sexta-feira, 7 de agosto de 2015

THE BEATLES - SUPERESPECIAL HELP! 50 ANOS

Assim que seguiu carreira solo nos anos 1970, John muitas vezes se referiu a "HELP!" como uma de suas canções prediletas dos Beatles. Ele dizia gostar dela por ser "real". Seu único arrependimento era que, por questões comerciais, eles a tivessem transformado de uma canção à moda Dylan para uma nova canção alegre dos Beatles. "HELP!" foi escrita como Paul na casa de John em Weybridge, Kenwood, em abril de 1965. A letra era uma reflexão franca sobre a insegurança de John. Ele estava comendo e bebendo muito, tinha engordado e se sentia encurralado pela fama. A canção, ele admitiu depois, realmente era um pedido de ajuda, apesar de ter sido escrita sob encomenda para o filme. "Eu precisava de ajuda. A música era sobre mim". Colocar seus sentimentos no cerne de uma música era a consolidação da autoanálise que sempre estivera à espreita, mesmo em suas canções que pareciam inocentes. A única diferença era que ele agora admitia que a fama, a riqueza e o sucesso tinham aumentado sua anciedade, em vez de diminuí-la. No auge do estrelato pop, John começava a olhar com nostalgia para o que tinha passado a ver como dias mais simples na Menlove Avenue. A idealização de sua infãncia é um tema que apareceria mais e mais em suas composições. Maureen Cleave, a jornalista de Londres que ajudou na letra de "A Hard Day's Night", achava que John deveria começar a usar palavras com mais de uma sílaba. "HELP!" foi a primeira tentativa séria de fazer isso, e ele conseguiu fazer "self-assured", "appreciate" e "insurance" caberem na música. De todas as músicas que já apareceram aqui nesses nesses quatro anos, "HELP!" é de longe a campeã. Já apareceu 28 vezes. Não é à toa. "HELP!" foi a música que me "ligou" na tomada. E eu amo muito tudo isso! Senhoras e senhores: and now... HERE THEY ARE! THE BEATLES!!!

“HELP!” – A AVENTURA COLORIDA DOS BEATLES

Lançado em agosto de 1965, no auge da beatlemania e das turnês do grupo, o álbum reflete algumas mudanças na música dos fab-four. Temos Lennon compondo ao estilo de Bob Dylan em "You've Got To Hide Your Love Away", a candidez de Harrison em "I Need You". Além do sucesso de "Ticket To Ride" e da música "Help" o álbum ainda têm uma preciosidade: a música "Yesterday", nada menos que a canção mais regravada na história da música. Filmado em seis semanas de 1965 e dirigido novamente por Richard Lester, “Help!” tomou o rumo de paródia roqueira de James Bond e custou o dobro do longa anterior, por ser colorido e ter locações “exóticas” (Bahamas e os alpes). Na trama, os Beatles são perseguidos por um bando de fanáticos de uma seita hindu, porque Ringo está com o anel do sacrifício. Anos depois, os Beatles admitiram que filmaram chapados. Foi o começo do fim dos terninhos e a chegada de novos tempos. E essa transição acabou registrada nas imagens.

O disco contendo a trilha sonora de “Help!” vendeu milhões de cópias e é verdadeira coleção de hits. A faixa-título apontava para o desgaste da pressão da Beatlemania, que em pouco tempo levaria a banda a abandonar as turnês. Mas talvez mais significativa tenha sido “You’ve Got to Hide Your Love Away”, em que Lennon, inspirado em Bob Dylan, coloca suas próprias emoções na música e pondera a situação amorosa de seu empresário homossexual Brian Epstein. A trilha também trouxe a canção mais regravada de todos os tempos, “Yesterday”, composta por Paul McCartney. George Harrison ainda aproveitou para homenagear sua então namorada Pattie Boyd com “I Need You”. “Act Naturally” e “Dizzy Miss Lizzy” foram os últimos covers a entrar num álbum do quarteto e “Ticket to Ride” foi considerada por John uma das primeiras canções do heavy metal, devido a batida forte e ao solo de guitarra.

"Help!" originalmente se chamaria "Eight Arms To Hold You", Paul McCartney ajudou John Lennon a escrever a música, embora ela seja mais de John. Em 1965, John achou que esta era a sua melhor música escrita, onde ele expressa seus stress em relação ao sucesso rápido que o grupo havia alcançado. John também escreveu "You've Got To Hide Your Love Away" onde ele coloca suas próprias emoções ao invés de se projetar em uma situação, assim como em "I'm A Loser" do álbum anterior (Beatles For Sale) ele se inspirou nas composições de Bob Dylan para fazê-la. Ele também compôs "You're Going To Lose That Girl". "It's Only Love" é uma composição também sua, que segundo o próprio, era a que ele mais detestava. George Harrison canta a música de sua autoria "You Like Me Too Much", onde Paul e George Martin tocam piano, e "I Need You" que ele escreveu para sua namorada na época, Pattie Boyd.

