Se vivo estivesse Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, mais conhecido como Stuart Sutcliffe ou apenas Stu - estaria completando 76 anos. Ele nasceu em Edimburgo, Escócia, em 23 de junho de 1940 - e morreu em Hamburgo, Alemanha, em 10 de abril, 1962 aos 22 anos. Ficou famoso por fazer parte da fase inicial dos Beatles. Stuart Sutcliffe foi o primeiro "baixista" da banda. Sua entrada no grupo deu-se pela amizade que tinha com John Lennon. Stu e John se conheceram na escola de arte Liverpool College of Art. Stu era um jovem interessado em pintura e, ao ganhar um dinheiro com a venda de algumas de suas obras, foi convencido por John a comprar um contrabaixo elétrico e entrar para os Beatles. Seu estilo musical era limitado e, sendo algo que o incomodava, era comum vê-lo tocando de costas para o público.
Antes da fama, os Beatles fizeram uma pequena turnê à cidade de Hamburgo, na Alemanha, e foi lá que Stu acabou conhecendo Astrid Kirchherr. Astrid tornou-se sua namorada e foi ela quem deu a idéia do estilo de cabelo dos Beatles (franjas penteadas para frente). Pouco tempo depois, Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo e dedicar-se completamente à pintura (sua verdadeira paixão). Alguns meses depois, ele morreu de hemorragia cerebral aos 21 anos de idade. Pauline Sutcliffe sempre disse que a morte de Stu estava ligada a uma briga que John e Stu tiveram. Segundo ela, os dois haviam brigado em Hamburgo e John teria chutado a cabeça de Stu, causando-lhe lesões que o teriam levado à morte, (teoria publicada no livro de Albert Goldman: "The lives of John Lennon"). Porém, quando indagada sobre o fato, Astrid Kirchherr (namorada de Stu em Hamburgo) negou a ocorrência deste incidente. Graças a entrevistas feitas a George Harrison, Paul McCartney e Pete Best, foi estimado e comprovado que o incidente não ocorreu. Na verdade foi fruto da briga que John e Stu tiveram com clientes que frenquentavam o clube durante um show na Escócia (que criticaram Stu), Stu foi empurrado e bateu a cabeça com violência em uma parede.
Como artista, Stu mostrava em suas obras influências britânicas e européias de artistas abstratos misturada com influência do movimento abstrato expressionista americano. Hoje algumas de suas obras encontram-se em galerias de Liverpool, Inglaterra. Em 1994, foi lançado o filme Backbeat, cujo foco é sobre o tempo de Stuart Sutcliffe com os Beatles em Hamburgo, sua amizade com John Lennon e seu relacionamento com Astrid Kirchherr. Stephen Dorff faz o papel de Stu no filme cuja trilha sonora tem músicas que ficaram famosas em gravações dos Beatles (nenhuma delas é de autoria dos rapazes de Liverpool), mas no filme são interpretadas por outros músicos ("covers").
Existe também um excelente DVD em formato de documentário chamado "STUART SUTCLIFFE - O BEATLE QUE FOI ESQUECIDO", o meu, comprei nas Lojas Americanas e custou apenas R$ 17,90. Site oficial: http://stuartsutcliffeart.com
5 comentários:
what is life... diria o Hare.
E o DVD Edu, é bom, vale a pena?
Meia boca, Val.
Hmmm. Interessante saber sobre isso. Obrigado pelo texto.
Muy interesante texto sobre la breve vida de Stu. Sin duda hubiera sido un grande de la pintura. Amo la etapa inicial de Los Beatles. Me disculpo, no sé hablar portugués. Gracias por recordarlo.
Postar um comentário