sexta-feira, 27 de março de 2015

THE BEATLES - I'VE JUST SEEN A FACE


"I've Just Seen A Face" era uma música que Paul tocava ao piano havia algum tempo. Ele a tocava nas reuniões familiares em Liverpool, e sua tia Gin gostava tanto dela que a canção foi apelidada "Auntie Gin's Theme". A George Martin Orchestra gravou-a em versão instrumental com esse título. A tia Gin era a irmã mais nova do pai de Paul, Jim, e foi mencionada com mais destaque em "Let 'Em In", gravada por Wings, a banda pós-Beatles de Paul. Em 1965, John estava claramente identificado com Dylan, ansiando por (e encontrando) letras que revelassem sua dissonância interior, mesmo quando encobriam os detalhes salientes das fantasias teatrais e dos duplos sentidos. Todavia, enquanto as canções de Paul para o filme ("Another Girl" e "The Night Before") foram menos marcantes naquela hora, as restantes mostraram, de modo significativo, a ampliação de seus horizontes musicais, assim como as canções de John o fizeram em relação às suas ambições literárias. "I've Just Seen a Face" é uma balada folk em dois tempos, com suas guitarras acústicas e tambores escovados cortando uma letra sentimentalmente tensa, cujo tema — a emoção inebriante de se apaixonar — é realçado pelo padrão de acordes descendentes e compassos hesitantes. A letra foi composta com perfeição, cada sílaba sendo precisamente definida no tempo e na rima, de modo a enfatizar a métrica da canção. Basta considerar a forma rígida com que o terceiro verso da melodia foi construído; como suas rimas internas adiantam a narrativa da canção, ao mesmo tempo que reforçam cada batida do seu ritmo frenético. Gravada em 14 de junho de 1965, seis semanas depois da filmagem de Help! e seis semanas antes de a trilha sonora do filme estar pronta para o lançamento, "I've Just Seen a Face", embora seja uma das canções mais ignoradas de Paul para os Beatles, também se encaixa perfeitamente entre as mais importantes. Ele jamais voltaria a escrever uma letra tão sucinta. Em alguns momentos, seria surpreendente pensar que um dia ele tinha conseguido. E foi exatamente a primeira canção que Paul gravou no Estúdio Dois da EMI, naquele dia. Em seguida, veio "Fm Down", a gritaria frenética que ele compôs especificamente para substituir "Long Tall Sally", quase uma década depois de ter começado a apresentar aquele hino excêntrico de periferia, cantado por Little Richard, como seu mais confiável número de exibição nas festas. Em "Fm Down" há a quintessência do roqueiro de banda de garagem, uma queixa afiada que tem partes iguais de guitarra, órgão e trompete. "Plastic Soul, man, plastic Soul", Paul murmurou depois de uma tomada.

2 comentários:

João Carlos disse...

Essa é única. Ao seu modo. O dedilhado da introdução é ótimo.

Fábio Simão disse...

Muito, mas muito boa.