"Ticket To Ride" é cantada por John e traz Paul novamente na guitarra solo. Após a separação do grupo John sempre disse orgulhosamente que esta foi uma das primeiras canção heavy metal feita devido a batida da bateira e ao solo de guitarra. A inspiração da composição desta música ainda é nebulosa, alguns dizem que é sobre uma garota que o abandona, outros que é sobre a compra de uma passagem de trem para Ryde (cidade da Ilha de Wight), outros que é sobre um ticket especial dado a protistutas em Hamburgo (Alemanha).

Help! chegou ao topo das paradas britânicas na semana de seu lançamento e permaneceu lá por 11 semanas. Nos Estados Unidos, o disco foi lançado em 13 de agosto e trazia as 7 canções do filme, mais 6 faixas instrumentais. Para o lançamento deste disco, a Capitol (gravadora responsável pelos lançamentos dos Beatles nos EUA) recebeu uma encomenda até então inédita: 1 milhão de cópias, antes mesmo do lançamento. Em 4 de setembro de 1965 o disco chegava ao topo das paradas americanas! E por lá, ficou por mais de 20 semanas!
O FANTÁSTICO ÁLBUM COM A TRILHA SONORA

O quinto álbum dos Beatles pela Parlophone foi também a trilha sonora do seu segundo filme. O lado Um contém sete das oito músicas da banda apresentadas no longa - a oitava, "She's A woman", não foi incluída no álbum. Entre as sete, "Another Girl" e "Ticket To Ride" trazem Paul Mccartney na guitarra solo pela primeira vez em disco. O lado Dois conta com quatro composições de Lennon e McCartney: "lt's Only Love", com um som trémulo incomum de guitarra, "Tell Me what You See", I've Just Seen A Face" e a brilhante "Yesterday". Das outras três faixas do lado Dois, "You Like Me Too Much" foi composta por George Harrison, e "Act Naturally" e "Dizzy Miss Lizzy" constituem duas das últimas músicas gravadas pelos Beatles que não são de autoria própria. "Bad Boy", embora gravada na mesma época, só foi lançada na Inglaterra 18 meses depois - na coletânea A collection of Beatles Oldies. Com Help!, os Beatles começam a se distanciar da formação simples de duas guitarras, baixo e bateria em direção a um som mais complexo, particularmente em faixas como "You've Got To Hide Your Love Away", "lt's Only Love" e "Yesterday". Esta traz Paul com um quarteto de cordas. Essa mudança de rumo se fez notar de modo mais acentuado e definitivo quatro meses depois, quando Rubber Soul foi lançado. As capas dos álbuns lançados no Reino Unido e nos Estados Unidos eram bastante diferentes. A versão americana é uma capa dupla que contém na parte interna, basicamente, uma propaganda em forma de fotos e informações sobre o filme.
Além disso, na capa americana, alguém cometeu o erro curioso de reposicionar as quatro fotografias dos Beatles, de modo que os sinais que deveriam ser soletrados como "H-E-L-P" (da mesma forma que na capa britânica) soletram na verdade "H-P-E-L"!
HELP! (LENNON-MCCARTNEY) 2:16
John Lennon: Violão e solo vocal; Paul McCartney: Baixo e vocal de fundo; George Harrison: Guitarra solo e vocal de fundo; Ringo Starr: Bateria e pandeiro
O vocal anasalado de John é apoiado por Paul e George no refrão. Esta é uma das primeiras letras dos Beatles a não contar uma historinha de "garoto-encontra-garota/garoto-perde-a-garota". É uma verdadeira súplica de John por ajuda, comparando a situação em que ele se encontra no momento com uma época mais antiga, menos complicada. Posteriormente, ele diria: "Eu realmente quis dizer aquilo... O pedido de socorro era de verdade! A letra é tão boa agora quanto era na época. Isso não mudou, e saber que eu tinha consciência de mim mesmo então me traz segurança. Eu estava cantando 'help' ['socorro'] e realmente pretendia dizer isso".

THE NIGHT BEFORE (LENNON-MCCARTNEY) 2:33
John Lennon: Piano elétrico e vocal de fundo; Paul McCartney: Baixo e solo vocal; George Harrison: Guitarra solo e vocal de fundo; Ringo Starr: BateriaA voz principal (gravada em duas pistas) é de Paul, com os vocais de fundo de John e George mixados como fragmentos de um sonho do qual não se lembram totalmente. O piano elétrico é tocado por John.

