de bobina, com fitas de um quarto de polegada. Ele gravou o show inteiro, cerca de uma hora de apresentação. O primeiro disco dos Beatles, Please Please Me, havia sido lançado duas semanas antes do show em Stowe. O quarteto abre a apresentação com “I Saw Her Standing There”, emendando com “Too Much Monkey Business”, de Chuck Berry. Segundo a BBC, a gravação é boa e, apesar de alguns gritos do público, o som não está abafado. Outra curiosidade é que este é um dos poucos registros de uma plateia dos Beatles formada majoritariamente por homens, já que se tratava de um internato que só aceitava meninos.
A fita foi encontrada quando Samira Ahmed, apresentadora do Front Row, foi ao condado de Buckinghamshire fazer uma matéria especial sobre os 60 anos da apresentação dos Beatles em Stowe. “A oportunidade que esta fita completamente inesperada apresenta é fantástica, porque ouvimos a banda no auge do avanço para a fama mundial”, disse à BBC o historiador Mark Lewisohn, especialista na obra dos Beatles. De acordo com a apuração do programa Front Row, a banda chegou atrasada na escola por conta de uma gravação na BBC Paris Studios e, acostumada a tocar dois sets de meia hora, tocou mais de 22 músicas em uma hora naquele dia. A gravação mostra os músicos descontraídos, atendendo a pedidos de alunos que gritavam nomes das músicas lançadas há apenas duas semanas. Depois, os quatro integrantes comeram no refeitório e conheceram o dormitório da escola. “Eu diria que cresci naquele exato instante”, disse John Bloomfield. “Parece um pouco exagerado, mas percebi que era algo de um planeta diferente. Foi só quando eles começaram a tocar que ouvimos os gritos e percebemos que já estávamos no meio da Beatlemania”, completou.