Algumas das canções mais emblemáticas do mundo são sobre mulheres. De namoradas a esposas, rivais, celebridades ou meras desconhecidas, elas sempre serviram de inspiração para compositores. Isso todos sabem. O que nem todo mundo sabe é quem são essas musas que inspiraram tantas criações musicais. Os britânicos Michael Heatley e Frank Hopkinson desvendam essa questão em Músicas & Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop, lançado agora no Brasil pela Editora Gutenberg. Do rock à bossa nova, os autores revelam as musas que serviram de inspiração para os grandes hits. Quem é a Emily da música "See Emily Play", do Pink Floyd? O que aconteceu com Suzanne Verdal, inspiração de Leonard Cohen para a música "Suzanne"? O que mudou na vida de Prudence, irmã de Mia Farrow, depois que John Lennon escreveu "Dear Prudence"? Quem foi Pattie Boyd que inspirou músicas tanto de George Harrison quanto de Eric Clapton? Heatley e Hopkinson explicam como essas mulheres inspiraram as canções escritas sobre elas, seja por causa de um breve flerte em uma festa, uma visita à loja de discos local, seja simplesmente por causa de uma imagem de capa de revista.
A música brasileira também é contemplada na obra, com o clássico da bossa nova "A garota de Ipanema", de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Morais. A real garota que impressionava a todos por sua beleza, Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, a famosa Helô, foi o tema da canção que levou a música brasileira para o mundo todo, uma menina que em 1964 tinha apenas 15 anos e passeava pelas ruas do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. No livro também se encontra a história da música inspirada por Lucy O’Donnell. Tudo começou com o pequeno Julian, filho de John e Cynthia Lennon, que aos 4 anos desenhou Lucy, sua colega do jardim da infância, rodeada por estrelas e formas variadas. Julian levou a pintura aos seus pais e disse “Its Lucy in the Sky with Diamonds”, que então se tornaria uma faixa do álbum Sgt. Pepper’s dos Beatles, imortalizando a pequena menina com olhos de caleidoscópio. O leitor também descobre a história por trás de "Life on Mars?" de David Bowie, "Uptown Girl" de Billy Joel e "Je T’Aime (Moi Non Plus)" de Serge Gainsbourg. Os amantes da música encontram em Músicas & Musas uma minibiografia de cada musa, além de informações sobre os artistas e bandas, bem como curiosidades sobre as histórias das canções que embalam fãs por décadas.
3 comentários:
As Musas !!
O que seria das artes se não existissem elas !!
Só as Beatles Wife & Girlfriends já dão um punhado de clássicos imaginem as outras por aí !!
Valeu Edu pela dica !!
Bacana a edição desse vídeo...a propósito: Onde encontro essa animação dos Beatles na íntegra? Ela é muito boa cara! Beatles em estilo próximo do mangá...
Prá variar,vamos aguardar a leitura e a opinião do EDU prá saber se vale a pena! Mas que a idéia é bem sugestiva é!
Postar um comentário