YOU'VE GOT TO HIDE YOUR LOVE AWAY (LENNON MCCARTNEY) 2:08
John Lennon: Violão e solo vocal; Paul McCartney: Violão e baixo; George Harrison: Violão; Ringo starr: Pandeiro; Músicos de estúdio: Flautas
A letra intrigante de John Lennon mostra a influência de Bob Dylan. O solo vocal é de John, e, perto do final, é acompanhado por flautas.

I NEED YOU (HARRISON) 2:28
John Lennon: Violão e vocal de fundo; Paul McCartney: Baixo e vocal de fundo; George Harrison: Guitarra solo e solo vocal; Ringo Starr: Bateria
A voz de George nesta canção, de sua própria autoria, prova que ele podia compor músicas tão boas quanto as de John e Paul, que aqui acrescentam as vozes de fundo em agradáveis harmonizações. O misterioso som de guitarra tocado por George, que ele utilizaria em outras gravações em 1965 (em especial na de "Yes It Is"), é obtido com o pedal de volume.

ANOTHER GIRL (LENNON-MCCARTNEY) 2:02
John Lennon: Violão e vocal de fundo; Paul McCartney: Baixo, guitarra solo e solo vocal; George Harrison: Guitarra solo e vocal de fundo; Ringo Starr: Bateria
Quem canta esta faixa é Paul, com harmonias vocais de John e George e a mesma batida sincopada usada em "She's A woman". A guitarra solo é tocada por Paul pela primeira vez em um álbum dos Beatles, e realmente vale a pena ouvir seu desempenho no final da música.

YOU'RE GOING TO LOSE THAT GIRL (LENNON-MCCARTNEY) 2:18
John Lennon: Violão e solo vocal; Paul McCartney: Baixo, piano e vocal de fundo; George Harrison: Guitarra solo e vocal de fundo; Ringo Starr: Bateria e bongô
O timbre de voz anasalado de John funciona mais uma vez de maneira perfeita nesta música. Paul e George fazem o contracanto a duas vozes e as harmonizações vocais no refrão.

TICKET TO RIDE (LENNON-MCCARTNEY) 3:03
John Lennon: Guitarra base, pandeiro e solo vocal; Paul McCartney: Baixo, guitarra solo e vocal em harmonia; George Harrison: Guitarra solo; Ringo Starr: Bateria
Lançada anteriormente em compacto, esta música é cantada essencialmente por John, com Paul fazendo a segunda voz, aguda, em grande parte das frases. McCartney também faz aqui sua Segunda aparição na guitarra solo.

ACT NATURALLY (MORRISON-RUSSELL) 2:27
John Lennon: violão; Paul McCartney: Baixo e vocal em harmonia; George Harrison: Guitarra solo; Ringo Starr: Bateria e solo vocal
Esta é a música cantada por Ringo neste álbum. Paul colabora com a segunda voz em alguns trechos enquanto John e George tocam as guitarras country and western/rockabilly.

IT'S ONLY LOVE (LENNON-MCCARTNEY) 1:53
John Lennon: Violão, pandeiro e solo vocal; George Harrison: Guitarra solo; Paul McCartney: Baixo; Ringo Starr: Bateria
Esta canção surgiu com o intrigante título "That's A Nice Hat", antes que John fizesse a letra. George Martin gravou um arranjo orquestrado dela na versão instrumental que ele próprio produziu do álbum Help! Esta deve ter sido a primeira (e inocente) incursão de John em uma letra sobre expansão da consciência (a música começa com as palavras "I get high", ou "eu fico doidão"). A guitarra solo com som trêmulo é resultado de mais experimentações de George com o pedal de volume/tom. Ele só alcançaria o domínio perfeito da técnica em "Yes It Is".

YOU LIKE ME TOO MUCH (HARRISON) 2:34
John Lennon: Violão e piano elétrico; Paul McCartney: Piano steinway e vocal em harmonia; George Harrison: Guitarra solo e solo vocal; Ringo starr: Bateria e pandeiro; George Martin: Piano Steinway (com Paul)
George canta esta sua composição, com a segunda voz de Paul no refrão. A introdução traz Paul e George Martin no mesmo piano steinway. John toca piano elétrico ao fundo e no interlúdio instrumental ao estilo pergunta e resposta, que traz também George na guitarra solo. o talento de George como compositor está evidente aqui - como em "l Need You", no lado Um do álbum.

TELL ME WHAT YOU SEE (LENNON-MCCARTNEY) 2:35
John Lennon: Tábua de lavar roupa e vocal; Paul McCartney: Baixo, piano elétrico e vocal;
George Harrison: Guitarra solo e pandeiro; Ringo Starr: Bateria e claves
A estrutura vocal desta canção é incomum: John e Paul fazem dueto em uníssono na primeira parte das estrofes e Paul canta sozinho nas "respostas", além de tocar o piano elétrico ao fundo.

I'VE JUST SEEN A FACE (LENNON-MCCARTNEY) 2:04
John Lennon: Violão; Paul McCartney: Violão e solo vocal; George Harrison: Violão; Ringo Starr: Bateria e maracas
Esta faixa era a princípio uma música instrumental intitulada "Aunty Gin's Theme"; com esse título, foi gravada também por George Martin. A letra, de Paul, mostra uma influência discreta de Dylan, embora o estilo da música lembre mais "Rocky Raccoon", do "Álbum Branco".

YESTERDAY (LENNON-MCCARTNEY) 2:04
John Lennon: Não participa; Paul McCartney: Violão e solo vocal; George Harrison: Não participa; Ringo Starr: Não participa; Músicos de estúdio: Quarteto de cordas
A canção mais famosa de Paul McCartney nasceu com o título de "Scrambled Eggs" e tem o mesmo histórico de "lt's Only Love" e Tve Just Seen A Face". Pela primeira vez, nenhum dos outros beatles participa da faixa, que pode ser classificada como uma gravação solo de Paul - em que ele canta e toca violão, acompanhado por um quarteto de cordas.

DIZZY MISS LIZZY (WILLIAMS) 2:51
John Lennon: Órgão Hammond e solo vocal; Paul McCartney: Baixo; George Harrison: Guitarra solo; Ringo Starr: Bateria
Mais uma vez, John faz bom uso de seu vocal rasgado nesta música de Larry Williams, outro Standard dos Beatles do tempo do Cavern Club. A banda mantêm-se bem fiel ao arranjo original da música, mas inclui alguns "uuuus" e "aus" para conseguir um clima de apresentação ao vivo.

"HELP!" AROUND THE WORLD
O single com a canção "Help!" atingiu o 1º lugar no Canadá, Irlanda, Holanda, Noruega, Reino Unido, Estados Unidos, Australia, Nova Zelândia e Suécia. Na Áustria, ficou apenas em 5º lugar e na Alemanha em 2º.
AS INÚMERAS VERSÕES DE "HELP!"
Ao longo dos anos, "Help!" já foi regravada por centenas de artistasdos mais variados estilos em todo o mundo. Vejamos quem já tirou uma casquinha: Deep Purple, The Carpenters, Caetano Veloso, Henry Gross (no musical All This and World War II - a versão preferida de John Lennon), The Damned, Dolly Parton, John Farnham, PJ Powers, Tina Turner, Roy Orbison, Bananarama, Kylie Minogue, Waltari, Little Texas, Roxette, The Punkles, Claire Martin, Tsunku, Art Paul Schlosser, Westlife, Silverstein, Michael Stanley, DC Talk, Alma Cogan, Rick Wakeman, Howie Day, McFly, Fountains of Wayne, John's Children - Marc Bolan and Peter Sellers, The Rutles (Ouch!), Trans-Siberian Orchestra, Alvin and the Chipmunks, Big Time Rush entre outros tantos. 
"HELP!"- QUEM CRIOU A CAPA?
Robert Feeman, fotógrafo profissional e designer – o preferido dos Beatles – Entre 1963 e 1966, realizou um trabalho notável. Criou, fotografou e produziu, nada mais, nada menos, do que as capas dos álbuns “With The Beatles”, “A Hard Day’sNight”, Beatles For Sale”, “Help!” e “Rubber Soul”. Também foi ele quem criou os cartazes dos filmes “A Hard Day’s Night” e “Help!”.A CAPA DE “HELP!”
A ideia original de Robert Freeman para a capa de “Help!” era os quatro Beatles movimentando os braços num arremedo a linguagem de sinalização de aeroportos formando a palavra HELP. No entanto, as posições na capa não correspondem a letras e nem formam nenhuma palavra. Embora na foto eles imitem comunicação por sinais (geralmente usados na marinha) as posições foram escolhidas ao acaso, levando em conta apenas uma boa aparência na foto. Além do mais a foto foi editada. Existem várias versões com alguns dos Beatles invertidos em relação aos outros. Você pode perceber quem foi invertido nas fotos através de detalhes como os relógios, os botões das capas, etc. Robert Freeman, confirma isso: "Eu tinha a idéia da linguagem dos semáforos soletrando as letras H-E-L-P. Mas quando chegou a hora do “click”, a disposição dos braços com as letras não aparecia bem. Então decidimos improvisar e acabou com o melhor posicionamento gráfico dos braços.”
Link para a postagem sobre Robert Freeman e suas outras capas dos Beatles:
http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/01/robert-freeman-fotografo-genio.html

3 comentários:

João Carlos disse...

Música, filme e álbum. Nada foi mais impactante até os dias atuais. Texto mais que completo.

Valdir Junior disse...

Puxa, post completíssimo. Cinquenta anos merecem ser bem comemorados e nada melhor que o "Baú" pra isso.

Fábio Simão disse...

Estou sem fôlego. Fantástico post!